Recommended Posts

Publicado

Bom dia comunidade! :sign_welcome:

Acabei de me registar neste site que já acompanho a algum tempo, contudo, só agora me registei porque só este fim-de-semana "montei" o meu aquário de água quente!

O aquario é de 32,5L e está com uma temperatura que ronda os 27.ºC.

Em termos de decoração, tem plantas artificiais, umas pedrinhas em vidro e cascalho!

Coloquei a água no domingo, e os peixes na 2ªfeira (desculpem, mas não resisti!). Coloquei o AquaSafe para normalizar a agua.

Mas à noite, quando os estava a observar detectei alevins... não sei que faça.. e pior, não sei de quem são!! ahahah! Mas quem será a mãe dos alevins??? Ainda tentei apanhar um, mas ja estava morto ou entao morreu quando o tentei apanhar.. mas penso que haja mais uns quantos por la.. será que sobrevivem? No entanto as minhas apostas são para a molly balão amarela, alem de estar menos inchada, verifiquei que o alevim que eu retirei era amarelado... logo deve ter sido ela.. mas não costumam ter a partir de 20 alevins?? Penso que seja impossivel ela ter tido tantos.. eu devo ter visto uns 3, agora não se vê nenhum... no entanto agora coloquei-a na maternidade para ver como passa estes dias..

Desde ontem que a agua esta um pouco turva.. alguma sugestão?

Quanto aos peixes que tenho, tenho platis, mollys, escalares ( zebra e albinos), um peixe gato de vidro,um plecostomus leopardo e um camarão amano.

:pompomgirl:

Publicado:

Olá,

Que grande coboiada que aí vai em apenas 32 litros! Terás obrigatoriamente que começar a cortar na população e ainda por cima os vivíparos são tipo coelhos com barbatanas: reproduzem como doidos!

Quanto aos alevins, duvido que com os pais, os primos e os escalares aí à solta, algum venha a sobreviver. Só se tiverem possibilidade de se esconderem como deve ser na decoração do aquário. A propósito disso, e que tal trocar essas plantas de plástico por plantas naturais?

Quanto à água turva, penso que se deve sobretudo à enorme carga (ou descarga! :laugh: ) orgânica que essa população toda provoca. O aquasafe serve para neutralizar o cloro e metais pesados que se encontram na água da torneira; terás urgentemente que comprar e introduzir uma fonte de bactérias (sera nitrivec, por exemplo) para que ocorra uma filtração biológica em condições para essa rapaziada toda, sob risco de acontecer uma hecatombe nesse aquário, pois ele não se encontrará minimamente filtrado.

Ficam aqui alguns conselhos mas há aí muito trabalho a fazer.

Publicado:

P.S.: Ah, e TPA's! Nesta fase, sem o ciclo completo e já com bicharada lá dentro é urgente fazer TPA's, de preferência diárias, pelo menos de 20% do volume de água do aquário. Mesmo depois da introdução das bactérias também é aconselhado manter esta rotina, pois elas não se instalam nem começam a trabalhar logo de um dia para o outro.

Publicado: (editado)

Boas Piku,

Bem Vindo (Esta é a parte simpatica, porque a partir daqui vais levar....!)

Se costumas vir ao forum, já deves ter lido algumas coisas não é PIKU????????

Encher o Aquario no Domingo e meter Peixes na SEGUNDA?????? Ohhhhh PIKU...............

Num aquário de 32,5L tens "platis, mollys, escalares ( zebra e albinos), um peixe gato de vidro,um plecostomus leopardo e um camarão amano." Já agora para levares mais na cabeça, quantos de cada espécie? Eles nadam ás cavalistas uns dos outros????

A água turva DEVERÁ ser a ciclo do azoto, PÉSSIMA altura para teres la peixes. Os alevins que viste deveriam de ser da molly, mas ou morrem logo por causa das condições da água, ou os outros peixes os comem, não devem passar despercebidos em 32.5L..........não é PIKU???

PIKU, se já visitas o forum a algum tempo, aconselho-te a leres...e depois....voltares a ler...e em seguida LER outra vez e só depois....voltas a ler :P e só mesmo depois é que montas o aquário e com muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa paciência!

Cumprimentos,

Ricardo

Editado por maxxedison
Publicado:

Olá Piku

O desejo de ter um aquário pode ser forte ao ponto de fazermos coisas que não fazem muito sentido e nem reparamos no que fazemos aos animais.

32 litros é realmente pouco para peixes, muito menos para a quantidade e espécies que aí tens :(

Ao contrário dos membros anteriores (percebo o que querem dizer) nem é o ciclo o que mais preocupa, pois nesse aquário com essas condições nunca vais ter um aquário estabilizado quanto mais para haver ciclo.

O meu conselho seria leres mais um pouco, verificares aquários com a mesma capacidade com o teu, para teres ideias do que deves colocar e re-fazer esse aquário.

Bem vinda.

Publicado: (editado)

Vou ver então... :shocked028:

Tenho 2 platis, 2 mollys, 1 escalar zebra,2 escalares albinos (pequenitos), 1 camarão, 1 pleco e 1 peixe gato! E dão-se todos bem.. e não andam às cavalitas uns dos outros :crazyeyes:

Segundo li, aconselha-se 1cm de peixe por 1 litro de água, eu tenho no máximo 22 cm de peixe, logo 22 litros de água...

Editado por Piku
Publicado:

Isso não é bem assim. Nem essa "regra" é tão linear nem muito menos as contas que estás a fazer estão a bater certo.

Tens que contar com o tamanho em adulto de cada espécie, isto se desejas que eles tenham uma vida saudável e cheguem à idade adulta. Ora, o pleco sozinho é rapaz para chegar até meio metro!

Publicado:

Olá Piku,

Como o 7ubal já indicou essa regra não existe, é uma forma de se tentar controlar os novatos para que evitem fazer muitas asneiras hehehe

E a "regra" correta seria " 1 cm de peixe por 1 litro de água em adulto", mas basta pensarmos que se tivermos 10 litros de água mas só 1cm de largura de aquário (mais alto que largo) poderias colocar 10cm de peixes? Lógico que não.

Só os escalares precisam de cada um uns 30 litros de água, imagina...

Como tens o aquário pelo menos faz TPA's diárias, pois não terás forma de controlar a carga orgânica gerada.

Publicado:

Bem... se formos por ai... pensando que em 50litros so posso ter o pleco, acho que mais vale forrar as paredes com aquario.. Acho que temos de ser sensatos, nem tanto ao mar, nem tanto a terra... :sorry:

Esta noite vou fazer a renovação de 20% da agua.. e depois é aguardar.. o ciclo ainda não está completo e sei que tudo leva o seu tempo.. :baned:

Publicado:

Piku, tu e só tu podes decidir o que fazer e como fazer.

Se precisares de ajuda estamos cá para o que for preciso, mas tem sempre a noção de uma coisa "Pior cego é aquele que não quer ver". E tu estás a lidar com seres vivos, tem pelo menos atenção a isso.

Qualquer coisa apita

Publicado:

Então já agora, digam-me lá a capacidade dos vossos aquarios e quantos habitantes tem? Só para eu me orientar... :roll:

Publicado:

550 litros uma dúzia de corydoras, 2 Discus, uma dúzia (+/-) werneris alguns/camarões.

O resto tenho só camarões (70 litros, 50 litros vários etc etc).

Mas Piku, os erros de uns não devem ser os erros de outros... :)

Publicado:

Boas Piku,

Eu sei que deve ser stressante, os aquários grandes são caros, por vezes poupamos no aquario para sobrar para os peixes, tambem já me aconteceu há muitossssssssssss anos, o mesmo, comprar um aquário (na altura um de 80L) e espetar logo peixinhos la para dentro, logico será dizer que me aconteceu o mesmo que a ti. Na altura ainda não havia este maravilhoso Forum, e a Aquariofilia ainda era um mistério da natureza, e só alguns possuiam a conhecimento e desses alguns, muito poucos a transmitiam. Depois de conseguir que os "mestres" da altura me transmitissem o seu conhecimento, Tive nesse aquário somente 3 escalares, um pleco (que ficou gigante e teve que ser dado para um aquário maior), umas 5 ou 6 corydoras e se não me engano 10 Tetras cardinais. Mesmo assim em 80L os escalares quando adultos, já se sentiam desconfortaveis e acabei por os "doar" para um aquario de 350L de um amigo que ja tinha outros da mesma espécie.

