Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Comprei ontem um casal de kribensis, já confirmei e são mesmo um casal! Andam sempre os dois juntos num canto do aquario.

Ainda estão muito "pálidos", as barrigas deles estao totalmente brancas

:) só têm riscas, posso fazer alguma coisa para melhorar as cores deles?

eles têm mais ou menos 6 meses, já têm idade para procriar? como sei que se aproxima a epoca de reprodução?

Só tenho uma rocha e um tronco no aquario... estava a pensar por uma "toca subtrranêa" no canto onde custumam estar, com um vaso enterrado no areão faço bem?

Se alguem me puder ajudar agradeçia.

cumps

Publicado:

Agora é só arranjares umas tocas (vasos, cocos, etc), mais do que uma para eles escolhrerm. De resto, é só dar-lhes tempo, que as cores vão aparecer. A paciencia será o teu melhor aliado :)

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Como o Paulo te disse é arranjar tocas para eles.

Nos meus usei para tocas os vasos da tropica e afins onde vêm as plantas.

Meti o vaso enterrado no areão só com uma pequena abertura para eles entrarem lá para dentro, e depois coloquei umas pedras por cima a fazer a entrada da caverna, para esconder o vaso dos nossos olhos :)

Se tiverem condições vais ver que em breve começam a ganhar cores bem bonitas e quando deres por ela irás ver a fêmea com uma cor purpura na barriga.

Quando ela estiver assim estará iminente uma postura.

Agora não esperes logo alevins... é normal os casais jovens comerem os ovos nas primeiras posturas, até ganharem experiencia.

Ajuda bastante teres muitas plantas e um fundo de areia... os kribensis gostam de fazer buracos e alterar as tocas a seu gosto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Só um pormenor: É um macho e uma fêmea e não um casal.

Depois de se reproduzirem é que irão formar um casal. E por vezes reproduzem uma vez ou mesmo outra, mas isso não significa que sejam um casal.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Eu disse casal com intensão de dar a entender que é 1 macho e 1 femea.

Já lhes arranjei uma "toca" com um pequeno pote de vidro, é capaz de não ser o ideal mas até agora foi tudo o que arranjei, pus num canto do aquario onde eles custumam estar, e pareçe que gostaram (pelo menos andam de volta dela)

Continuam pàlidos, começo a ficar com medo que não ganhem cores :?

cumps

Publicado:
Continuam pàlidos, começo a ficar com medo que não ganhem cores  :x  

cumps

Os meus quando os comprei também andaram pálidos durante umas semanas.

Depois coloquei-os sozinhos num aquário de 120L, com várias plantas, um tronco e diversas tocas com entradas bem escondidas e recatadas e deixei-os estar.

Nos primeiros tempos não se entendiam e era um para cada lado.

Hoje em dia estão com umas cores espetaculares, já fizeram uma postura, mas novinhos como são comeram-na, e espero mais dia , menos dia ter uma nuvem de kribensis bébés a passear no aquário.

Se lhes deres condições, em pouco tempo eles ficam com cores bem bonitas.

Querem água com os parametros certos, querem várias tocas, de preferencia escuras e só com uma entrada e bastantes plantas.

Se lhes deres isso de certeza que se vão sentir bem e quem sabe decidirem-se a procriar :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Uma toca pelo menos ja tenho 8) o pH está a 7 a temperatura a 26º, a dureza da agua não sei porque não tenho teste,(sou de almada, não sei se dá para fazer uma estimativa apartir da agua da torneira). Alimento-os 3 vezes ao dia 1ª flocos, 2ª artémia, 3ª larvas de mosquito. Eles andavam mais juntos, agora a femêa fica mais na toca enquanto que o macho anda por todo o lado a distribuir bicadas (incluindo na femea :S ) mas espero que logo se entendam, Hoje reparei que a femêa começa a ganhar vermelho na barriga, não era suposto ser o macho a ganhar umas cores mais vistosas?

Mas tou muito contente com os peixes, têm uma personalidade muito propria ;)

Tentei arranjar qualquer coisa para fazer outra toca, mas não tenho ideias, como custumam fazer as vossas?

Cumps

Publicado:
Tentei arranjar qualquer coisa para fazer outra toca, mas não tenho ideias, como custumam fazer as vossas?

Vasos 8)

Arranjas um vaso de planta dos pequenos e depois das duas uma... ou alargas o furo de escoamento da água e o metes no areão com a boca grande para baixo, ou então deixas o vaso de lado , quase que completamente enterrado no areão deixando só um pequeno espaço entre o areão e o topo da boca, o suficiente para a fêmea poder passar.

Os meus têm vasos de plástico das plantas da trópica... são totalmente pretos e imitam um buraco muito bem ;)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

pa tenho aqui muitos vasos de plantas mas sao muito pequenos 8) eles precisam que seja muito grande? a femêa agora esta sempre numa toca subtrranea que fiz com um pequeno frasco.

Publicado:

Um vaso com uns 5 a 10cm de altura chega bem. Os vasos da tropica são bem pequenos e eles entram e saem bem 8)

Se quizeres, podes pegar no vaso, serrar ao meio e assim ficas com duas tocas.

