Recommended Posts

Publicado

Viva,

Recentemente resolvi adquirir um Aquatlantis Ambiance 120, a minha duvida prende-se agora com a filtragem, pois tenho de outro aquario um Tetratec ex400 que vai ficar sem uso.

Será que que o tetratec não me conseguiria fazer o trabalho, tendo em conta que tem 2 cestos que posso encher de ceramica e que não pretendo mexer muito a agua pois nao vou injectar co2?

Qual seria a diferença tecnica, por exemplo, para um Eheim 2215 servir para aquarios ate 350L e um Tetratec ex40 apenas ate 80L?

Obrigado.

Publicado: (editado)

Olá

É o fabricante que diz que e tetratec é adequado para aquários até 80 Litros. Usá-lo num aquário de 200 litros parece-me um pouco excessivo, não achas? Colocar-lhe mais cerâmicas não sei se seria uma boa ideia. Esse filtro já tem uma capacidade baixa para esse aquário, o aumento de cerâmicas, provavelmente iria baixar o debito, aumentando o problema. Só por curiosidade, para aumentares a quantidade de cerâmicas que farias? Retiravas esponjas?

Não percebi também porque dizes que, uma vez que não vais usar co2 a agitação seria mais baixa. Não é o contrario? Quando necessitas de aumentar o teor de co2 na agua, injectando-o, deves diminuir a agitação para que o CO2 não se perca imediatamente pelo efeito de troca gasosa.

Por outro lado se não pensas fazer injecção de CO2, presumo que não queiras fazer um plantado muito frondoso, O que te obrigaria a ter uma filtragem maior para compensar o efeito de absorção de nutrientes pelas plantas.

Em ultima analise a tua filtragem está dependente dos "detritos" produzidos pelos teus peixes. Se tiveres poucos peixes, mesmo muito poucos, talvez seja suficiente. Se pretenderes ter uma população "normal" para um aquário de 200 litros, presumo que a coisa não vá correr bem.

Em relação à tua comparação com o eheim, penso que a o tamanho do filtro e potencia da bomba não sejam os únicos factores a considerar no rendimento dum filtro. Por "acaso" o Eheim tem uma bomba significativamente mais potente que o teu Tetratec.

Abraços

Editado por zancum
Publicado:

Olá

É o fabricante que diz que e tetratec é adequado para aquários até 80 Litros. Usá-lo num aquário de 200 litros parece-me um pouco excessivo, não achas? Colocar-lhe mais cerâmicas não sei se seria uma boa ideia. Esse filtro já tem uma capacidade baixa para esse aquário, o aumento de cerâmicas, provavelmente iria baixar o debito, aumentando o problema. Só por curiosidade, para aumentares a quantidade de cerâmicas que farias? Retiravas esponjas?

Não percebi também porque dizes que, uma vez que não vais usar co2 a agitação seria mais baixa. Não é o contrario? Quando necessitas de aumentar o teor de co2 na agua, injectando-o, deves diminuir a agitação para que o CO2 não se perca imediatamente pelo efeito de troca gasosa.

Por outro lado se não pensas fazer injecção de CO2, presumo que não queiras fazer um plantado muito frondoso, O que te obrigaria a ter uma filtragem maior para compensar o efeito de absorção de nutrientes pelas plantas.

Em ultima analise a tua filtragem está dependente dos "detritos" produzidos pelos teus peixes. Se tiveres poucos peixes, mesmo muito poucos, talvez seja suficiente. Se pretenderes ter uma população "normal" para um aquário de 200 litros, presumo que a coisa não vá correr bem.

Em relação à tua comparação com o eheim, penso que a o tamanho do filtro e potencia da bomba não sejam os únicos factores a considerar no rendimento dum filtro. Por "acaso" o Eheim tem uma bomba significativamente mais potente que o teu Tetratec.

Abraços

Obrigado pela resposta.

Quando falas que o filtro ja tem uma capacidade baixa e que adicionar mais ceramicas so iria baixar o debito e aumentar o problema, estas a referir-te especificamente ao quê? A´quantidade de agua que circula pelo filtro por hora?

É isso que gostava de perceber, qual a importancia da circulação da agua pelo filtro que não pode ser resolvida tendo uma maior colonia de bacterias e menos circulação de agua.

Não preciso retirar esponjas, posso simplesmente retirar o carvão, apesar de haver espaço mesmo com carvão no cesto.

Não penso ter nenhum plantado, mas vou ter plantas, e se não vou ter injecção de Co2 penso que o pouco que exista na agua, é conveniente manter ao maximo, foi so esta a minha logica de pensamento quando disse que não queria agitar muito a agua, pois a plantas vão consumi-lo e só os peixes não vão conseguir gerar o suficiente.

Não sou nenhum defensor dos Tetra, ate porque ja percebi que arranjar peças para eles e dificil,so queria poupar alguns Euros e tive curiosidade, pois não sei se ja viste algum, e bem mais largo que um 2215 e tem bastante espaço, so fiquei curioso com a grande discrepancia entre eles a nivel de litragem de aquarios anunciada por ambos os fabricantes.

Publicado: (editado)

Olá

Os fabricantes de filtros indicam o caudal dos mesmos em condições ideais, sem matérias filtrantes e sem mangueiras. A partir daqui é sempre a diminuir. Quanto mais matérias filtrantes tiveres, menos caudal. Quanto maiores as mangueiras e maior a diferença de altura entre o filtro e o aquário, menor é o caudal.

Quando me referi às capacidade baixas do filtro estava a dizer que o caudal é pouco para esse aquário e será menor se puseres mais matérias filtrantes.

Eu tenho um tetra e um aquário de 200 Litros, foi por isso que te respondi com tanta "certeza". Só que eu tenho o EX 1200 e digo-te que não é exagerado.

Quando tiveres tudo a funcionar vai-se acumulando sujidade dentro do filtro, o filtro superior de lã de vidro vai ficando obstruído, as mangueiras vão ficando com sujidade. Cada um destes factores vai ainda mais diminuindo o caudal do filtro.

Em relação ao tetra, o meu para filtragem biológica vinha com bioballs (as bolas de plástico pretas), que são particularmente pouco eficazes para o efeito em filtros externos. Não sei se o teu é igual, mas presumo que sim. Se juntares isto ao facto do Eheim que falas ter mais 50% de caudal anunciado, que o teu, encontras algumas explicações para os aquários que são sugeridos para cada um dos filtros terem volumes tão diferentes. A volume do balde, sendo importante, não é tudo.

Voltando ao teu caso, o carvão não o deves ter no filtro em uso normal, penso que saibas isso, logo nem deves considerar a hipótese de o ter no filtro.

A única hipótese em que poderia ver o teu filtro a funcionar nesse aquário e mesmo assim com reservas, era fazeres um super plantado com poucos peixes. Neste caso, como as plantas fariam uma boa filtragem biológica o teu filtro faria sobretudo filtragem mecânica e agitação da agua.

SE quiseres ver um bom post sobre este assunto, vê isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88563&hl=

Abraços

Editado por zancum
Publicado:

Obrigado mais uma vez, ja desisti da ideia e ja ando a ver de comprar um filtro novo.

Por acaso não uso carvão, uso Purigen da Seachem (que neste momento esta fora do filtro), ainda não consegui perceber se o carvão e/ou Purigen retira nutrientes da agua que as plantas necessitam, existem muitas opinioes divergentes.

A ceramica por acaso mandei fora e coloquei Sera Siporax.

Abraço, obrigado pela paciência.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!