Recommended Posts

Publicado:

Viva,

Vamos por partes:

1. pH = 5, acho muito baixo, mas tu deves ter usado esse tipo de substrato por alguma razão, ou foi por engano?

2. A água da rede aqui nos Allgarves é óptima, porque não a usas nas TPA's? Eu uso, encho 4/5 garrafões 2/3 dias antes e deixo-os na varanda destapados para o cloro evaporar, agora nem é preciso aquecê-la pois a temperatura dentro de casa anda nos 26/27º.

Abraço,

Publicado:

Boas,

O substrato foi comprado intensionalmente, mas supostamente deveria deixa o pH neutro ou muito perto disso.

Relativamente à água da rede cheguei a utilizar mas a água do aquario ficava meio leitosa, de qualquer forma vou tentar outra vez para ver o resultado.

Publicado:

Olá gente marafada!!! cheers

Acho que há um tópico na zona de grupos, mas está bloqueado (pelo menos a mim).

Publicado:

Bom dia

Desculpem insistir no mesmo, mas após duas TPAs de aprox. 30% com agua da rede, deparo-me com o mesmo problema. A agua retirada apresenta valores de pH demasiado baixo (5) após a introdução da água nova o pH sobe para cerca de 6.5/7.

Já não sei o que fazer. este momento tou a fazer TPAs de dois em dois dias e temo que estas descidas e subidas do valor de pH possam afectar os peixes que neste momento não me parecem muito afectados, comem bem e mantêm o comportamento que sempre demonstraram.

O QUE FAZER???????????

• 3 semanas depois...
Publicado:

Pessoal se pudessem ajudar era otimo, até porque já tenho peixes doentes (pop-eye) e temo que seja das variações do pH.

Publicado:

Olá

Já experimentaste colocar areia/areão de coral? Umas simples conchas ? Deve servir perfeitamente para o que pretendes.

Atenção que o popeye não deve ser devido ao pH mas sim a má qualidade da água....

Publicado:

Tenho estado a usar água da rede, penso que seja boa. Costumo encher 3-4 garafões deixo durante cerca de 48 horas para o cloro sair. Hoje retirei as cinco ampulárias que tinha (não sei se o muco poderá afectar quer a qualidade quer o único que paramtro que anda alterado, pH).

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal, de volta a este tema que me tem marterizado a cabeça desde há algum tempo a esta parte.

Após conversa com uma amiga (que trabalha numa loja de animais) a mesma sugeriu-me que fizesse os testes de pH com e sem areão. Tal não foi a surpresa ao verificar que com o areão o pH descia mais do que seria de esperar (até porque supostamente o areão devria estabilizar o pH por volta dos 7). E sem o areão o pH não sofria grandes oscilações (ver gráfico e tabela abaixo).

16952220.jpg

Agora a célebre questão... o que é que faço?

Será que o areão está "gasto", apenas com 8 meses de uso?

Caso não exista outra solução, será que devo mudar o areão ou adicionar algo para estabilizar o pH (não o quê)?

Pessoal, desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Publicado:

Vivas,

Realmente é uma situação bem estranha :puppydogeyes:

Chegaste a experimentar adicionar conchas?

Como a litragem até nem é muita em último caso é recomeçares.

Bota aí uma foto do dito, quem sabe alguém descubra o "culpado".

Abraço,

Publicado:

Ora muito bem... aqui vai uma foto do "menino"

mg9972.jpg

De tudo o que se vê a única coisa que já não faz parte são as ampulárias. Tudo o resto mantem-se.

Publicado:

Vivas,

Tá muito giro e as plantas vendem saúde, os néons até devem gostar desse pH :thumbup3:

Esse tronco é natural? ou é material "manhoso"?

Se o áqua fosse meu recomeçava, aproveitava a água + plantas + peixes e trocava o substrato por um inerte com um pouco de fértil vulgar por debaixo e dispensava esse "tronco" se não for natural, parece-me ser o caso.

Ou então, se o "tronco" não for natural retira-o e passados uns dias repetes o teste..., que o teu caso é estranhíssimo, isso é!

Abraço,

Publicado:

Muito bonito! E as plantas respiram saúde!

Sobre o problema nada sei.

Eu utilizo água de rede e o aquário está cheio de algas castanhas, que até se colam às plantas. Terei que mudar os peixes para poder colocar um comedor de algas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!