PH não desce!


tiaguezas

Recommended Posts

Eu disse CO2 (Dióxido de carbono) não tem nada a ver com o borbulhar que te faz essa bomba de ar.

 

Tens aqui um bom tutorial para fazer.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 118
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu disse CO2 (Dióxido de carbono) não tem nada a ver com o borbulhar que te faz essa bomba de ar.

 

Tens aqui um bom tutorial para fazer.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

 

Sim, a ideia que me dá, é q a bomba seria para ligar ao tal cilindro em acrílico (onde supostamente se colocaria uma qualquer solução para gerar CO2) e desse cilindro, sairia posteriormente a mangueira coma pedra difusora na outra extremidade... Não sei se a explicação foi a mais clara, mas corrige-me se estiver errado. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse CO2 (Dióxido de carbono) não tem nada a ver com o borbulhar que te faz essa bomba de ar.

 

Tens aqui um bom tutorial para fazer.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

 

Mas de uma maneira ou de outra, será depois importante controlar o nível de CO2 certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não controlo nada, as plantas consomem o CO2.

 

Atenção que para te meteres nesta solução deves ter o aquario com bastantes plantas.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não controlo nada, as plantas consomem o CO2.

 

Atenção que para te meteres nesta solução deves ter o aquario com bastantes plantas.

 

Bom dia meus caros!

 

Venho aqui todo entusiasmado, porque penso ter encontrado "A" solução! :)

 

Depois de ter ficado ontem até às tantas a pesquisar e ler artigos. Conclui que a água da minha área apresenta algum grau de dureza, sendo que uma das soluções, seria fervê-la. Para baixar o pH, li no site da ruimar que o uso de vinagre era bastante eficaz e posto tudo isto, fervi ontem à noite 5 litros de água e juntei-lhes hoje de manhã 2 colheres de chá de vinagre. Dps de fazer o teste, pude ver com grande satisfação que o pH baixou dos 8 para os 6,5 / 7, num ápice!

 

Gostava de saber a vossa opinião antes de fazer uma TPA c esta água!

 

Mais uma vez, obrigado por todas as dicas! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não me metia nisso, na minha opinião não basta baixar o ph com um acido qualquer, no caso do Vinagre estamos a reportar-nos a um ácido acético quando o ácido que nos interessa ter no aquário é o húmico.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não me metia nisso, na minha opinião não basta baixar o ph com um acido qualquer, no caso do Vinagre estamos a reportar-nos a um ácido acético quando o ácido que nos interessa ter no aquário é o húmico.

 

ácido esse presente naquele produto que me falaste correcto? A minha dúvida relativamente ao CO2, é que segundo algumas coisas q li ontem, essa solução é eficaz em águas moles e como não é o meu caso, tenho receio de me pôr com todo aquele trabalho para depois não dar em nada! :/

Quanto ás plantas, tenho 4 recém compradas, pelo que não são muito grandes ainda... Que me dizes posto tudo isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ácido esse presente naquele produto que me falaste correcto? A minha dúvida relativamente ao CO2, é que segundo algumas coisas q li ontem, essa solução é eficaz em águas moles e como não é o meu caso, tenho receio de me pôr com todo aquele trabalho para depois não dar em nada! :/

Quanto ás plantas, tenho 4 recém compradas, pelo que não são muito grandes ainda... Que me dizes posto tudo isto?

 

Não faço a mínima ideia da composição do Acid buffer da Waterlife, já lá vão uns aninhos que utilizei.

 

O que te aconselho, dado que te encontras numa fase inicial, é repensares no que pretendes fazer do aquario.

Primeiro que tudo há que pensar em ter um aquario com os parametros estáveis para não andar com invenções a toda a hora.

 

Pretendes montar um aquário para tetras? Com alguma decoração (troncos azinheira) e alguma turfa no filtro(pouca), tendo eu agua na torneira neste momento a rondar os 7.5 fiquei com um aquario com o ph nos 6.2

 

penicorinoco.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço a mínima ideia da composição do Acid buffer da Waterlife, já lá vão uns aninhos que utilizei.

 

O que te aconselho, dado que te encontras numa fase inicial, é repensares no que pretendes fazer do aquario.

Primeiro que tudo há que pensar em ter um aquario com os parametros estáveis para não andar com invenções a toda a hora.

