Recommended Posts

Publicado

Bom dia!

Montei um aquário para tetras c um filtro de cascata, no qual coloquei umas bolas argilosas, que segundo quem mas vendeu, servem (também) para baixar o PH da água... O problema é que o aquário ja está a fazer o ciclo há quase 1 semana e o PH mantém-se entre os 7,5 / 8.0 ... Alguém me pode ajudar?

• Replies 118
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá

Convêm indicares mais informações, tais como o que tem o aquário, areão, pedras, decorações. Qual o pH da água que utilizas antes desta entrar no aquário.

Boas! Antes de mais, obrigado pela resposta. Como sou novato nisto, há aspectos que por ignorância tenho andado a descurar: Não fazia ideia que a decoração (por ex) pudesse ter uma forte influencia sobre o PH da água. Assim sendo, posso-te dizer para já que o areão é do mais simples que existe (Comprei-o no continente)e quanto ao resto, tenho uns búzios que apanhei e fervi antes de os colocar no aqua; tenho também umas conchas meio porosas (também apanhadas e fervidas) e de resto tenho pedras de rio normais, daquelas lisas. Quanto à flora comprei ontem um feto e uma outra (cujo nome não me lembro) que dá uma flor semelhante aos jarros de jardim... Quanto ao Ph da água, nunca o medi antes de a colocar no aquário, sei dizer apenas que fiz ontem o teste e estava a 8,0 (sensivelmente)...

Sei que muitos de vocês se vão arrepiar e contorcer depois de lerem o que para aqui escrevi...lol mas estou aqui precisamente para aprender e erradicar eventuais erros que tenha cometido até agora!

Abraços e mais uma vez, obrigado!

Publicado:

Olá novamente,

As conchas e búzios fazem subir o pH, dessa ser a principal razão para teres esse valor de pH (8). Retira-os e começa a fazer TPA's regulares de pequenas quantidades para ires baixando isso.

Convêm fazeres o teste do pH à água que vais colocar no aquário (de preferência com 24 horas de repouso fora do aquário) para saberes se estás a colocar um pH mais baixo.

A planta que dá uma flor semelhante aos vasos de jardim, poderá não ser aquática, verifica isso pois se for esse o caso irá apodrecer e piorar a qualidade da água (Algumas lojas vendem-nas como sendo aquáticas quando na realidade não o são).

Publicado:

Boas,antes de mais as conchas e buzios provavelmente aumentam o ph por isso convem tirares. Agora nao sei se são a unica coisa. Faz o teste do vinagre(acho que se chama assim), retiras um pouco de areão e nas rochas que tens no aquario e colocas umas gotas de vinagre se reagir quer dizer que te estao a aumentar a dureza da agua e consequentemente estao a aumentar o pH. Faz o mesmo para as conchas e buzios mas provavelmente vao reagir por isso aconselho te a tirar. Mede também o ph da agua que te sai da torneira porque pode ja ser um valor na ordem dos 7 e tal e assim poderás ter que recorrer a algum tronco ou outra coisa assim parecida. Espero que esteja correcto mas acho que é assim que se faz. Senao outra maneira de veres se sobe e meter agua num alguidar medes antes o ph e colocas o areao ou as pedras ou os buzios e no dia seguinte ves se aumentoiu. Metes cada um em separado , num dia o areao noutro uma das pedras.

Espero ter ajudado

Publicado:

Olá novamente,

As conchas e búzios fazem subir o pH, dessa ser a principal razão para teres esse valor de pH (8). Retira-os e começa a fazer TPA's regulares de pequenas quantidades para ires baixando isso.

Convêm fazeres o teste do pH à água que vais colocar no aquário (de preferência com 24 horas de repouso fora do aquário) para saberes se estás a colocar um pH mais baixo.

A planta que dá uma flor semelhante aos vasos de jardim, poderá não ser aquática, verifica isso pois se for esse o caso irá apodrecer e piorar a qualidade da água (Algumas lojas vendem-nas como sendo aquáticas quando na realidade não o são).

Boas hugo,

Obrigado pelos conselhos! Quanto à planta, comprei-a no templo aquático aqui ao pé do marquês... O gajo tem sido sempre prestável e etc, mas hj a hora de almoço a ver se lá vou certificar-me do nome das plantas que trouxe e assim que o fizer, coloco aqui! De qq das formas, estavam ambas submersas e enraizadas em lã de vidro!

cheers!

