lake_pirate Publicado Maio 5, 2011 Publicado Maio 5, 2011 Boas pessoal. Vou começar por me introduzir. Eu já ando nisto da aquariofilia amadora á bastante tempo, já tive desde discos, ciclidios, escalares (ciclidios na mesma...), etc etc Já à bastante tempo que consulto aqui o forum, mas nunca calhou de participar. Vou começar pelo meu aquário mais recente (montei há aproximadamente 3 meses?"não tenho a certeza"). O aquário é de 60x29x27, portanto, aproximadamente 50l. Montei o aquário normalmente, areia, pedras que tinha aqui de uma jarra, e a areia mais barata que tinha. Filtro, termostato (27/28º), e um filtro por baixo da areia (como é que isso se chama já agora?). E deixei a trabalhar por volta de mês e meio. Entre tanto fui colocando os peixes praticamente 1 a 1 (alguns já faleceram). Estão aqui umas fotos do aquário. A bomba. A areia e as pedras. O CO2 caseiro que estive á momentos a construir, só falta comprar os ingredientes. Os peixes que tenho de momento: uma guppy, uma cory, um limpa vidros e uma kuhli. (sei que esta mau xD mas para já é o que tenho) Ora bem, quanto a plantas. Tenho um molho de 3 plantas diferentes misturadas, e em muito mau estado. (gostava que me ajudassem a identificar a espécie :S) A lâmpada é 18W de 60cm. O ph está á volta dos 7 penso eu. Bem, eu queria que me ajudassem a: -Tratar as coitadas das plantas de possível; -Escolher novas plantas; -Escolher a melhor areia. De resto peço que me dêem dicas relativas a tudo o que acharem que preciso de saber. Amanha posto aqui um tópico igual relativo ao meu aquário comunitário do corredor (120cm). E quem sabe depois mais tarde relativo ao meu nano 15cm xD onde estão agora os alevins da guppy. Citar
Eduardo_Gerhardt Publicado: Maio 6, 2011 Publicado: Maio 6, 2011 (editado) Olá Lake, boa noite! Também sou novo aqui no forum, porém participo a alguns anos de foruns brasileiros. Pois bem, vamos ver se consigo te ajudar... ...um filtro por baixo da areia (como é que isso se chama já agora?). Neste caso' date=' acredito que estamos falando de um FBF (Filtro Biológico de Fundo). Não seriam placas pretas que ficam abaixo do substrato? Parecido com isso da foto? [img']http://www.topfast.com.br/edicao/produtos/upload/thumb/bb831779fce668ee82ba7586c54d4953.jpg[/img] Referente as plantas, consegui ver apenas duas espécies diferentes: A número um me parece ser uma Cabomba caroliniana e a dois e três me parecem ser a mesma planta, com certeza a dois é uma Microsorum pteropus e se a três não for a mesma, pode ser uma Microsorum pteropus "Narrow Leaf". Tanto uma espécie quanto a outra, não são muito exigentes. A Microsorum pteropus, retira seus nutrientes da água e precisa estar presa em algum tronco ou pedra, ou seja, fertilização líquida e CO2 ajudam muito no seu desenvolvimento. A Cabomba caroliniana também não é uma planta difícil de ser cultivada, algum nutriente disponível no substrato ajuda o seu desenvolvimento. Outras plantas de fácil cultivo para seu aqua: Vesicularia dubyana, Egeria Densa, Ceratophyllum demersum, De resto peço que me dêem dicas relativas a tudo o que acharem que preciso de saber. Alguns pontos que penso que poderia melhorar: Aumentaria a iluminação desse aquário' date=' 18w para 50l é pouco, mesmo tendo plantas que não requerem uma iluminação tão intensa. Colocaria um filtro externo tipo Hang-on de no mínimo 250l/h com alguns anéis de cerâmica para aumentar a filtragem biológica e retiraria a bomba submersa e o FBF. Colocaria algumas plantas de porte médio no fundo do aquário do lado direito (após a retirada da bomba) e também no centro para fechar o fundo com plantas (plante no mínimo três mudas de cada vez juntas, pois ajuda a formar moitas mais densas). Colocaria algo no vidro de trás do aquário, tipo cartolina preta para esconder os fios e etc, sem contar que daria um efeito muito legal ao aqua. Colocaria um musgo nesse tronco central e também as [i']Microsorum pteropus[/i] que você já possui. Deixaria o aquecedor com termostato "deitado" atrás desse tronco para que o mesmo fique escondido. Só por curiosidade, já verificou alguma vez a amônia e o nitrito dessa água do aquário? Pelo que pude perceber também, essa guppy está grávida, logo terás alevinos no aqua. :-D Acho que por enquanto é isso. Abraços e boa sorte! Editado Maio 6, 2011 por Eduardo_Gerhardt Citar
Sabuguense Publicado: Maio 6, 2011 Publicado: Maio 6, 2011 Boas pirate, Esse limpa vidros e na realidade um Comedor de algas Chinês dourado e é um bom comedor de algas mesmo e esse aqua e muito pequeno para fornecer algas suficientes para o alimentar para tere uma ideia esse menino limpa sosinho um aqua de 200lts com uma barbatana ás costas, logo tens que complementar bem a sua alimentação eu dou bastante spirolina ao meu, e também vai crescer bastante podem chegar a 28cm em adulto mas é raro mesmo assim conta que passe os 15cm e tem bastante atenção ao comportamento dele pois tanto pode ser timido e calmo como ser bastante territorial e agressivo para com os outros habitantes mas cada caso é um caso e nada é certo por isso tem atenção, mas de qualquer forma são bastate rubostos o meu só tem 7cm e quando dá um impulso até atira pedras contra o vidro. Quanto a injectar Co2 acho que não tens plantas que justefiquem para além de ir alterar o PH da agua tens tão pocas plantas que isso só te ia entoxicar os peixes mas isto é uma opinião de quem só sabe que nada sabem, Cryptocoryne wendtii ''brown'' é uma planta facil e muito fixe mesmo também punha uma ai, cumprimentos Citar
