Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal da aquariofilia! :sign_welcome:

Venho tirar uma duvida. ;)

Eu comprei umas doses de riccia e gostava de fazer tapete no aquário, visto o membro a quem comprei a ter como planta de superfície tive de a prender a umas pedras no fundo do aquário.

A minha duvida é o seguinte, eu prendi-a as pedras com fio de nylon, acham que foi a melhor forma e acham possível que consiga fazer com que alastre ao ponto de conseguir fazer tapete? :P

Deixo aqui algumas imagens para verem.

Pic_19886_1.jpg

Pic_19886_2.jpg

Pic_19886_3.jpg

Bem aguardo alguns comentarios e dicas para ajudar! ;)

Cumprimentos a todos.

£uis Gomes

Publicado:

Boas

Era mais conveniente envolveres a pedra numa rede com a riccia, dessa forma daqui a algum tempo ela solta-se mas pode ser que resulte.

Cumprimentos

Paulo Freitas

Publicado:

Eu tive o cuidado de prender bem e dar varias voltas com o fio, achas que mesmo assim se solta?

Quanto tempo leva (normalmente) a Riccia a prender a pedra e começar a alastrar?

Cumprimentos.

E obrigado pela dica. :)

£uis Gomes

Publicado:

Boas

Infelizmente a riccia nunca se prende, e uma planta flutuante com o tempo ela solta-se conforme vai crescendo a que esta por baixo deixa de receber luz e acaba por apodrecer acaba por um dia subir a superfície.

O que eu sugiro é aqueles troncos ramificados onde podes prender pequenas porções nas pontas perto da superfície onde cria um bonito efeito tipo bola onde facilmente a prendes com um fio.

Pelo que parece existe mais variedades de riccia algumas mas adequadas para tapetes outras não.

Cumprimentos

Paulo Freitas

Publicado:

Ok obrigado pela dica.

Eu vejo alguns aquarios na net com esta planta a fazer de tapete, pensava que ela segurava bem... :(

£uis Gomes

Publicado:

Boas novamente amigos! :D

Então mais ninguém tem opiniões formadas ou algumas dicas que me possam dar para ajudar? :P

Cumps

£uis Gomes

Publicado:

Olá.

Boas novamente amigos! :D

Então mais ninguém tem opiniões formadas ou algumas dicas que me possam dar para ajudar? :P

O Clik já respondeu, e bem... a Riccia é uma planta flutuante. Não tem raízes, por isso nunca poderá alastrar de maneira a fechar um tapete. O que se faz é pegar numa data de pedras, lisas de preferência, cobri-las com Riccia e segurá-la. Seja com redes, fio de nylon, etc...

Podes ver mais aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56490&view=findpost&p=356455

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá!

Assim como deve ter cuidados com qualquer planta fazendo podas com a riccia deve ter o mesmo cuidado, se não deixar crescer muiro fazendo sempre uma manutenção vai ter um ótimo resultado,

Mas vale lembrar que para que ela se desenvolva é preciso ter uma boa iluminação e injeção de co2. OK!

Um grande abraço e boa sorte.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Ok obrigado pela dica.

Ja tratei da iluminação e tenho um sistema de CO2 caseiro agora e esperar a ver se realmente tenho sorte... :)

£uis Gomes