Ajuda aquario plantado


João Neves

Recommended Posts

Boas. Tenho um aquario plantado de 100lt mas estou a enfrentar muitos problemas: cmecei por colocar um tronco, mais um já com plantas e tenho mais um pequeno com anubias. Não é mt mas estou com medo de colocar mais pq o aquario está muito mau. Eu mudo 20% de água todas as semanas, mas além de a agua estar amarela, (eu sei que é dos troncos mas nao consigo tirar o amarelo da água) com estou com imensas algas, no areao a principalmente nos vidros. Eu trato a água com Cicle e waste control da Nutrafin, ponho, adubo líquido e tenho reactor de Co2 daqueles de pacotes. Acho que não é natural a agua ficar suja assim tão depressa pq todas as semanas tenho que limpar absolutamente tudo.

Por favor ajudem-me pq deve me estar a falhar qualquer coisa, mas nao sei o que é e estou um bocado desmotivado

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de um coisa: o PH anda entre os 6.5, mas é outra coisa que acontece é que é mt instável tem muita tendencia para subir e tenho que estar smpre a colocar tampoes

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Nao sou la muito entendido nessa materia apesar de ter tambem um plantado.

 

Em relaçao a agua amarela lavaste bem o tronco??? Ferveste o tronco ???

SE nao o fizeste faz isso .

 

Em relação ao ph estar sempre a subir que tipo de areao usas ja fizeste o teste do vinagre????

 

Se tiver errado que digam pois estamos sempre a aprender

 

cumps

:lol:

NuNo MeNdEs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao das algas so se vai resolver quando tiveres muitas plantas em franco crescimento pois assim ao estares a fertilizar a agua, a adicionar Co2 (e ja agora a nivel de iluminação como estamos?) so com essas plantas estas a alimentar as algas.

fertilização e Co2 so faz sentido se tiveres uma iluminação forte e muita planta.

As anubias são de crescimento lento, experimenta por umas de crescimento rapido para retirarem os nutrientes da agua... pára com a fertilação liquida algumas plantas flutuantes ajudam...

Que tipo de algas tem o teu aquario?

Que equipa de limpeza tens? se não tens o melhor é pensar nisso rapidamente!

 

A agua amarela não constitui problema a não ser que esteticamente não te agrade... se assim for so fervendo varias vezes ate sair amarelo todo mas como os troncos estao plantados isso esta fora de questão...

 

 

O vinagre ferve em contacto com calcario se bem me lembro...

não serão as TPA´s que fazem flutuar o Ph? qual o ph da agua que adicionas?

 

Vai dando noticias

Ja agora aproveita e faz uma pesquisa aqui no forum porque este é dos temas mais debatidos...

 

Boa Sorte

 

Um Abraço

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á filtraçao tenho filtro exterior eheim de 750lt. se equipa de limpeza tereferes a peixes, por acaso só tenho duas corridoras pq estava com medo de por lá mais alguma coisa. A iluminação realmente nao é a malhor pq só tenho uma lampada de 45w mas estou a trabalhar nisso.Eu faço as TPAs com agua da torneira que tem pH á volta de uns 7.6.

Obrigado pelas sugestoes vou tentar isso tudo

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cory´s como equipa de limpeza não são nada boas, quanto a fertilização e CO2, tens de parar, porque qualquer dia não tens controlo nas algas. A minha estória trágica com algas e plantados ainda há pouco acalmou, porque fazer trocas de agua frequentes para reduzir algas destabiliza completamente o pH do aquário e os peixinhos é vê-los a afogarem-se.

Arranja mais luz, mete plantas de crescimento rápido(shinnersia rivularis, egeria densa, limnophila sessiflora, ceratopteris cornuta, ceratopteris thalictroides...são alguns exemplos) e compra ottocinclus e crossocheilus siamensis, mas quando os comprares, atenção às trocas de água.

 

Por aqui me fico, abraços e boa sorte.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais