Recommended Posts

• Replies 118
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Eu disse CO2 (Dióxido de carbono) não tem nada a ver com o borbulhar que te faz essa bomba de ar.

Tens aqui um bom tutorial para fazer.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

Sim, a ideia que me dá, é q a bomba seria para ligar ao tal cilindro em acrílico (onde supostamente se colocaria uma qualquer solução para gerar CO2) e desse cilindro, sairia posteriormente a mangueira coma pedra difusora na outra extremidade... Não sei se a explicação foi a mais clara, mas corrige-me se estiver errado. Obrigado!

Publicado:

Eu não controlo nada, as plantas consomem o CO2.

Atenção que para te meteres nesta solução deves ter o aquario com bastantes plantas.

Bom dia meus caros!

Venho aqui todo entusiasmado, porque penso ter encontrado "A" solução! :)

Depois de ter ficado ontem até às tantas a pesquisar e ler artigos. Conclui que a água da minha área apresenta algum grau de dureza, sendo que uma das soluções, seria fervê-la. Para baixar o pH, li no site da ruimar que o uso de vinagre era bastante eficaz e posto tudo isto, fervi ontem à noite 5 litros de água e juntei-lhes hoje de manhã 2 colheres de chá de vinagre. Dps de fazer o teste, pude ver com grande satisfação que o pH baixou dos 8 para os 6,5 / 7, num ápice!

Gostava de saber a vossa opinião antes de fazer uma TPA c esta água!

Mais uma vez, obrigado por todas as dicas! ;)

Publicado:

Pessoalmente não me metia nisso, na minha opinião não basta baixar o ph com um acido qualquer, no caso do Vinagre estamos a reportar-nos a um ácido acético quando o ácido que nos interessa ter no aquário é o húmico.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Pessoalmente não me metia nisso, na minha opinião não basta baixar o ph com um acido qualquer, no caso do Vinagre estamos a reportar-nos a um ácido acético quando o ácido que nos interessa ter no aquário é o húmico.

ácido esse presente naquele produto que me falaste correcto? A minha dúvida relativamente ao CO2, é que segundo algumas coisas q li ontem, essa solução é eficaz em águas moles e como não é o meu caso, tenho receio de me pôr com todo aquele trabalho para depois não dar em nada! :/

Quanto ás plantas, tenho 4 recém compradas, pelo que não são muito grandes ainda... Que me dizes posto tudo isto?

Publicado:

ácido esse presente naquele produto que me falaste correcto? A minha dúvida relativamente ao CO2, é que segundo algumas coisas q li ontem, essa solução é eficaz em águas moles e como não é o meu caso, tenho receio de me pôr com todo aquele trabalho para depois não dar em nada! :/

Quanto ás plantas, tenho 4 recém compradas, pelo que não são muito grandes ainda... Que me dizes posto tudo isto?

Não faço a mínima ideia da composição do Acid buffer da Waterlife, já lá vão uns aninhos que utilizei.

O que te aconselho, dado que te encontras numa fase inicial, é repensares no que pretendes fazer do aquario.

Primeiro que tudo há que pensar em ter um aquario com os parametros estáveis para não andar com invenções a toda a hora.

Pretendes montar um aquário para tetras? Com alguma decoração (troncos azinheira) e alguma turfa no filtro(pouca), tendo eu agua na torneira neste momento a rondar os 7.5 fiquei com um aquario com o ph nos 6.2

penicorinoco.JPG

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Não faço a mínima ideia da composição do Acid buffer da Waterlife, já lá vão uns aninhos que utilizei.

O que te aconselho, dado que te encontras numa fase inicial, é repensares no que pretendes fazer do aquario.

Primeiro que tudo há que pensar em ter um aquario com os parametros estáveis para não andar com invenções a toda a hora.

Pretendes montar um aquário para tetras? Com alguma decoração (troncos azinheira) e alguma turfa no filtro(pouca), tendo eu agua na torneira neste momento a rondar os 7.5 fiquei com um aquario com o ph nos 6.2

penicorinoco.JPG

Pois, a água da tua zona parece-me igual à minha, aliás, se fores de Lisboa, só pode ser...o abastecimento é o mesmo! QUero montar um aquário de tetras sim, a unica coisa que não tenho, é o tronco de azinheira! Só acho é estranho ter o aquário a ciclar ha 2 semanas e os valores de pH n baixarem... ja me foi dito que tal começa a acontecer assim que meter os peixes (comida, fezes, etc etc) mas por outro lado, tenho receio de la colocar animais com o pH nos 7,5 ... grande dilema!!!!!!!