Boas,antes de mais as conchas e buzios provavelmente aumentam o ph por isso convem tirares. Agora nao sei se são a unica coisa. Faz o teste do vinagre(acho que se chama assim), retiras um pouco de areão e nas rochas que tens no aquario e colocas umas gotas de vinagre se reagir quer dizer que te estao a aumentar a dureza da agua e consequentemente estao a aumentar o pH. Faz o mesmo para as conchas e buzios mas provavelmente vao reagir por isso aconselho te a tirar. Mede também o ph da agua que te sai da torneira porque pode ja ser um valor na ordem dos 7 e tal e assim poderás ter que recorrer a algum tronco ou outra coisa assim parecida. Espero que esteja correcto mas acho que é assim que se faz. Senao outra maneira de veres se sobe e meter agua num alguidar medes antes o ph e colocas o areao ou as pedras ou os buzios e no dia seguinte ves se aumentoiu. Metes cada um em separado , num dia o areao noutro uma das pedras.

Espero ter ajudado

Olá sammy,

Obrigado pela dica mas já agora esclarece-me o seguinte: o teste deve ser feito tanto no areão como nas pedras? E por "reagir" refereste-te a algum tipo de efeverscência? Thanks! É que estar a retirar areão e pedras a esta altura do campeonato ia ser um bocado doloroso...lol uma vez que já tenho o aqua todo montado e a ciclar... :/

Publicado:

O teste do vinagre pode não ser conclusivo mas ajuda.

Retiras as pedras, areão ou o que quiseres testar, raspas um pouco para ficar uma parte viva e colocas o vinagre, se fizer efervescência é pq é calcária e faz subir o pH.

Publicado:

Retiras as pedras, areão ou o que quiseres testar, raspas um pouco para ficar uma parte viva e colocas o vinagre, se fizer efervescência é pq é calcária e faz subir o pH.

Ok, obrigado pela dica! Fá-lo-ei assim que chegar a casa! :)

Publicado:

Bom dia! Depois de ter feito o teste do vinagre, sinceramente não notei qualquer efervescência mesmo depois de raspados, quer nos búzios e conchas quer nas pedras... Não sei se o facto de ter feito o teste com vinagre de cidra (o único que lá tinha) teve alguma influência mas de qq das formas, retirei todas as conchas e pedras, deixando só as plantas. Volto a fazer o teste do PH hoje passadas 24h. Quanto às plantas, tenho uma anubias barteri, uma microsorum pteropus...estas são certas, quanto às outras penso que sejam uma myriophyllum ou uma cabomba caroliniana e uma echinodorus tenellus ou blyxa japonica.

p.s. - o teste de Ph que tenho, é um à base de gotas, logo, pouco preciso. Ainda assim, acho que não é suposto apresentar uma cor azul-bebé (o que corresponde aos 8 na tabela...mais ou menos) mas sim um tom mais amarelado (na casa dos 6) correcto?

Extremamente grato por toda a ajuda! :)

Publicado:

Olá

O teste do pH não é 100% viável mas búzios e conchas é certo que fazem subir o pH nem é preciso testar.

Agora tens que fazer mudanças de água (TPA) com água com pH mais baixo para isso baixar, só esperares não vai adiantar.

Publicado:

Olá

O teste do pH não é 100% viável mas búzios e conchas é certo que fazem subir o pH nem é preciso testar.

Agora tens que fazer mudanças de água (TPA) com água com pH mais baixo para isso baixar, só esperares não vai adiantar.

E se a água "nova" já tiver só por si um Ph elevado? tal como disse, ja tinha colocado aquelas bolas argilosas para baixar o ph, mas como o fiz ainda c os buzios e conchas lá dentro... é normal q n tenha adiantado muito... :/

Publicado:

Se fores trocar água e colocares água com pH igual ou superior então não vais baixar esse pH.

Sim, isso já presumi :) pergunto é por soluções que me permitam baixar o Ph! abraço

Publicado:

Mas antes de te preocupares com isso deves verificar o pH da água que vais utilizar.

Sim, tenho sempre tendência em "sofrer" por antecipação! lol...de qq das formas, ja deixei água a repousar à hora de almoço e amanhã testo-a! :)

Publicado:

Mas antes de te preocupares com isso deves verificar o pH da água que vais utilizar.

Bons dias!

