Helder Barbosa Publicado Maio 9, 2011 Publicado Maio 9, 2011 Bom dia, Tenho um casal de bettas e no sábado, decidi coloca-los num aquário próprio para que pudessem reproduzir-se. O aquário é de 20 litros e está nos 28º... Acontece que ontem quando cheguei a casa, vi já um ninho de bolhas próximo do sítio onde coloquei a fêmea (dentro de uma espécie de garrafa). Como é que sei que o ninho está pronto e quando é que posso colocar a fêmea com o macho? Cumprimentos
sHaDe Publicado: Maio 9, 2011 Publicado: Maio 9, 2011 A reprodução de bettas não tem muito a ver com o tamanho do ninho (ja fiz repros com ninhos ENORMES e ja ouvi quem fizesse com ninho do tamanho de uma moeda). O que interessa é se ambos estão receptivos um ao outro, para isso há vários sinais que deves estar atento: 1º Femea apresentar manchas VERTICAIS (tipo isto machas vericais (clica-me)) 2º Pelo comportamento do macho, se ele tenta apenas dançar à volta dela (com operculos abertos) é sinal que está receptivo. Se a enfrentar de frente chegando a dar bicadas na garrafa (com operculos abertos tambem) é porque ainda não está receptivo. 3º Pelo comportamento da femea, se ela adoptar uma posição submissa (baixando a cabeça) quando o macho se aproxima. Mesmo assim, com estas condições todas, é possivel ocorrerem dentadas pkk estes bichos têm familias um pouco disfuncionais e a violência doméstica reina
Helder Barbosa Publicado: Maio 9, 2011 Autor Publicado: Maio 9, 2011 eheheh, estou a entender...tenho que ver então com maior atenção o macho e a fêmea... Como dizes, o macho anda de opercúlos abertos de volta dela, penso então que seja bom sinal... Caso venham mesmo a ter desova, tenho que retirar logo a fêmea não é? E o macho, fica com os ovos durante quanto tempo? Cumprimentos e obrigado.
sHaDe Publicado: Maio 9, 2011 Publicado: Maio 9, 2011 A femea retiras quando o macho a começar a enxutar. O macho so tiras quando os alevins começarem a nadar na horizontal. Não se alimenta nenhum deles entretanto, nem macho nem femea.
Helder Barbosa Publicado: Maio 9, 2011 Autor Publicado: Maio 9, 2011 Mesmo depois da fêmea ter desovado, e estando num sitio à parte, não se pode alimenta-la? Porquê? E quanto ao mesmo, quando e que se deve colocar comida então?
sHaDe Publicado: Maio 9, 2011 Publicado: Maio 9, 2011 Assim que retiras a femea, recomeças a alimentar (de preferencia alimentas até mais que o normal, para ela recuperar)(o mesmo para o macho). O que quero dizer é que não se alimenta o casal quando dentro do aqua de reprodução, quando os retiras ja podes e deves alimentar.
Helder Barbosa Publicado: Maio 9, 2011 Autor Publicado: Maio 9, 2011 Obrigado pela ajuda Shade, fiquei esclarecido :D Já agora, que alimentos devo ter disponíveis quando os alvenis começarem a nadar horizontalmente?
29André Publicado: Maio 9, 2011 Publicado: Maio 9, 2011 Boas, podes dar vários tipos de comida, como artémia recém eclodida, microvermes, daphnias, entre outras tantas que existem por aí
Helder Barbosa Publicado: Maio 9, 2011 Autor Publicado: Maio 9, 2011 Já li algures sobre infusórios...também servem?
sHaDe Publicado: Maio 9, 2011 Publicado: Maio 9, 2011 Sim, para os primeiros dias (10 / 15 dias) Tb tens JBL Fluid (artémia liquida)
Helder Barbosa Publicado: Maio 9, 2011 Autor Publicado: Maio 9, 2011 Quanto aos infusórios, como os costumas "arranjar" e como doseias?
sHaDe Publicado: Maio 9, 2011 Publicado: Maio 9, 2011 Infusórios Ponho um pouco a cada canto do aqua para dosear, cerca de 4 gotas por canto (3xs ao dia) Mas ja nao uso infusórios desta a minha primeira ninhada...
