Xlibris Publicado Janeiro 28, 2005 Publicado Janeiro 28, 2005 Ola a todos... Eu tenho um aquario de 80 litros e uma das tarefas que me levanta mais duvidas é a mudança da agua por isso vou colocar aqui algumas questões e os mais entendidos façam o favor de me ilucidar Qual a quantidade recomendada de agua que se deve trocar semanalmente no meu caso!! O truque de se deixar a agua repousar durante 24 horas, sem qualquer adição de quimicos, possibilita realmente que os METAIS PESADOS e o CLORO desapareçam? Sei por experiencia propria que o AQUASAFE (retira os metais pesados e o cloro da agua) da TETRA faz subir o ph, haverá algum outro produto que não tenha este efeito secundario? A utilização deste produto (aquasafe) impossibilita que o ph desça caso se queira? Eu tenho no meu aquario um caso que para mim era completamente desconhecido... no meu aquario o areão que uso não é calcario, tenho 6 plantas, 18 peixes (varios tamanhos), um bom filtro externo, mas..... a agua quando a tiro da torneira tem um ph de 7.0, ao mete-la dentro do aquario fica a 7.8 e não desce! será que usando turfa me safo? Quando ficar com o ph a 7.0 posso retirar a turfa, ou corro o risco do ph tornar a subir?? Se tiver que manter a turfa não á o risco de ela me baixar o ph mais do que seria desejavel? Obrigado a todos! Citar O meu menino!! Aqui
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 29, 2005 Publicado: Janeiro 29, 2005 Ena tanta pergunta ... podias ter separado as perguntas por linhas, ficava mais fácil de ler do que em bloco de texto corrido, mas vamos lá. Qual a quantidade recomendada de agua que se deve trocar semanalmente no meu caso!! O truque de se deixar a agua repousar durante 24 horas, sem qualquer adição de quimicos, possibilita realmente que os METAIS PESADOS e o CLORO desapareçam?A quantidade é 20% , ou seja 16L.Se deixares a água repousar o cloro evapora-se. Quanto aos metais pesados nenhum produto os elimina, pois não são volateis para se escaparem como o cloro. O que os produtos fazem , quando muito, é neutralizarem o efeito nocivo dos metais pesados, nada mais. a agua quando a tiro da torneira tem um ph de 7.0, ao mete-la dentro do aquario fica a 7.8 e não desce! será que usando turfa me safo? Quando ficar com o ph a 7.0 posso retirar a turfa, ou corro o risco do ph tornar a subir?? Se tiver que manter a turfa não á o risco de ela me baixar o ph mais do que seria desejavel? Antes de mais tens que perceber de onde vem essa subida brusca de ph. Tens a certeza absoluta que o areão não é calcário? Não é areia de praia , ou de coral? Não terás nenhuma decoração com base em rocha calcária? A água da torneira é da companhia ou de poço? Só depois de perceberes o que te está a fazer subir o pH é que podes tentar contrariar essa tendencia. Tentares fazer isso agora é uma perda de tempo e de dinheiro e dás cabo da paciencia com o ph sempre a oscilar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Xlibris Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 Pois é isso que vou fazer vou por separadamente todas as decorações do aquario e o areão e vou ver qual deles aumenta o ph! Mas o que me interessa mais é em relação ás trocas de agua pois se não fizer mal aos peixes deixar somente a agua a repousar, sem qualquer adição de quimicos, porque alem de ficar mais barato é bastante mais simples, pois não me altera o ph visto que o ph da agua da torneira é excelente! Citar O meu menino!! Aqui
Just_me Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 O que te está a causar a subida do pH é muito provavelmente a saida do CO2 presente na agua...não é nem o aquasafe nem mais nada. turfa é capaz de ser uma boa solução. Quanto aos metais pesados...as plantas consomem-nos ja que para elas são micronutrientes. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Os TPA's depende muito do tipo de peixes que tens. No meu caso guppies estou a tentar fazer 2 mudas semanais de 20-30%. Abraço, Bruno Citar Abraço, Bruno Barreiros
Recommended Posts