lake_pirate Publicado: Maio 7, 2011 Autor Publicado: Maio 7, 2011 Bom, obrigado aos dois pelas resposta que foram bastante úteis. Ontem fiz anos, e como tal ofereceram-me peixes para o aqua de 50l. Foram 4 neons (deviam ser 6 no mínimo...) Um betta e dois elefantes. Hoje de manha tive a triste noticia de que um elefante, o que com ar mais saudável e forte se atirou fora do aquário. Portanto já só tenho um elefante. Bom no aqua de 160l tenho escalares e neons e uns tetra qualquercoisa.(é um peixe de cardume vermelho, com um género de triângulo preto a meio), dois botias, que não sei dizer ao certo a espécie. E camarões, os que sobreviveram aos escalares... Uma solução era por o limpa vidros no aqua de 160l, e por o filtro eheim ecco 2233 (penso eu) no de 60l e comprar um com ultra-violeta para o de 160. Têem é de me dar uma solução para substituir o limpa vidros no aqua de 60l. Citar
lake_pirate Publicado: Maio 7, 2011 Autor Publicado: Maio 7, 2011 Bom, obrigado aos dois pelas resposta que foram bastante úteis. Ontem fiz anos, e como tal ofereceram-me peixes para o aqua de 50l. Foram 4 neons (deviam ser 6 no mínimo...) Um betta e dois elefantes. Hoje de manha tive a triste noticia de que um elefante, o que com ar mais saudável e forte se atirou fora do aquário. Portanto já só tenho um elefante. Bom no aqua de 160l tenho escalares e neons e uns tetra qualquercoisa.(é um peixe de cardume vermelho, com um género de triângulo preto a meio), dois botias, que não sei dizer ao certo a espécie. E camarões, os que sobreviveram aos escalares... Uma solução era por o limpa vidros no aqua de 160l, e por o filtro eheim ecco 2233 (penso eu) no de 50l e comprar um com ultra-violeta para o de 160. Têem é de me dar uma solução para substituir o limpa vidros no aqua de 50l. Citar
Francisco Teles Publicado: Maio 7, 2011 Publicado: Maio 7, 2011 A planta 1 penso que seja uma Cabomba já muito depenada Citar
Sabuguense Publicado: Maio 7, 2011 Publicado: Maio 7, 2011 (editado) Boas pirate, para substituir o CAC, uns dois ottos (Otocinclus affinis)não vão para alé dos 5cm e são bastante pacificoa, mas o melhor limpa-vidros que há, segundo li aqui no forum é o "cartunis de creditus" um peixe com uma gama de cores muito variada e com uma banda magnética no dorso, por outras palavras tu és o melhor limpa-vidros, mas se poseres esses peixinhos eles vão ajudar e muito na manutenção da limpeza da decoração, cumprimentos Editado Maio 7, 2011 por Sabuguense Citar
lake_pirate Publicado: Maio 8, 2011 Autor Publicado: Maio 8, 2011 Boas pirate, para substituir o CAC, uns dois ottos (Otocinclus affinis)não vão para alé dos 5cm e são bastante pacificoa, mas o melhor limpa-vidros que há, segundo li aqui no forum é o "cartunis de creditus" um peixe com uma gama de cores muito variada e com uma banda magnética no dorso, por outras palavras tu és o melhor limpa-vidros, mas se poseres esses peixinhos eles vão ajudar e muito na manutenção da limpeza da decoração, cumprimentos Obrigado pela ajuda Sabuguense, a razão pela qual quero um substituto para o meu limpa vidros não é preguiça. É apenas porque existem peixes diferentes dentro do aquario, os de superfície, do meio, do fundo e etc.etc (não sei se compreendes o que quero dizer), e acho que o limpa vidros fica sempre bem em qualquer aqua. Citar
Sabuguense Publicado: Maio 8, 2011 Publicado: Maio 8, 2011 Boas pirate, sim compreendo perfeitamente o aspecto da distribução dos habitantes por niveis, e também acho fixe um limpa-vidros razão pela qual comprei o meu, só que eu queria um otto e por engano e ignorancia calhou-me um CAC, agora já me afeiçoei tanto a ele que tenho receio de o passar a alguem que não o vá tratar convenientemente, mas isso é outra história, para além do aspecto estectico,eles representam um papel importante no control de algas prejudiciais que podem ditar o fracasso de um projecto, mas contudo hà que saber escolher o animal certo para cada aqua(conselho de que já errou), porque normalmente os "entendidos" em aquas dizem que os primeiros peixes a por são os limpa-fundos e os limpa-vidros o que faz que normalmente os principiantes acabem com peixes que em adulto atingem 30 a 50cm, quando referi o aspecto sermos nós proprios os principais responsaves pela limpeza, não me dirigi propriamente a ti, pois lembro-me de te teres apresentado como alguem que já pratica o hobby á bastante tempo, mas sim, e visto estares a postar na area de iniciados, para que os maçaricos (eu proprio sou um) possam ter consciência que devem ter cuidado a escolher e buscar bastante informação sobre os especimes que pretendem introduzir nos seus aquarios antes de os comprar cumprimentos Citar
Recommended Posts