 

Pretendes montar um aquário para tetras? Com alguma decoração (troncos azinheira) e alguma turfa no filtro(pouca), tendo eu agua na torneira neste momento a rondar os 7.5 fiquei com um aquario com o ph nos 6.2

 

penicorinoco.JPG

 

Pois, a água da tua zona parece-me igual à minha, aliás, se fores de Lisboa, só pode ser...o abastecimento é o mesmo! QUero montar um aquário de tetras sim, a unica coisa que não tenho, é o tronco de azinheira! Só acho é estranho ter o aquário a ciclar ha 2 semanas e os valores de pH n baixarem... ja me foi dito que tal começa a acontecer assim que meter os peixes (comida, fezes, etc etc) mas por outro lado, tenho receio de la colocar animais com o pH nos 7,5 ... grande dilema!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos que vês comprei num deposito de lenha para lareira, há por todo o lado e fica barato

 

Outra ideia é arranjares uma meia de senhora e mete lá a turfa que te sobrou, fazes um rolo fino com o comprimento do aquário e metes encostado ao vidro traseiro do aquário debaixo do areão.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos que vês comprei num deposito de lenha para lareira, há por todo o lado e fica barato

 

Outra ideia é arranjares uma meia de senhora e mete lá a turfa que te sobrou, fazes um rolo fino com o comprimento do aquário e metes encostado ao vidro traseiro do aquário debaixo do areão.

 

Estou a ver. Obrigado pela dica! Outra questão que me pode vir a dar problemas, é o facto do aquario ser parcialmente destapado...ou seja...evapora imensa água! Será que depois de tudo isso feito, os valores de pH estabilizam sempre que adicionar nova água? e já agora, se optar pela solução da turfa... deverei substitui-la de qt em qt tempo? Desculpa-me tantas questões e perguntas a serio...lol mas cm deves calcular, tal cm toda a gente no principio, so quero ver isto estável e a funcionar!

Editado por tiaguezas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver. Obrigado pela dica! Outra questão que me pode vir a dar problemas, é o facto do aquario ser parcialmente destapado...ou seja...evapora imensa água! Será que depois de tudo isso feito, os valores de pH estabilizam sempre que adicionar nova água? e já agora, se optar pela solução da turfa... deverei substitui-la de qt em qt tempo? Desculpa-me tantas questões e perguntas a serio...lol mas cm deves calcular, tal cm toda a gente no principio, so quero ver isto estável e a funcionar!

 

O meu também é destapado, para não desestabilizares o aquário, deverás fazer as TPA's com mais frequência e menor quantidade de agua, neste aquário faço trocas semanais de 10%

 

A turfa debaixo do areão deixa ficar esquecida

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu também é destapado, para não desestabilizares o aquário, deverás fazer as TPA's com mais frequência e menor quantidade de agua, neste aquário faço trocas semanais de 10%

 

A turfa debaixo do areão deixa ficar esquecida

 

O tronco convém ferver antes certo? Aconselharam-me fazer as primeiras TPA's com água de supermercado... valerá a pena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, convém sempre ferver os troncos.

No meu caso, não tinha recipiente para meter os troncos a ferver, meti-os num balde grande e adicionei um pacote de sal e deixei ficar durante uma semana, depois mudei a agua diariamente durante 2 semanas e mesmo assim a agua continuou a ficar cor de chá, mas se é para peixes do rio amazónico é o ideal.

 

Fazer as TPA's com agua engarrafada é pouco viável € em aquários grandes...mais vale esperares uns tempos que o ph desce garantidamente, aliás, se te distrais muito esquecendo as mudas de agua, até corres o risco de ficar com a agua demasiado acida levando à morte dos peixes.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, convém sempre ferver os troncos.

No meu caso, não tinha recipiente para meter os troncos a ferver, meti-os num balde grande e adicionei um pacote de sal e deixei ficar durante uma semana, depois mudei a agua diariamente durante 2 semanas e mesmo assim a agua continuou a ficar cor de chá, mas se é para peixes do rio amazónico é o ideal.

 

Fazer as TPA's com agua engarrafada é pouco viável € em aquários grandes...mais vale esperares uns tempos que o ph desce garantidamente, aliás, se te distrais muito esquecendo as mudas de agua, até corres o risco de ficar com a agua demasiado acida levando à morte dos peixes.

 

I see... Vim agora mesmo do templo aquático, que fica aqui msm ao pé do meu trabalho, e disseram-me para não por absolutamente nada para já e esperar mais 1 semaninha para ver se o pH desce, caso contrário, ao estar já a pôr o tronco e a turfa, corro o risco do pH acabar por descer demasiado a médio/longo prazo...confere?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adiciona o tronco, depois de fervido.

Coloca-lhe um peso em cima, porque vai flutuar de certeza.

 

Durante uma semana, aproximadamente, controlas o PH, e vê até onde desce.

 

Se achares mais necessário, é que avanças depois para a turfa.

 

 

Mas não bloqueies em demasia com esta cena da quimica da agua.

É mal de principiante, um gajo fica doente, a tentar controlar o PH.

 

Por exemplo, não me parece mal nenhum em ter tetras com um PH na casa dos 7/7.2. O importante é a estabilidade, mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confere...a turfa não baixa o ph de um dia para o outro, o mesmo se aplica aos troncos.

 

Mas não ponhas os troncos de parte, a acidificarão da agua com os troncos é muito mais lenta mas para alem dos benefícios que te dão, servem de decoração.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confere...a turfa não baixa o ph de um dia para o outro, o mesmo se aplica aos troncos.