Depois de ter testado a água a usar hj de manhã, conclui que ronda a casa dos 8,0 (mais coisa menos coisa)... também a do aquário n me pareceu muito diferente depois de a ter testado 24h após ter tirado os buzios conchas e afins...talvez ligeiramente abaixo... Conclusão: estou com um problema! :/

As bolas de turfa que comprei e coloquei no filtro n parecem estar a surtir grande efeito... o aquário tem aproximadamente 60lt e na caixa, era recomendado 1 lt de turfa para 80lt de água. O problema é que me vi forçado a colocar menos de metade do pacote de 1lt, por falta de espaço no filtro. Posto isto pergunto: è aconselhável retirar algumas cerâmicas para ganhar espaço para a turfa, ou penduro o resto da quantidade numa rede, dentro do aquário!

Perdoem-me todas estas dúvidas de "maçarico", mas n pensei que o controle do pH pudesse ser algo tao "complexo" e obviamente, quero que os peixes se sintam bem quando os inserir!

Obrigado mais 1 vez!

Publicado:

Uma alternativa é tratares a água antes dela entrar no aquário, ou seja, arranjas um recipiente colocas a água com a turfa e quando tiver o pH que desejas fazes então as TPA's.

Publicado:

Quando montei o meu aquário para discus, tive um problema idêntico, apesar de ter metido vários troncos e turfa no filtro, o ph teimava em não baixar dos 7.5

Para resolver o problema na altura, adicionei Acid buffer da Waterlife (5 estrelas), o ph baixou para 6.5 conforme o prometido pela marca.

Com o tempo e derivado às TPA's o ph vai subindo aos poucos o que se resolve adicionando mais um pouco do Acid buffer, no meu caso, para um aqua de 400 litros adicionava uma colher de chá de 3 em 3 meses.

Hoje em dia não tenho esse problema porque tenho CO2 a bombar que é outra solução para baixares esse ph elevado.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Quando montei o meu aquário para discus, tive um problema idêntico, apesar de ter metido vários troncos e turfa no filtro, o ph teimava em não baixar dos 7.5

Para resolver o problema na altura, adicionei Acid buffer da Waterlife (5 estrelas), o ph baixou para 6.5 conforme o prometido pela marca.

Com o tempo e derivado às TPA's o ph vai subindo aos poucos o que se resolve adicionando mais um pouco do Acid buffer, no meu caso, para um aqua de 400 litros adicionava uma colher de chá de 3 em 3 meses.

Hoje em dia não tenho esse problema porque tenho CO2 a bombar que é outra solução para baixares esse ph elevado.

Obrigado vítor! mas antes de tomar qualquer dessas 2 decisões, achas que vale a pena experimentar aumentar a quantidade de turfa? quer seja no filtro, quer seja directamente no aquario?

Publicado:

Uma alternativa é tratares a água antes dela entrar no aquário, ou seja, arranjas um recipiente colocas a água com a turfa e quando tiver o pH que desejas fazes então as TPA's.

Estou a ver...e qual a diferença entre colocar a turfa directamente pendurada no aquario?

Publicado:

Logo que salta à vista será estético.... um saco pendurado no meio do aquário não me parece muito giro.

de facto...! E retirar alguams das cerãmicas para ganahr espaço para a turfa? parece-te viável?

Publicado:

Quanto à turfa, estou de acordo com o mencionado pelo Hugo...fica horroroso.

Se queres optar pelo caminho da turfa, e se não desgostas de ter a agua cor de chá, arranja 2 ou 3 garrafões, divide a turfa por eles e metes dentro de umas meias e deixas a agua a repousar para a próxima TPA

Retirar as cerâmicas para substituir pela turfa não me parece boa opção.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Quanto à turfa, estou de acordo com o mencionado pelo Hugo...fica horroroso.

Se queres optar pelo caminho da turfa, e se não desgostas de ter a agua cor de chá, arranja 2 ou 3 garrafões, divide a turfa por eles e metes dentro de umas meias e deixas a agua a repousar para a próxima TPA

Retirar as cerâmicas para substituir pela turfa não me parece boa opção.

Compreendo... De facto a soluçao do CO2 n me parece má! EU comprei o aquário em 2ª mão a uma senhora que ao querer ver-se livre de tudo...deu-me tb uma bomba de ar q vinha com um tubo, uma mangueira e aquilo que aparenta ser uma pedra difusora... tendo em conta tudo o q ja pesquisei, parece-me ser o material adequado à difusão de CO2... Só não sei montar aquilo... há alguma solução própria para inserir dentro do tubo?