Helder Barbosa Publicado: Maio 10, 2011 Autor Publicado: Maio 10, 2011 Obrigado... Li lá que se usou leite em pó...será que umas gotas de leite normal também serve? Hoje finalmente vi os tais riscos verticais meios brancos na fêmea...já a posso colocar à beira do macho certo? Depois de a colocar com o macho, quanto tempo espero até a separar novamente? Têm algum momento próprio para começarem a desovar? Cumprimentos e desculpa estar a ser chato
sHaDe Publicado: Maio 10, 2011 Publicado: Maio 10, 2011 Obrigado... Li lá que se usou leite em pó...será que umas gotas de leite normal também serve? Sim Hoje finalmente vi os tais riscos verticais meios brancos na fêmea...já a posso colocar à beira do macho certo? Sim, mas fica de olho, é normal alguma violencia, mas fica de olho Depois de a colocar com o macho, quanto tempo espero até a separar novamente? Têm algum momento próprio para começarem a desovar? Separas quando o macho afugentar a femea de debaixo de ninho. O começo da desova depende deles. Cumprimentos e desculpa estar a ser chato Tás à vontade
Helder Barbosa Publicado: Maio 10, 2011 Autor Publicado: Maio 10, 2011 Muito obrigado, vou ver se junto a fêmea ao macho então
Helder Barbosa Publicado: Maio 10, 2011 Autor Publicado: Maio 10, 2011 Bem, já coloquei a fêmea com o macho e este anda atrás dela (sem agressividade), com os opercúlos abertos. Já ela, foge dele...é normal?
Helder Barbosa Publicado: Maio 10, 2011 Autor Publicado: Maio 10, 2011 quanto tempo demora a ela "ceder" e deixar-se abraçar pelo macho?
sHaDe Publicado: Maio 10, 2011 Publicado: Maio 10, 2011 Ja tive casos de 1 minuto e uma caso de 6 dias, varia muito de casal pa casal.
Helder Barbosa Publicado: Maio 10, 2011 Autor Publicado: Maio 10, 2011 Certo, então enquanto nao vir o macho a andar à pancada com ela, posso deixa-la estar certo? Quando o vir agressivo com ela, é sinal que já defende os ovos não é?
29André Publicado: Maio 10, 2011 Publicado: Maio 10, 2011 O ideal é arranjares bastantes enconderijos para a fêmea poder fugir e esquivar-se dos ataques do macho. Quando houver ovos deves conseguir vê-los no ninho, são bastantes e ficam aglomerados perto uns dos outros. Normalmente, depois dos abraços, quando a fêmea não consegue expelir mais ovos, o macho volta à carga e não a deixa aproximar-se mais do ninho.
Helder Barbosa Publicado: Maio 10, 2011 Autor Publicado: Maio 10, 2011 (editado) O ninho ficou um pouco descomposto...ele volta a arranja-lo não é? Digo isto pois com as perseguições, o ninho de bolhas foi-se desagregando... O aquário está com algum musgo de java e bastantes fetos para a fêmea se esconder...ainda não os posso alimentar? Editado Maio 10, 2011 por Helder Barbosa
29André Publicado: Maio 11, 2011 Publicado: Maio 11, 2011 Ele vai sempre tratando do ninho. Não os alimentes, alimenta só a fêmea quando a retirares de junto do macho, e o macho quando o retirares de junto das larvas.
Helder Barbosa Publicado: Maio 11, 2011 Autor Publicado: Maio 11, 2011 Bem, passaram 24h desde a introdução da fêmea e ainda não vejo ovos...o macho ainda anda a "dançar" de volta dela de opercúlos abertos, mas ela pira-se. Ela está bem (não revela sinais de ter sofrido pancadas) e está gordita... Porém, disseram-me para suspender a comida, mas estava a dar vontade de lhes dar algo para comer (custa-me ver os peixes sem comer eheheh). Será que haverá problema? Pelos vistos está a custar que ambos se entendam e que a fêmea desove, queria ter sorte... :D Cumprimentos
Universe Publicado: Maio 12, 2011 Publicado: Maio 12, 2011 Boas. Se esta gordita e bom sinal. Não deves alimentar o casal enquanto estes estiverem no aquário para o acasalamento. Eu normalmente se ela não fizer a desova nas 48h depois de ter juntado os 2separo eles outra vez.ate porque as investidas do macho fazem com que a fêmea fique muito stressada bem como e muito cansativo para o macho andar sempre a trás da fêmea e esta não lhe dar bola.deves ter em conta o tamanho do macho que deve ser maior que a fêmea.e que também as vezes por muito que se queira a fêmea pode não estar pronta para o acasalamento(claro que e a minha opinião não quer disser que toda a gente faz assim).já agora qual e a altura de agua que tens no aquário??
Recommended Posts