Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Vou adquirir um Sera Biotop Nano Cube 60. Para fazer um aquário de camarões e mais tarde se possível colocar uns peixes. Sei que não é recomendado, misturar peixes com crustáceos. Mas não é impossível e é preciso muito cuidado (

Sera Shimps community aquariums ).

A minha dúvida neste momento está no "plant substrate" + "gravel".

Para o "gravel" encontrei várias opções no forum: Ada AquaSoil Amazonia, Quartz Negro, ShiRakura Red Bee Sand.

Mas não encontrei nenhuma referência sobre o Dennerle Nano shrimp gravel Sulawesi black (2kg 6.35€) ( Link ).

Gostaria de saber se têm alguma opinião do artigo nano shrimp gravel da Dennerle.

Em relação ao "plant substrate" devo optar pelo sera floredepot (2.4kg 7.49€ ) ou o Dennerle DeponitMix Professional (3kg 10.36€).

Muito Obrigado

João Manso

Ps: Nos valores ainda acresce os portes de envio.

Publicado:

Boas

Sinceramente e na minha opinião, substrato preto/cinza de momento acaba por compensar comprar ADA. No mercado português pedem valores exorbitantes por substratos "novos" e da moda no que respeita a aquário de camarões. Esse dennerle, fluval stratum etc e até o substrato do Oliver Knott da tropica tem preços estupidamente elevados no nosso mercado quando no fundo no estrangeiro são vistos como alternativas ao Ada aquasoil. Nisto apenas para chegar à conclusão que está provado que o substrato ada aquasoil é bom para aquário de camarões e é bom para plantas e a meu ver o facto de ser preto/cinza dá um efeito espectacular ao aquario e é o melhor quando usado para camarões que não sejam pretos pois criam muito contraste. Se fosse eu sinceramente ia para o ADA, por 30 e poucos euros compra-se um saco de 9 litros que chega para o aquário que vais montar, quanto ao fundo fértil, eu optava por NADA. Já que é para camarões e pouco plantado para quê usar? Se realmente quiser apostar num plantado a sério o Ada powersand não é assim tão caro e ao menos fica com tudo a "condizer", se quiser algo mais barato o melhor é optar por tropica, ou JBL aquabasis plus. Não quero com isto fazer publicidade e não sou de longe um aficionado por ADA até porque na minha ultima montagem usei Akadama, mas sinceramente não há duvida que o substrato é bonito (o amazonia, preto), que é funcional (baixa e estabiliza o pH, faz o ciclo mais depressa, e é uma boa base para plantas). Agora pedirem mais caro pela concorrência só porque diz "camarões" na embalagem....não caio nessa.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!