Tive entretanto outros 3 aquários, um de 60L que só serviu para um pequeno cardume de tetras Cardinais (6) e camarões e a minha aprendizagem no mundo dos plantados. Tive outro aquário de curiosamente 30L com um Betta somente, tive-o durante anos, e quando esse Betta morreu, guardei esse aquário. Agora tenho um aquário de 500L com 4 discus, 3 Cardinais (que ainda são os mesmos que vem da altura do aquario de 60L, tem pelo menos 6 anos), 7 tetra limão, 6 tetra negros, 2 ramirezis, 1 ancistru, 4 ottocinclus, e 14 corydoras (Eram 10, mas tiveram uma ninhada e sobreviveram 4 novos habitantes). Destes peixes todos (que até eu ja acho que abusei, mesmo assim, estão dentro do razoavel, digo eu...), os discus são os que em adultos ficarão maiores, podendo chegar aos 20Cm, o resto dos animais são de porte pequeno mesmo em adultos, excepto talvez o ancistrus que já vai com os seus 11cm! Com isto tudo tenho uma Sump (que é um segundo aquario a fazer de filtro para o aquário grande), com uma capacidade de 80L, mas isto já é outra historia, foi só para completar.

Resumindo PIKU, e vou-te dar a minha sincera opinião, da minha experiência na aquariofilia, que teve altos e baixos.

Se realmente gostas da aquariofilia, mesmo que tenhas pouca experiência mas que te queiras aventurar neste maravilhoso mundo, primeiro, perder tempo a ler, para aprenderes o básico e descobrires que peixes gostas mais, há imensas especies e muitos não são compativeis e tem diferentes condições de água, etc.

Segundo, juntar dinheiro e gasta-lo no maior aquário que conseguires comprar, pois quanto maior, mais estabilidade vais ter no futuro, pois aquários pequenos para conseguir estabiliza-los exerce muita paciência e muita experiência, senão vais acabar por só teres mais baixos do que altos nesta experiência e vais-te sentir frustrado por os animais começarem a morrer e de haver problemas no aquário. Juntamente com o orçamento para o aquário deves ter atenção a juntar o preço do filtro externo, pois é o coração do teu futuro aquário, e acredita quando digo, que é dinheiro bem gasto, pois gastas mais comprando kit's que mal dão para o aquário e acabas por ou desistir e perdes dinheiro, ou trocares por algo melhor, gastando depois mais dinheiro (pois já o gastate comprando daqueles aquários kit's, ou algo do genero). Tens imensa informação relativo a filtros aqui no forum, para não te enganares e saberes preços quando o adquirires. E em terceiro (e ultimo, para não te chatear mais), teres muita paciência, pois é um hobby, que exige seguires as coisas, não digo á risca, porque com a experiência e com o que lês verás que podes ocasionalmente pisar o risco, mas modestamente, e cada aquário é diferentes, vais aprender com os teus erros e se fores realmente humilde, irás aprender com os erros dos outros, pois tem-me ensinado muito.

Agora, o que fazer com o teu aquário de 30L...bem, sempre podes trocar os peixes por plantas (VIVAS), tentar que fique estavel, aprenderes um pouco com ele e quando estiver pronto para aceitar habitantes, procurares algo que vive relativamente bem em 30L de água (é uma questão de pesquisares aqui no forum, há um sub-forum especifico para "nano-aquarios").

Melhor do que eu para falar sobre isso é mesmo o Sr. Hugo R. Silva que já comentou aqui no teu tópico, pelo que tenho lido, ele pode-te dar excelentes dicas e ensinar-te muito! ;)

Cumprimentos,

Ricardo

Publicado:

Bom dia! Obrigada pelas vossas colaborações!

Tenho uma dúvida, uma das minhas molly está com um comportamento estranho, limpa as pedras e depois roça-se nelas com a barriga, sabem se isto tem algum significado especial?

Ontem vi a platy vermelha comer um alevim :cry4:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!