Recommended Posts

Publicado:

É... são barbatanas... :P

Não te preocupes, elas regeneram-se rapidamente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

pois .... :( mas nao gosto de vê-la assim

ao principio do dia a femea está xeia da pica lool sepre a picar o macho e a mostrar a barriga, agora ao fim do dia fica escondida atrás do filtro e nao sai de lá, pareçe que está fraca... porque quando é "Descoberta" pelo macho começa a fazer a tal "dança" mas já nem foge, deixa que o macho lhe de cabo das barbatanas que ja estao todas murchas e fechadas loool Mas se é normal.... eles são kribensis eles que se entendam loool Eu so quero que ela nao morra :wink:

cumps

Publicado:

Os kribensis por esta altura estão se a dar muito bem, o macho ja deixa a femea ficar ao pe dele e passeiam os 2 pelo aquario, com a femea sempre a mostrar a barriga e a "tremer". :roll:

Mais 1 pergunta: não existe hipotese nenhuma de colocar outro ciclidio no aquario?

cumps

Publicado:

Não convém... se tu estivesses porreiro no teu espaço com a tua namorada... ias gostar de teres lá estranhos?

Podes sempre tentar colocar outro peixe, mas as probabilidade que o casal de kribensis reaja de forma mais agressiva existem.

É um risco... tanto podem eles não se importar, como podem matar o desgraçado, como deixarem estar por agora e fazerem-lhe a vida negra na criação, como não ligarem a minima mesmo com alevins.

Por norma os kribensis reagem ao que considerem ameaças à sua prole de forma agressiva... se virem uma ameaça no outro peixe e se o espaço não for suficiente sai agressão.

Podes tentar meter outro peixe... eu não te aconselho, mas tu é que sabes.

Para teres uma ideia do comportamento:

No aquário onde tenho o meu casal de kribensis, tenho apenas um comedor de algas chinês, que é um peixe agressivo, ideal para ter com ciclideos africanos. O aquário tem 1m e leva 120L, está plantado e tem imensos esconderijos.

O macho kribensi assim que vê o comedor de algas, dispara em direcção a ele e engalfinha-se mesmo com ele, só pára quando o comedor de algas foge para o meio das plantas e o macho deixa de o ver.

E o macho é mais pequeno que o comedor de algas.

É de tal forma esta situação que eu raramente vejo o comedor de algas.

Na área do aquário que pertence aos kribensis (sensivelmente metade do aquário) as algas proliferam... na metade não patrulhada pelos kribs os vidros e pedras estão limpinhos.

Agora tu é que sabes :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Bem pessoal, tem tudo corrido bem... até ontem :( desde que o macho começou a tolerar a presença da femêa que têm estado mais parado, ontem nem saiu da toca, e hoje ta a um canto do aquario parado sem se mexer... nao come nem nada... e está meio zonzo... quer me pareçer que vai morrer :evil: no entanto não apresenta nenhum sinal exterior de doença ou agressão :? a unica coisa que se nota é que está um pouco ofegante... já aumentei o O2 mas ele continua na mesma... não sei mesmo o que fazer. se quiserem posso por aqui uma foto

Se alguem tiver alguma ideia do que ele possa ter por favor ajudem-me.

cumps

Publicado:

bem pessoal nada a fazer... o kribensi macho morreu :wink:

Não faço ideia porque... não houve alterações de ph ou temperatura.. n tinha nenhum sinal de mau trato ou doença (ponts brancos ictio etc)... apenas estava apático e palido no fundo do aquario, e realmente não sei que doença pode matar um peixe em 2 dias... é mesmo muito esquesito... coincidençia ou não, isto aconteçeu depois de ele tolerar a presença da femêa... Irei buscar outro macho para continuar com a saga :wink: (Se alguem da zona de almada se quizer desfazer de um Krib macho = mp )

Cumps :lol:

Publicado:

Oi,

lamento pelo teu macho. Infelizmente essas coisas acontecem. Por vezes por mais cuidado e carinho que tenhamos com os peixes eles acabam mesmo por morrer.

O facto de estar ofegante como dizes poderia ser indicio de envenenamento, mas como a fêmea está assim fico com algumas dúvidas.

Pode-se ter tratado de parazitas ou então de o peixe já ter vindo debilitado da loja e ter havido alguma alteração pontual na água que ele não tenha aguentado.

Por norma um peixe saudável aguenta bem pequenas variações de temperatura, dióxido de carbono ou mesmo ph, mas se já estiver debilitado pode-se recentir e morrer.

Estive a rever a alimentação que dizes dar... modera a larva de mosquito. Dá tipo uma vez por semana. A larva de mosquito contém muita proteina e demais pode fazer mal.

Se puderes, um dia por semana dá menos de comer ou não dês qualquer comida mesmo, isso ajuda os peixes a limparem o organismo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado pela dica...

Realmente ouve um tempo em que dava larva de mosquito congelada todos os dias (tambem porque era a unica que tinha em "stock")... Já tinha ouvido falar que há lata probabilidade da comida congelada conter parasitas. Por isso agora dou flocos e comida iofilizada de vez em quando. Vou ver se arranjo outro macho. A femêa continua na maior, embora um pouco mais palida, penso que pelo despareçimento do macho, agora nao têm ninguem para exebir as suas cores.

Cumps

• 1 ano depois...
Publicado:

Bem dp de ler este tópico.... acho que estou a passar pela mesma situação.. comprei um casal de kribs à pouco mais de uma semana... e inicialmente tava tudo bem... agora o macho está sp escondido e afastado da fêmea e com uma respiração ofegante... já coloquei uma bomba de ar, e acho que vou fazer uma tpa... mas n tenho mtas esperanças... aceito sugestões para salvar o meu macho!!...

Obrigado e abraços!!!

Publicado:

Antes de tentares saber como poderás salvar, se este for o caso de doença, tenta 1º saber qual será a causa.

A maior parte dos problemas que se passam nos aquário são devidos a:

- parâmetros da água impróprios;

- ciclo de azoto não iniciado;

- má filtração;

- objectos tóxicos dentro do aquário;

- etc...

Com os kribensis existem vários problemas associados à morte ou doença deles:

- peixes comprados normalmente por iniciantes;

- degeneração genética associada;

Por isso antes de salvarmos um peixe devemos tentar perceber o que se passa no nosso penico e tomar medidas para que os outros não vão pelo mesmo caminho - MORTE.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/