Recommended Posts

Publicado

Boas noites,

Herdei há uns tempos um aquário de uma familiar, com as dimensões de 60x30x30, sensivelmente 55L. Há cerca de um mês é que peguei nele e vim aqui parar recomendado pelo meu cunhado, e sinceramente, quando pensava que sabia algumas coisas acerca de aquariofilia, afinal... não sabia era nada :chair:.

Felizmente, e depois de muito ler, estou a compor as coisas para montar o meu 1º aquário.

Como o aquário tem alguns anos, decidi encher para confirmar senão havia fugas mas ... infelizmente o mesmo pingava qualquer coisa o que me levou a renovar todo o silicone do aquário.

Comprei silicone preto especifico para aquários, neste momento já está com o silicone e sem fugas à 1ª tentativa :dance:, está tambem dentro dele... um Red Moor Wood à quase 3 dias à espera que deixe de flutuar para prosseguir com a montagem.

O setup neste momento irá ser o seguinte:

Aquário: Aquapor 60x30x30

Filtro: Tetratec IN400Plus (Comprei-o apenas por ter sido um excelente negócio, ficou-me por 15euros sensivelmente, senão teria sido um de mochila)

Aquecimento: Tetratec HT75 75W

Iluminação: Calha Aquapor - T8 15W (em breve DIY com PLL 36W - já tenho o material encomendado)

Falando de decoração, tenho 15KG de Areia de Sílica(obviamente não usarei todo o saco, mas fica para outras ocasiões eheh), placas de xisto e um tronco "Red Moor Wood".

Flora de momento tenho Valisnerias spiralis e umas plantas doadas pelo meu irmão que se dão com muita facilidade (sinceramente já andei a procura do nome e não as encontro, nem semelhantes)

Agora... por enquanto o pretendido será flora de fácil-media manutenção, com calma talvez siga para algo mais complexo que envolva CO2 Kits e afins. Fauna... peço algumas opiniões, estou tentado para um casal de ciclideos anões, ciclideos em geral fascinam-me, talvez ramirezis (cuidei de um oscar albino durante uns meses, desde os 5cm sensivelmente até aos 12cm, depois dei-o a um amigo pois iria ter melhores condições para o mesmo, mas deu-me muita pena ter de o dar, são peixes fantásticos)

Quando tiver tudo montado colocarei fotos, apenas decidi abrir já porque estou mesmo empolgado com isto.. :multi:

Cumprimentos,

FV

Publicado: (editado)

Boas,

Antes de mais obrigado pelo comentário, as fotos virão certamente assim que proceder com a montagem... o tronco teima em não ficar no fundo :girlhitboy:

Entretanto já tenho algum material para o DIY comigo:

c36020110504204721.th.jpg

Infelizmente só me conseguiram arranjar lâmpada de 4000K quando eu queria de 6500 (já reparei que na aquaeden existem, e senão me der/gostar desta, é de la que mandarei vir a substituta). Agora... os casquilhos é que estão complicados de arranjar... irei hoje ou amanhã tentar passar em mais umas casas de electricidade/iluminação já que ontem corri umas 5 ou 6 e só me arranjavam casquilhos 2G9 em vez dos 2G11 que preciso.. :eusathink:

Cumprimentos.

EDIT: Então não é que criei o tópico no sitio errado lolol... supostamente era para criar na secção de aquários :thumbdown2:

Editado por Vilela

Boas,

De momento o aquário encontra-se assim:

c36020110507160302.jpg

Ainda falta as pedras, assim que tiver algum tempo logo estudo como fazer a coisa... de momento o tronco da forma q está, parece-me ser a melhor maneira... Digamos que ... na loja olhei para ele e pensei... hmmm é capaz de resultar em qualquer coisa engraçada, mas depois de o meter no aquario fiquei um pouco apreensivo, neste momento não sei se gosto do tronco ou não... lol

O musgo era escasso, uma vez que foi doado pela minha namorada eheh... as plantas ainda so la estão 2 ou 3 valisnerias, mas muitooooooooooooo pequenas e então com o tempo que tiveram em espera até ir para o aqua :\ de momento está muito vazio... vou ver o que consigo fazer com as placas de xisto e como é obvio mais plantas virão, ainda terei de ajeitar as plantas e o musgo pois acabei de montar ontem por volta da 00 e tive de sair à pressa para um jogo de fut, hoje estive fora, lá pa segunda dou um jeitinho na coisa.

Hoje estive também a tratar da calha de iluminação, já se encontra com a lâmpada PLL 36W (com esta calha não consigo 1W/L, mas penso que 36W para 50L chegarão para o que quero) :pompomgirl:

Agora é deixar ciclar e esperemos que corra tudo bem.

Cumps.

PS: Sorry pela foto, foi tirada pelo smartphone e com a iluminação nova as fotos com este já não são as melhores lolol

Editado por Vilela
  • 2 semanas depois...
Publicado:
Hoje estive também a tratar da calha de iluminação, já se encontra com a lâmpada PLL 36W (com esta calha não consigo 1W/L, mas penso que 36W para 50L chegarão para o que quero)

Tens que mostrar a montagem DIY dessa calha

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Boas,

Fotos durante a montagem não tenho, mas está por ai pelo fórum uma das maneiras de montar, eu não fiz exactamente como la está (principalmente para prender o casquilho), tenho sim foto do resultado final:

img0340n.th.jpg

img0341sd.th.jpg

Cortei um pouco dos suportes do casquilho(não todos como no DIY do forum) de maneira a conseguir encaixar nas ranhuras da calha, está perfeitamente preso (que dor de cabeça para arranjar os casquilhos 2G11...)

Em termos de iluminação está optimo, a lâmpada futuramente vai ser para trocar por uma 6500K, da Osram.

Porém, agora tenho de resolver o grande aquecimento da calha e consequente aquecimento do aqua... e não estou a ver como o fazer, sugestões aceitam-se, tenho o termostato regulado nos 22º +\- e tenho a água nos 29 o que é um problema.. (a minha casa nos dias de calor é um forno completo..)

cumps

PS: A calha está forrada com fitacola de aluminio.

Editado por Vilela
Publicado:

ja agora, onde conseguiste arranjar esse casquilho?

experimenta fans de computador a deitar ar em direcçao da agua, na secçao diy ja vi la algo do genero

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Boas,

O casquilho corri tudo o que era lojas de electricidade e iluminação, e num dia que passava pela Amadora/Queluz, lembrei-me duma loja de material eléctrico "JoteiLux II" e felizmente safaram-me, embora sejam bastante careiros (2 casquilhos+2 clips ficou nos 9€ :shocked028:)... trouxe logo 2 para ter um de reserva caso seja necessário. Arranjei também lá os clips para segurar a lâmpada.

Anyway, tens também a Aquaeden na Venda do Pinheiro a vender os casquilhos, podes mandar vir pelo site deles se preferires. (senão estou em erro 1,30€ o casquilho+2,80 de portes)

Essa solução já me tinha passado pela cabeça... tenho de ver até que ponto conseguirei mete-la em prática.

Cumps

Editado por Vilela
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!