 

Mas não ponhas os troncos de parte, a acidificarão da agua com os troncos é muito mais lenta mas para alem dos benefícios que te dão, servem de decoração.

 

lol...pois man! eu ando a ficar mm apanhado com a cena do pH! Mas ja começo a ter uma noção mais "confortável" daquilo q tenho de fazer... quanto ao tronco, vi lá hoje um na loja mm à medida do meu aquário... bué louco! Ia la ficar a matar msm... mas fdx, 12€ por um tronco... por outro lado, sei q dificilmente vou encontrar um com aquela fisionomia... acho q era aroeira...mas n tenho a certeza...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu tenho um aquário de 400 litros cheio de troncos comprados em lojas de aquartilharia, devo ter gasto mais de 70 euros.

Neste que te mostrei com 4 euros comprei 10 kilos de azinheira e fiz uma composição.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu tenho um aquário de 400 litros cheio de troncos comprados em lojas de aquartilharia, devo ter gasto mais de 70 euros.

Neste que te mostrei com 4 euros comprei 10 kilos de azinheira e fiz uma composição.

 

Pronto...tá visto que vou ter de passar na loja outra vez assim q sair do trabalho...lol :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto...tá visto que vou ter de passar na loja outra vez assim q sair do trabalho...lol :)

 

Bom dia!

 

Tal como disse na passada sexta feira, saí do trabalho e tive de ir buscar o tal tronco à loja. Qd cheguei a casa fiz uma TPA com 5 litros de água de garrafão (pH = 5,5) e inseri o tronco, o que estéticamente fez logo uma diferença brutal... Entretanto no sábado, enchi-me de coragem e resolver inserir alguns peixes, uma vez que me foi dito que a estabilidade do pH e respectiva descida so iria ser atingida com o ciclo das fezes, comida etc... Meti 8 rásboras, 3 guppies (2 femeas e 1 macho) e 1 casal de colisas. Parecem super bem ambientados e bastante saudáveis até agora, mas o pH continua-me na casa dos 7,5. Isto é normal e eu é q estou a ser impaciente, devendo esperar mais uns bons dias? Ou deverei tomar mais acções para que o pH desça mais um bocado?

 

Obrigado e abraços! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro, a impaciência às vezes paga-se bem caro.

 

Para começar, isso é muita bicharada para meteres no aquário sem que ele esteja totalmente ciclado, agora arriscas a ter um pico de amónia e os peixes vão todos para o céu. Se não tiveres testes para verificar a amónia, aconselho que faças uma muda de agua diária de cerca de 10%...pode ser que te safes.

 

A descida do ph através dos troncos ou turfa, faz-se de uma forma lenta, pelo que deverás esperar mais uns dias. Era muito importante que te certificasses que no aquário não existe nada que faça o ph subir.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro, a impaciência às vezes paga-se bem caro.

 

Para começar, isso é muita bicharada para meteres no aquário sem que ele esteja totalmente ciclado, agora arriscas a ter um pico de amónia e os peixes vão todos para o céu. Se não tiveres testes para verificar a amónia, aconselho que faças uma muda de agua diária de cerca de 10%...pode ser que te safes.

 

A descida do ph através dos troncos ou turfa, faz-se de uma forma lenta, pelo que deverás esperar mais uns dias. Era muito importante que te certificasses que no aquário não existe nada que faça o ph subir.

 

Caro vitor,

 

o aquário esteve a ciclar durante 2 semanas e os niveis de nitrito estavam practicamente a zeros! Não sei se de alguma forma responde à questão da amónia, de qq das formas, a ver se à hora de almoço passo la na lojinha e compro um teste...

 

O aquário apenas tem 5 plantas e um tronco. À partida, n há lá nada que cause uma subida do pH!

 

Fiquei um bocado "assustado" agora c essa questão do pico de amónia... caso tal aconteça, só la vai com TPA's certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário não tem uma colónia de bactérias formada, muitos peixes, muita comida e muitos excrementos originam que a amónia e os nitritos aumentem levando à morte dos peixes sem motivo aparente.

 

Mas agora que o erro já está feito, se estivesse no teu lugar, conforme já referi, fazia as TPA's de 10% diariamente mas existem no mercado frascos com bactérias para adicionar no aquário.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário não tem uma colónia de bactérias formada, muitos peixes, muita comida e muitos excrementos originam que a amónia e os nitritos aumentem levando à morte dos peixes sem motivo aparente.

 

Mas agora que o erro já está feito, se estivesse no teu lugar, conforme já referi, fazia as TPA's de 10% diariamente mas existem no mercado frascos com bactérias para adicionar no aquário.

 

ah mas eu comprei dessas bacterias e adicionei-as qd montei o aquário!! Não sei se já torna o caso menos preocupante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais