joao paulo sousa Publicado Maio 8, 2011 Publicado Maio 8, 2011 (editado) Boas o meu aquario tem 120x40x50 com aproximadamente 200l uteis. Plantas: Anubias Cryptocorines varias Lotus vallisneria nana cabomba. uma vez que tenho algumas plantas, mas a maior parte delas são de crescimento lento, será que devo colocar co2? tenho fertilizado com 5ml de flourish e com 5ml de flourish ecxel semanalmente. Tenho colocado também 10ml de potássio semanalmente. as plantas pouco ou nada crescem, mas as algas principalmente as green spot, têm aparecido bastante. Há dois dias 3 pés de vallisneria soltaram-se do areão e praticamente não têm raizes, porque será? Editado Maio 8, 2011 por joao paulo sousa
tat Publicado: Maio 8, 2011 Publicado: Maio 8, 2011 Para te poderem dar mais ajuda, julgo que é importante forneceres mais dados: iluminação, substracto, parametros (kh,gh,po4,no3,fe). Aquario Tematico Amazonas
joao paulo sousa Publicado: Maio 9, 2011 Autor Publicado: Maio 9, 2011 iluminação: 2x 54w t5 substrato: fourite da seachem, misturado com cascalho do rio e cascalho preto ( ja tem pelo menos 5 anos) ph: 6,5 outros testes não tenho.
joao paulo sousa Publicado: Maio 11, 2011 Autor Publicado: Maio 11, 2011 aquilo que gostava de saber é, tendo em conta o tipo de plantas que tenho, será que o co2 vai ser uma mais valia? será que com a utilização do co2 o ph vai baixar muito? será que com co2 aquelas malditas algas green spot vão desaparecer? abraço João Sousa
Hugo R. Silva Publicado: Maio 11, 2011 Publicado: Maio 11, 2011 aquilo que gostava de saber é, tendo em conta o tipo de plantas que tenho, será que o co2 vai ser uma mais valia? Será sempre. será que com a utilização do co2 o ph vai baixar muito? Muito depende da quantidade de co2 que inserires e do efeito tampão da tua água. será que com co2 aquelas malditas algas green spot vão desaparecer? Só com a introdução de co2 não. Alguns dos meus aquários (shrimps)
joao paulo sousa Publicado: Maio 11, 2011 Autor Publicado: Maio 11, 2011 a minha intenção de colocar o co2 é principalmente para que as plantas apresentem um melhor aspecto e vivacidade, aquilo que de momento não têm. as cabombas são aquelas que melhor se apresentam, as valisnerias nada crescem algumas crypto. tem as folhas um pouco fechadas e na grande maioria nada se desenvolvem, não procuro que as plantas se desenvolvam a grande velocidade antes pelo contrario, apenas que fiquem melhores e cresçam aquilo que será tido como normal. isto tudo sem prejuízo dos peixes. abraço joão sousa
joao paulo sousa Publicado: Maio 11, 2011 Autor Publicado: Maio 11, 2011 a colocar co2, seria sempre (pelo menos inicialmente) co2 caseiro ou aqueles kit's basicos, tipo lata de spray ou o kit da nutrafin.
joao paulo sousa Publicado: Maio 12, 2011 Autor Publicado: Maio 12, 2011 então pessoal, algumas ideias?
David EC Costa Publicado: Maio 14, 2011 Publicado: Maio 14, 2011 boas joao é assim,eu nunca tive nehum tipo de substrato,apenas tenho uma areia do rio. tenho bastantes plantas e para elas apenas uso o co2 caseiro e tenho uma iluminaçao de 2x35w. o resultado para mim é excelente,as plantas ate agora estao sempre com muito bom aspecto,saudaveis. quanto ao ph baixar,no meu caso ainda baixou bastante,mas com o tempo.pois vai baixando muito lentamente,coisa k eu ate precisava porque a agua de minha casa sai com ph de 7,8 +- e agora,passado uns 4 meses tenho o ph a 6,4-6,5. qunto as algas nao te vao desaparecer com o co2. eu por acaso tenho umas algas k me crescem no musgo christmas,mas sao algas filamentosas e como so a um peixe k come isso e eu nao o quero meter no aqua,o k faço é de 4 em 4 dias +- vou tirando as algas a mao. cumprimentos Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
joao paulo sousa Publicado: Maio 15, 2011 Autor Publicado: Maio 15, 2011 Obrigado pela tua resposta. Abraço
joao paulo sousa Publicado: Maio 27, 2011 Autor Publicado: Maio 27, 2011 300 pessoas leram este post e no entanto só 2 membros deram a sua opinião, fantastico
manuel2009had Publicado: Maio 27, 2011 Publicado: Maio 27, 2011 (editado) Eu vou dar uma ajuda. Se injectares CO2 as únicas plantas que vão tirar partido disso são as algas. São plantas de crescimento lento que tens mas necessitam de nutrientes na mesma e por conseguinte necessitam de fosfatos. Os pontos verdes são falta de fosforo no aquário, uma consequência, não confundir com falta de fosforo para as algas, as algas são menos limitadas do que as plantas perante carências de fosforo, ou seja, se limitares o fosforo a níveis muito baixos consegues limitar as algas mas as plantas não ficam limitadas mas antes paradas a espera da morte. Não necessitas de todas as semanas de colocar potássio, basta de vez em quando mas não te esqueças do resto N e P Editado Maio 27, 2011 por manuel2009had
joao paulo sousa Publicado: Maio 28, 2011 Autor Publicado: Maio 28, 2011 ver se percebi, na tua opinião não é boa ideia colocar co2, uma vez que as plantas são de crescimento lento, o que faria com que aumenta-se a quantidade de algas, será isso? estou mesmo confuso
pedronb Publicado: Maio 30, 2011 Publicado: Maio 30, 2011 (editado) Olá João É natural e sinal de estabilidade no aqua haver algas verdes. Os peixes alimentam-se delas. Quando 300 pessoas lêm o post e não te respondem quer dizer que fizes-te uma pergunta dificil e as fotos profissionais do teu aqua também são intimidatórias. (Se tens um aqua mais bonito que o meu, vou-te dar conselhos?!) Uma vez que as plantas são de crescimento lento e não colocas CO2 só deves fertilizar 1/4 do que tiveres no frasco como recomendado e apenas nas TPAS. Quando acabares os fertilizantes liquidos, compra solidos em pastilha, colocas directamente na raiz da planta. Os escalares tal como qualquer peixes de grande porte desenterram fácilmente plantas por "encontrão". Podes usar pedra, raizes ou barro com linha de pesca para a "fixação". O co2 beneficia sempre qualquer aquário com plantas uma vez que a sua concentração na água é ZERO. No entanto é uma coisa cara que deves pensar bem antes de comprares uma vez que esse valor vai dar para muita planta. Editado Maio 30, 2011 por pedronb
joao paulo sousa Publicado: Maio 30, 2011 Autor Publicado: Maio 30, 2011 obrigado pelos teus conselhos Abraço João Sousa
Recommended Posts