Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Iniciei a montagem de um aquário plantado dedicado a camarões.

Setup:

Aquário: 80x45x60 (Diy vidro 10mm com travessas)

Móvel: Diy em mdf hidrófugo, lacado a cerejeira.

Filtro: Fluval 305 (Ciclado do aquario dos meus pais)

Termostato: Hydor externo 200w

Co2: Pressurizado 2kg com 1bolha por segundo (apenas durante iluminação)

Calha: Lifetech 2x55w 6500k (temporaria), Definitiva:Calha Blau hqi 150w balastro externo 6500k)

Substrato: Tropica 2,5litros + 30 litros Akadama especial

Hardscape: Seyru stone, tronco redmoorwood(ainda de molho), pedras vulcanicas denominadas por alguns de moss stones.

Plantas:

(Algumas temporárias)

Fetos:

Microsorum pteropus windelov

Bolbitis heudelotii

Tapete:

Glossostigma elatinoides

Hemianthus callitrichoides cuba

Eleocharis acicularis

Echinodorus tenellus

Musgos e liverworts

Fissidens fontanus

Fontinalis antipyretica

Monosolenium tenerum (pelia)

Riccia fluitans

Plano intermédio:

Cryptocoryne wendtii brown

Staurogyne sp

Anubia nana (posteriormente a trocar por anubia nana petit)

Grande plano:

Ludwigia arcuata

Rotala rotundifolia

Didiplis diandra

Micranthemum umbrosum

Heteranthera zosterifolia

Vivos:

2 iriatherina werneri

1 poecilia reticulata (alevim)

Invertebrados:

Camarões:

15 neocaridina heteropoda var. yellow

15 Caridina Cantonensis sp bee (Grade C-- a Grade A )

5 Caridina Cantonensis sp Golden

9 Caridina Cantonensis sp Crystal Red

Caracóis

Dezenas de Physias sp,

Dezenas de Planorbis corneus (rosa, brown, vermelho, azul)

1 Anentome helena (Alcunha: Gordinho) :evilbat:

Fica o esboço. Isto foi o que idealizei antes da montagem:

aquariov.jpg

Algumas fotos, vou actualizando assim que receber as fotos:

Estudo do layout:

img4420t.jpg

Com 1 semana:

Panorâmica:

img4536d.jpg

Lado esquerdo:

img4540q.jpg

Lado direito:

img4542w.jpg

Pormenor Fissidens fontanus em pedra vulcânica.

img4538o.jpg

Foto dia 23/04/2011 (Desculpem a qualidade) (1 mês de montagem)

imag0060c.jpg

Tinha o meu aquário montado com Crystal bee e neocaridina yellow.

img4500o.jpg

img4521c.jpg

img4517e.jpg

Entretanto encomendei uns Crystal red e golden ao membro Cmargarido e eis que me chega isto a casa. Depois de ambientados e passado 3 horas da chegada decidi tirar umas fotos com o telemóvel, desculpem a qualidade, assim que tiver a maquina tiro melhores fotos porque os bichos merecem.

Estes dois precisam de apanhar sol :sunbathing:

imag0082v.jpg

imag0062zv.jpg

Fiquei surpreendido com as cores aquando da chegada. Temos mestre de invertebrados em portugal. :character0050:

imag0110x.jpg

imag0097c.jpg

imag0070gd.jpg

crs2.jpg

:shocked028:

crsc.jpg

Um muito obrigado ao membro Cmargarido pois superou as minhas expectativas. Teve muita paciência comigo até eu estabilizar ao máximo o meu aquário no final só podia correr bem. Fiquei muito satisfeito, estas fotos foram tiradas (peço desde já desculpa pela fraca qualidade mas esqueci-me da maquina fotográfica) passadas 3 horas de estarem no aquário. Espero que apreciem tanto como eu. Agora é deixar os bichos tomarem conta da nova casa. Estão todos bem de saúde e activos. Quando chegaram tive Picos de alegria :music_singguitar: .

Cumprimentos

Editado por Maze
Publicado: (editado)

Boas

Obrigado mas o mérito não é meu :naughty:. Actualizei com mais fotos. De referir que este plantado tem prioridades. Primeiro camarões, depois camarões, depois os camarões, não esquecendo os camarões e só depois as plantas. Espero que gostem tanto como eu. Sugestões são sempre bem-vindas, não sejam tímidos :sign_welcome:

Cumps

Editado por Maze
Publicado:

Gostei imenso dos camarões e da montagem, porem vais ter dificuldades em ter durezas baixas pois colocas-te Seyru Stone, que liberta muitos minerais para a coluna de água.

Não foi a melhor escolha para rochas, se era para ficar o plantado bonito os camarões não vão gostar ;), nos meus aquários as únicas rochas que entram são as vulcânicas.

Publicado:

Boas Fábio,

Obrigado pelo comentário. Sim quanto às seyru stone decidi usa-las porque a agua que uso tem gH e kH muito baixo e queria alguma dureza devido ao facto do uso de CO2 (ter alguma segurança sem grandes oscilações de pH. Tenho no aquário ph 6.6, kh 2, gh 3, faço Tpas diárias de 5% (as vezes faço duas), os parâmetros tem se mantido estáveis, oscilando ligeiramente o pH com o uso do CO2. Espero que se mantenha assim caso contrário terei que fazer grandes mudanças. Algumas das pedras foram usadas num cubo (35cm) que tinha onde mantive New bee, Neocaridinas e os parâmetros andavam sempre a volta do mesmo e reproduziam-se bastante, sei que não é a mesma coisa com Crystal mas a minha prioridade vai ser sempre os camarões, custe o que custar, se puder aliar o plantado e à beleza (a meu ver) do hardscape tudo bem, caso contrario mudo tudo.

Cumps

Publicado:

Se tens água mole, és um sortudo é o que te posso dizer :D.Já agora qual o ph da tua agua da rede?Não precisas de tpa's tão regulares, assim é mais fácil teres o aquário instável...

Sendo assim, a historia muda completamente de figura :).

Boa sorte com eles.

Publicado:

Boas

Bem, sortudo não sou porque a agua que uso não é a da torneira. Tenho trabalho a encher garrafões(casa dos meus pais). 5.5 à saída. 5.9/6.0 depois de estabilizar. A agua vem com muito CO2. Já testei e se fizer 1x semana uma muda de 25/30% é pior.

Cumps

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas

Depois de alguns contratempos a nivel de iluminação fica a foto da flora a recuperar....

img5357bs.jpg

img5358uf.jpg

Assim que puder actualizo....

Cumps

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Obrigado pelos comentários. Os musgos estão saudáveis sim mas tem algumas algas. Fertilizo sim 1 ml de tropica e 2 ppm de Potássio por dia (Fertilizo pouco mas muitas vezes para não ter impacto nos camarões. CO2 1 bolha por segundo, Tpa de 5% de dois em dois dias. As plantas, umas mal crescem, outras crescem imenso, mas andei com uns contratempos a nível de iluminação e ganhou algas agora está a melhorar de dia para dia espero que estabilize. Tenho é sempre os fosfatos e nitratos muito baixos para plantados mas tenho medo dos camarões.

Cumps