Os kribensis preferem tocas só com uma entrada por isso não te preocupes em arranjar "portas traseiras".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Só um pormenor: É um macho e uma fêmea e não um casal.

Depois de se reproduzirem é que irão formar um casal. E por vezes reproduzem uma vez ou mesmo outra, mas isso não significa que sejam um casal.

sinceramente, q promenor :?

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Publicado:

Se quiseres melhorar a parte estética, compras um coco, partes ao meio, comes o fruto, limpas a casca, e ficas com duas tocas

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

hmmm, e depois enterro o coco com a parte aberta virada para cima?

Agora neste momento tenho uma toca subterranêa que foi feita com um copo de vidro (daqueles dos iogurtes), tapei com areão e pus algumas plantas á volta, até ficou bastante giro e natural, e está num sitio escondido do aquario, mas a femêa prefere se esconder atrás da bomba :lol:

Bem cada vez estão com mais côr, a femêa está a ficar com uma barriga vermelho escuro, e quando se exibem um ao outro as cores ainda ficam mais carregadas, é normal o macho estar sempre a dar tareia na femêa, é que ela ja têm medo dele, cada vez que o vê esconde-se, só de vez em quando é que lhe mostra a barriga, é um comportamento normal?

Publicado:

A fêmea provoca o macho!

Quando a vês a mostrar a barriga ao macho é porque o está a provocar, a tentar mostrar que é fertil e que dará uma boa parceira.

O macho inicialmente ataca a fêmea mas com o tempo vai permitindo cada vez mais a sua presença e vai chegar a altura em que os vais ver juntinhos a passearem pelo aquário.

Com os meus também foi assim. Havia uma altura em que cada um estava na sua metade de aquário e não tolerava a presença do outro.

Agora, tomaram conta de metade do aquário e não deixam nenhum peixe entrar no seu território.

Acaba por ser giro porque tenho um comedor de algas... e metade do aquário não tem ponta de algas... a outra metade tem algas com fartura. :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Qual é a dimensão do aquário?

Se for pequeno não recomendo em especial se os kribensis já começaram a procurar desovar. Além que mesmo que isso não tenha acontecido os ramirezis terão de forçar a sua presença em relação aos kribensis já estabelizidos.

Se o aquário for de dimensões razoaveis e com muitos esconderijos (já mencionados por outros membros vasos e cocos) não vejo problema.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

O aquario é pequeno... 60X30 de 60 litros.. têm muitas plantas, e 2 esconderijos subterraneos :?

O melhor é não por né? Há algum ciclideo ou outro de cores bonitas que possa por com os Kribs sem problema?

A femêa já está com um vermelho escuro na barriga, e cada vez se mostra mais ao macho, o macho agora pareçe estar a ficar mais tolerante... Já agora: qual é o tempo minimo entre desovas?

Assim que puder coloco fotos para me darem a vossa opinião :?

Cumps

Publicado:

Num aquário de 60L com kribensis o que colocares morre.

60L é o tamanho minimo para um aquário de kribensis. Eu tenho um casal apenas num aquário de 120L, acompanhados apenas por um comedor de algas e o desgraçado leva pancada assim que se aproxima dos dominios dos kribensis... e olha que é um gyrinocheilus aimonieri que é um comedor de algas bem brutinho...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Pena pois gostava de ver mais ciclideos aqui a nadar, acho que começei a gostar de ciclideos com os kribs....

Mas cada dia que passa gosto mais dos kribensis, a exibição da femêa agora é imparavel, está constantemente a dobrar-se e atiçar as cores ao macho, a minha femêa está com umas cores lindas, enquanto que o macho continua na mesma (um pouco mais avermelhado na barriga).

Ela passa o tempo todo como que a hipnotizar o macho para não lhe morder... e não é que resulta mesmo :D o macho cada vez a expulsa menos...

O macho também vai desenvolver cores carregadas como as da femêa?

continuo com a promessa de fotos (mas neste momento não tenho pilhas para a maquina :D )

Cumps

Publicado:

Nopes.

O macho não chega a desenvolver cores como as da fêmea. O que acontece com o macho é que apesar de não ficar com umas grandes cores, fica com uma barbatana dorsal de fazer inveja, muito bonita.

Além disso como é um bocado maior que a fêmea faz um contraste engraçado com ela.

continuo com a promessa de fotos (mas neste momento não tenho pilhas para a maquina

Pois sim... tu não queres é que o pessoal admire os teus peixes! Toca lá de ir comprar pilhas para o brinquedo que a gente quer é fotos da bicharada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Devido ao tamanho exagerado e á qualidade das imagens editei esta msg:

Aqui está o casal:

dscf27811lz.jpg

Cumps

Publicado:

Para colocar mais pequeno... abres no paint, resize, e já está :P

De resto, estão bem bonitos mas o teu macho ainda não está nem a 50% do seu potencial de beleza quanto a mim... a barbatana dorsal ainda está minorquinha :)

Dá-lhe tempo e vais ver a barbatana como fica...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Peço que reparem nas barbatanas da femea (principalmente a da cauda), o macho têm dado tanta bicada que esta "esfarripada" é normal :P

:)