Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Tenho um casal de bettas e no sábado, decidi coloca-los num aquário próprio para que pudessem reproduzir-se. O aquário é de 20 litros e está nos 28º...

Acontece que ontem quando cheguei a casa, vi já um ninho de bolhas próximo do sítio onde coloquei a fêmea (dentro de uma espécie de garrafa). Como é que sei que o ninho está pronto e quando é que posso colocar a fêmea com o macho?

Cumprimentos

Publicado:

A reprodução de bettas não tem muito a ver com o tamanho do ninho (ja fiz repros com ninhos ENORMES e ja ouvi quem fizesse com ninho do tamanho de uma moeda).

O que interessa é se ambos estão receptivos um ao outro, para isso há vários sinais que deves estar atento:

1º Femea apresentar manchas VERTICAIS (tipo isto machas vericais (clica-me))

2º Pelo comportamento do macho, se ele tenta apenas dançar à volta dela (com operculos abertos) é sinal que está receptivo. Se a enfrentar de frente chegando a dar bicadas na garrafa (com operculos abertos tambem) é porque ainda não está receptivo.

3º Pelo comportamento da femea, se ela adoptar uma posição submissa (baixando a cabeça) quando o macho se aproxima.

Mesmo assim, com estas condições todas, é possivel ocorrerem dentadas pkk estes bichos têm familias um pouco disfuncionais e a violência doméstica reina :P

assbettaportugal-1.png
Publicado:

eheheh, estou a entender...tenho que ver então com maior atenção o macho e a fêmea...

Como dizes, o macho anda de opercúlos abertos de volta dela, penso então que seja bom sinal...

Caso venham mesmo a ter desova, tenho que retirar logo a fêmea não é? E o macho, fica com os ovos durante quanto tempo?

Cumprimentos e obrigado. :)

Publicado:

A femea retiras quando o macho a começar a enxutar.

O macho so tiras quando os alevins começarem a nadar na horizontal.

Não se alimenta nenhum deles entretanto, nem macho nem femea.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Assim que retiras a femea, recomeças a alimentar (de preferencia alimentas até mais que o normal, para ela recuperar)(o mesmo para o macho).

O que quero dizer é que não se alimenta o casal quando dentro do aqua de reprodução, quando os retiras ja podes e deves alimentar.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Boas, podes dar vários tipos de comida, como artémia recém eclodida, microvermes, daphnias, entre outras tantas que existem por aí ;)

logofino320x76.jpg

Publicado:

Sim, para os primeiros dias (10 / 15 dias)

Tb tens JBL Fluid (artémia liquida)

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Infusórios

Ponho um pouco a cada canto do aqua para dosear, cerca de 4 gotas por canto (3xs ao dia)

Mas ja nao uso infusórios desta a minha primeira ninhada...

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Obrigado...

Li lá que se usou leite em pó...será que umas gotas de leite normal também serve?

Hoje finalmente vi os tais riscos verticais meios brancos na fêmea...já a posso colocar à beira do macho certo?

Depois de a colocar com o macho, quanto tempo espero até a separar novamente? Têm algum momento próprio para começarem a desovar?

Cumprimentos e desculpa estar a ser chato :P

Publicado:

Obrigado...

Li lá que se usou leite em pó...será que umas gotas de leite normal também serve?

Sim

Hoje finalmente vi os tais riscos verticais meios brancos na fêmea...já a posso colocar à beira do macho certo?

Sim, mas fica de olho, é normal alguma violencia, mas fica de olho

Depois de a colocar com o macho, quanto tempo espero até a separar novamente? Têm algum momento próprio para começarem a desovar?

Separas quando o macho afugentar a femea de debaixo de ninho. O começo da desova depende deles.

Cumprimentos e desculpa estar a ser chato :P

Tás à vontade :)

assbettaportugal-1.png
Publicado:

Ja tive casos de 1 minuto e uma caso de 6 dias, varia muito de casal pa casal.

assbettaportugal-1.png
Publicado:

O ideal é arranjares bastantes enconderijos para a fêmea poder fugir e esquivar-se dos ataques do macho.

Quando houver ovos deves conseguir vê-los no ninho, são bastantes e ficam aglomerados perto uns dos outros.

Normalmente, depois dos abraços, quando a fêmea não consegue expelir mais ovos, o macho volta à carga e não a deixa aproximar-se mais do ninho.

logofino320x76.jpg

Publicado: (editado)

O ninho ficou um pouco descomposto...ele volta a arranja-lo não é?

Digo isto pois com as perseguições, o ninho de bolhas foi-se desagregando...

O aquário está com algum musgo de java e bastantes fetos para a fêmea se esconder...ainda não os posso alimentar?

Editado por Helder Barbosa
Publicado:

Ele vai sempre tratando do ninho. Não os alimentes, alimenta só a fêmea quando a retirares de junto do macho, e o macho quando o retirares de junto das larvas.

logofino320x76.jpg

Publicado:

Bem, passaram 24h desde a introdução da fêmea e ainda não vejo ovos...o macho ainda anda a "dançar" de volta dela de opercúlos abertos, mas ela pira-se. Ela está bem (não revela sinais de ter sofrido pancadas) e está gordita...

Porém, disseram-me para suspender a comida, mas estava a dar vontade de lhes dar algo para comer (custa-me ver os peixes sem comer eheheh). Será que haverá problema?

Pelos vistos está a custar que ambos se entendam e que a fêmea desove, queria ter sorte... :D

Cumprimentos

Publicado:

Boas.

Se esta gordita e bom sinal.

Não deves alimentar o casal enquanto estes estiverem no aquário para o acasalamento.

Eu normalmente se ela não fizer a desova nas 48h depois de ter juntado os 2separo eles outra vez.ate porque as investidas do macho fazem com que a fêmea fique muito stressada bem como e muito cansativo para o macho andar sempre a trás da fêmea e esta não lhe dar bola.deves ter em conta o tamanho do macho que deve ser maior que a fêmea.e que também as vezes por muito que se queira a fêmea pode não estar pronta para o acasalamento(claro que e a minha opinião não quer disser que toda a gente faz assim).já agora qual e a altura de agua que tens no aquário??