Publicado:

os troncos que vês comprei num deposito de lenha para lareira, há por todo o lado e fica barato

Outra ideia é arranjares uma meia de senhora e mete lá a turfa que te sobrou, fazes um rolo fino com o comprimento do aquário e metes encostado ao vidro traseiro do aquário debaixo do areão.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado: (editado)

os troncos que vês comprei num deposito de lenha para lareira, há por todo o lado e fica barato

Outra ideia é arranjares uma meia de senhora e mete lá a turfa que te sobrou, fazes um rolo fino com o comprimento do aquário e metes encostado ao vidro traseiro do aquário debaixo do areão.

Estou a ver. Obrigado pela dica! Outra questão que me pode vir a dar problemas, é o facto do aquario ser parcialmente destapado...ou seja...evapora imensa água! Será que depois de tudo isso feito, os valores de pH estabilizam sempre que adicionar nova água? e já agora, se optar pela solução da turfa... deverei substitui-la de qt em qt tempo? Desculpa-me tantas questões e perguntas a serio...lol mas cm deves calcular, tal cm toda a gente no principio, so quero ver isto estável e a funcionar!

Editado por tiaguezas
Publicado:

Estou a ver. Obrigado pela dica! Outra questão que me pode vir a dar problemas, é o facto do aquario ser parcialmente destapado...ou seja...evapora imensa água! Será que depois de tudo isso feito, os valores de pH estabilizam sempre que adicionar nova água? e já agora, se optar pela solução da turfa... deverei substitui-la de qt em qt tempo? Desculpa-me tantas questões e perguntas a serio...lol mas cm deves calcular, tal cm toda a gente no principio, so quero ver isto estável e a funcionar!

O meu também é destapado, para não desestabilizares o aquário, deverás fazer as TPA's com mais frequência e menor quantidade de agua, neste aquário faço trocas semanais de 10%

A turfa debaixo do areão deixa ficar esquecida

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

O meu também é destapado, para não desestabilizares o aquário, deverás fazer as TPA's com mais frequência e menor quantidade de agua, neste aquário faço trocas semanais de 10%

A turfa debaixo do areão deixa ficar esquecida

O tronco convém ferver antes certo? Aconselharam-me fazer as primeiras TPA's com água de supermercado... valerá a pena?

Publicado:

Sim, convém sempre ferver os troncos.

No meu caso, não tinha recipiente para meter os troncos a ferver, meti-os num balde grande e adicionei um pacote de sal e deixei ficar durante uma semana, depois mudei a agua diariamente durante 2 semanas e mesmo assim a agua continuou a ficar cor de chá, mas se é para peixes do rio amazónico é o ideal.

Fazer as TPA's com agua engarrafada é pouco viável € em aquários grandes...mais vale esperares uns tempos que o ph desce garantidamente, aliás, se te distrais muito esquecendo as mudas de agua, até corres o risco de ficar com a agua demasiado acida levando à morte dos peixes.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Sim, convém sempre ferver os troncos.

No meu caso, não tinha recipiente para meter os troncos a ferver, meti-os num balde grande e adicionei um pacote de sal e deixei ficar durante uma semana, depois mudei a agua diariamente durante 2 semanas e mesmo assim a agua continuou a ficar cor de chá, mas se é para peixes do rio amazónico é o ideal.

Fazer as TPA's com agua engarrafada é pouco viável € em aquários grandes...mais vale esperares uns tempos que o ph desce garantidamente, aliás, se te distrais muito esquecendo as mudas de agua, até corres o risco de ficar com a agua demasiado acida levando à morte dos peixes.

I see... Vim agora mesmo do templo aquático, que fica aqui msm ao pé do meu trabalho, e disseram-me para não por absolutamente nada para já e esperar mais 1 semaninha para ver se o pH desce, caso contrário, ao estar já a pôr o tronco e a turfa, corro o risco do pH acabar por descer demasiado a médio/longo prazo...confere?

Publicado:

Adiciona o tronco, depois de fervido.

Coloca-lhe um peso em cima, porque vai flutuar de certeza.

Durante uma semana, aproximadamente, controlas o PH, e vê até onde desce.

Se achares mais necessário, é que avanças depois para a turfa.

Mas não bloqueies em demasia com esta cena da quimica da agua.

É mal de principiante, um gajo fica doente, a tentar controlar o PH.

Por exemplo, não me parece mal nenhum em ter tetras com um PH na casa dos 7/7.2. O importante é a estabilidade, mesmo.

Publicado:

Confere...a turfa não baixa o ph de um dia para o outro, o mesmo se aplica aos troncos.

Mas não ponhas os troncos de parte, a acidificarão da agua com os troncos é muito mais lenta mas para alem dos benefícios que te dão, servem de decoração.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Confere...a turfa não baixa o ph de um dia para o outro, o mesmo se aplica aos troncos.

