Recommended Posts

Publicado

Porque que os aquarios não podem estar no chão????é que eu vou comprar um aquario e ia mete-lo no chão so que me disseram para eu não meter. Se não podem estar no chão podem me dizer porque???

Fiquem bem mas portem-se mal

Publicado:

Vivas. Antes de mais nada, benvindo ao forúm.

Quanto à tua pergunta, não que eu perceba muito de Fenómenos de transferência de calor, mas eu creio que o factor principal, é que no chão o calor (se se tratar dum aquário tropical) dissipa-se muito mais facilmente. Ou seja, ou teres um aquário (mesmo que com esferovite por baixo da base) no chão vai fazer com que "puxes" mais pelo termostato. Eu creio que este é o factor principal. Além de não ser muito estético (um bocado estranho de se contemplar) e não dar muito jeito para fazer manutenção.

Mas pronto, como já disse, não sou nenhum expert nessa matéria.

Espera por mais opiniões.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

E mais uma...

Está mesmo a jeito para se lhe dar um pontapé sem querer e parti-lo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas a todos

Este é o meu primeiro "post" no forum mas gostaria de aproveitar para reforçar o que o Luís Fortunato estava a referir no "post" dele.

Sem uma camada isolante "séria" facilmente se entra em troca de temperatura entre o chão (seja ele de que material for) e o vidro e consequentemente a água do aquário.

Tudo na Natureza tem tendência para o equilíbrio e a temperatura não é diferente.

A minha sujestão (embora ignorante em aquários mas conhecedor destas coisas de "trocas térmicas") será:

:? Coloca uma placa de madeira como base do aquário (MDF seria bom pois é "poroso" e cria barreiras para a passagem do calor/frio entre ambos)

:? Entre o Aquário e a base de MDF uma placa de esférovite ou "Wallmate" (parecido com esférovite - é usado na construção civil para isolar as paredes - tem uma característica côr azul ou rosa conforme o fabricante...)

Consegues estes materiais em qualquer AKI ou Mestre Mako (salvo qquer publicidade) :D na tua zona.

Assim posso garantir-te que não vais ter interfências térmicas entre o chão e o Aquário bem como consegues uma boa camada de nivelação.

Espero ter conseguido ajudar.

Um abraço!!!

Pedro

Aquário: Kit - Aquapor linha "loja" 62x31x36 69L

Tropical de água doce

Montagem quase terminada.... :)

Publicado:

:roll: Bem ……

Basicamente não se deve meter um aquário no chão porque praticamente só tens desvantagens, o que parece óbvio, na verdade a única vantagem seria o facto de não precisares de móvel de resto é só inconvenientes.

:? Para admirares a beleza do aquário das duas uma ou te deitas no chão ou andas de rabinho para o ar.

:? Apanha mais pó

:D Esta sujeito a levar mais pancada (pontapés, pancadas na limpeza do chão etc., etc., ….)

:lol: Para fazer mudas de água nem te conto

:arrow: Para realizares qualquer tarefa básica como aspirar o areão, retirar qualquer coisa do fundo, colocar plantas etc., etc. tens que andar sempre de joelhos.

ETC, ETC, ETC………….

Honestamente de onde tiras-te ESSA IDEIA ???????????????? :shock::shock::shock:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!