Mas não ponhas os troncos de parte, a acidificarão da agua com os troncos é muito mais lenta mas para alem dos benefícios que te dão, servem de decoração.

lol...pois man! eu ando a ficar mm apanhado com a cena do pH! Mas ja começo a ter uma noção mais "confortável" daquilo q tenho de fazer... quanto ao tronco, vi lá hoje um na loja mm à medida do meu aquário... bué louco! Ia la ficar a matar msm... mas fdx, 12€ por um tronco... por outro lado, sei q dificilmente vou encontrar um com aquela fisionomia... acho q era aroeira...mas n tenho a certeza...

Publicado:

Pois, eu tenho um aquário de 400 litros cheio de troncos comprados em lojas de aquartilharia, devo ter gasto mais de 70 euros.

Neste que te mostrei com 4 euros comprei 10 kilos de azinheira e fiz uma composição.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Pois, eu tenho um aquário de 400 litros cheio de troncos comprados em lojas de aquartilharia, devo ter gasto mais de 70 euros.

Neste que te mostrei com 4 euros comprei 10 kilos de azinheira e fiz uma composição.

Pronto...tá visto que vou ter de passar na loja outra vez assim q sair do trabalho...lol :)

Publicado:

Pronto...tá visto que vou ter de passar na loja outra vez assim q sair do trabalho...lol :)

Bom dia!

Tal como disse na passada sexta feira, saí do trabalho e tive de ir buscar o tal tronco à loja. Qd cheguei a casa fiz uma TPA com 5 litros de água de garrafão (pH = 5,5) e inseri o tronco, o que estéticamente fez logo uma diferença brutal... Entretanto no sábado, enchi-me de coragem e resolver inserir alguns peixes, uma vez que me foi dito que a estabilidade do pH e respectiva descida so iria ser atingida com o ciclo das fezes, comida etc... Meti 8 rásboras, 3 guppies (2 femeas e 1 macho) e 1 casal de colisas. Parecem super bem ambientados e bastante saudáveis até agora, mas o pH continua-me na casa dos 7,5. Isto é normal e eu é q estou a ser impaciente, devendo esperar mais uns bons dias? Ou deverei tomar mais acções para que o pH desça mais um bocado?

Obrigado e abraços! :)

Publicado:

Companheiro, a impaciência às vezes paga-se bem caro.

Para começar, isso é muita bicharada para meteres no aquário sem que ele esteja totalmente ciclado, agora arriscas a ter um pico de amónia e os peixes vão todos para o céu. Se não tiveres testes para verificar a amónia, aconselho que faças uma muda de agua diária de cerca de 10%...pode ser que te safes.

A descida do ph através dos troncos ou turfa, faz-se de uma forma lenta, pelo que deverás esperar mais uns dias. Era muito importante que te certificasses que no aquário não existe nada que faça o ph subir.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Companheiro, a impaciência às vezes paga-se bem caro.

Para começar, isso é muita bicharada para meteres no aquário sem que ele esteja totalmente ciclado, agora arriscas a ter um pico de amónia e os peixes vão todos para o céu. Se não tiveres testes para verificar a amónia, aconselho que faças uma muda de agua diária de cerca de 10%...pode ser que te safes.

A descida do ph através dos troncos ou turfa, faz-se de uma forma lenta, pelo que deverás esperar mais uns dias. Era muito importante que te certificasses que no aquário não existe nada que faça o ph subir.

Caro vitor,

o aquário esteve a ciclar durante 2 semanas e os niveis de nitrito estavam practicamente a zeros! Não sei se de alguma forma responde à questão da amónia, de qq das formas, a ver se à hora de almoço passo la na lojinha e compro um teste...

O aquário apenas tem 5 plantas e um tronco. À partida, n há lá nada que cause uma subida do pH!

Fiquei um bocado "assustado" agora c essa questão do pico de amónia... caso tal aconteça, só la vai com TPA's certo?

Publicado:

O aquário não tem uma colónia de bactérias formada, muitos peixes, muita comida e muitos excrementos originam que a amónia e os nitritos aumentem levando à morte dos peixes sem motivo aparente.

Mas agora que o erro já está feito, se estivesse no teu lugar, conforme já referi, fazia as TPA's de 10% diariamente mas existem no mercado frascos com bactérias para adicionar no aquário.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

O aquário não tem uma colónia de bactérias formada, muitos peixes, muita comida e muitos excrementos originam que a amónia e os nitritos aumentem levando à morte dos peixes sem motivo aparente.

Mas agora que o erro já está feito, se estivesse no teu lugar, conforme já referi, fazia as TPA's de 10% diariamente mas existem no mercado frascos com bactérias para adicionar no aquário.

ah mas eu comprei dessas bacterias e adicionei-as qd montei o aquário!! Não sei se já torna o caso menos preocupante!