spykeee Publicado Janeiro 28, 2005 Publicado Janeiro 28, 2005 Boas pessoal! Comprei ontem um casal de kribensis, já confirmei e são mesmo um casal! Andam sempre os dois juntos num canto do aquario. Ainda estão muito "pálidos", as barrigas deles estao totalmente brancas só têm riscas, posso fazer alguma coisa para melhorar as cores deles? eles têm mais ou menos 6 meses, já têm idade para procriar? como sei que se aproxima a epoca de reprodução? Só tenho uma rocha e um tronco no aquario... estava a pensar por uma "toca subtrranêa" no canto onde custumam estar, com um vaso enterrado no areão faço bem? Se alguem me puder ajudar agradeçia. cumps
paulo duarte Publicado: Janeiro 28, 2005 Publicado: Janeiro 28, 2005 Agora é só arranjares umas tocas (vasos, cocos, etc), mais do que uma para eles escolhrerm. De resto, é só dar-lhes tempo, que as cores vão aparecer. A paciencia será o teu melhor aliado Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 28, 2005 Publicado: Janeiro 28, 2005 Como o Paulo te disse é arranjar tocas para eles. Nos meus usei para tocas os vasos da tropica e afins onde vêm as plantas. Meti o vaso enterrado no areão só com uma pequena abertura para eles entrarem lá para dentro, e depois coloquei umas pedras por cima a fazer a entrada da caverna, para esconder o vaso dos nossos olhos Se tiverem condições vais ver que em breve começam a ganhar cores bem bonitas e quando deres por ela irás ver a fêmea com uma cor purpura na barriga. Quando ela estiver assim estará iminente uma postura. Agora não esperes logo alevins... é normal os casais jovens comerem os ovos nas primeiras posturas, até ganharem experiencia. Ajuda bastante teres muitas plantas e um fundo de areia... os kribensis gostam de fazer buracos e alterar as tocas a seu gosto. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
HomemPeixe Publicado: Janeiro 28, 2005 Publicado: Janeiro 28, 2005 Só um pormenor: É um macho e uma fêmea e não um casal. Depois de se reproduzirem é que irão formar um casal. E por vezes reproduzem uma vez ou mesmo outra, mas isso não significa que sejam um casal. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
spykeee Publicado: Janeiro 28, 2005 Autor Publicado: Janeiro 28, 2005 Eu disse casal com intensão de dar a entender que é 1 macho e 1 femea. Já lhes arranjei uma "toca" com um pequeno pote de vidro, é capaz de não ser o ideal mas até agora foi tudo o que arranjei, pus num canto do aquario onde eles custumam estar, e pareçe que gostaram (pelo menos andam de volta dela) Continuam pàlidos, começo a ficar com medo que não ganhem cores cumps
João Magalhães Publicado: Janeiro 28, 2005 Publicado: Janeiro 28, 2005 Boas, Por acaso já confirmas-te se os parâmetros da água estão de forma a que eles se sintam bem? cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 29, 2005 Publicado: Janeiro 29, 2005 Continuam pàlidos, começo a ficar com medo que não ganhem cores cumps Os meus quando os comprei também andaram pálidos durante umas semanas. Depois coloquei-os sozinhos num aquário de 120L, com várias plantas, um tronco e diversas tocas com entradas bem escondidas e recatadas e deixei-os estar. Nos primeiros tempos não se entendiam e era um para cada lado. Hoje em dia estão com umas cores espetaculares, já fizeram uma postura, mas novinhos como são comeram-na, e espero mais dia , menos dia ter uma nuvem de kribensis bébés a passear no aquário. Se lhes deres condições, em pouco tempo eles ficam com cores bem bonitas. Querem água com os parametros certos, querem várias tocas, de preferencia escuras e só com uma entrada e bastantes plantas. Se lhes deres isso de certeza que se vão sentir bem e quem sabe decidirem-se a procriar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
spykeee Publicado: Janeiro 29, 2005 Autor Publicado: Janeiro 29, 2005 Uma toca pelo menos ja tenho o pH está a 7 a temperatura a 26º, a dureza da agua não sei porque não tenho teste,(sou de almada, não sei se dá para fazer uma estimativa apartir da agua da torneira). Alimento-os 3 vezes ao dia 1ª flocos, 2ª artémia, 3ª larvas de mosquito. Eles andavam mais juntos, agora a femêa fica mais na toca enquanto que o macho anda por todo o lado a distribuir bicadas (incluindo na femea :S ) mas espero que logo se entendam, Hoje reparei que a femêa começa a ganhar vermelho na barriga, não era suposto ser o macho a ganhar umas cores mais vistosas? Mas tou muito contente com os peixes, têm uma personalidade muito propria Tentei arranjar qualquer coisa para fazer outra toca, mas não tenho ideias, como custumam fazer as vossas? Cumps
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 29, 2005 Publicado: Janeiro 29, 2005 Tentei arranjar qualquer coisa para fazer outra toca, mas não tenho ideias, como custumam fazer as vossas? Vasos Arranjas um vaso de planta dos pequenos e depois das duas uma... ou alargas o furo de escoamento da água e o metes no areão com a boca grande para baixo, ou então deixas o vaso de lado , quase que completamente enterrado no areão deixando só um pequeno espaço entre o areão e o topo da boca, o suficiente para a fêmea poder passar. Os meus têm vasos de plástico das plantas da trópica... são totalmente pretos e imitam um buraco muito bem Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
spykeee Publicado: Janeiro 29, 2005 Autor Publicado: Janeiro 29, 2005 pa tenho aqui muitos vasos de plantas mas sao muito pequenos eles precisam que seja muito grande? a femêa agora esta sempre numa toca subtrranea que fiz com um pequeno frasco.
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 29, 2005 Publicado: Janeiro 29, 2005 Um vaso com uns 5 a 10cm de altura chega bem. Os vasos da tropica são bem pequenos e eles entram e saem bem Se quizeres, podes pegar no vaso, serrar ao meio e assim ficas com duas tocas. Os kribensis preferem tocas só com uma entrada por isso não te preocupes em arranjar "portas traseiras". Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
white niger Publicado: Janeiro 30, 2005 Publicado: Janeiro 30, 2005 Só um pormenor: É um macho e uma fêmea e não um casal. Depois de se reproduzirem é que irão formar um casal. E por vezes reproduzem uma vez ou mesmo outra, mas isso não significa que sejam um casal. sinceramente, q promenor para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com
paulo duarte Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Se quiseres melhorar a parte estética, compras um coco, partes ao meio, comes o fruto, limpas a casca, e ficas com duas tocas Cumprimentos, Paulo Duarte
spykeee Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 hmmm, e depois enterro o coco com a parte aberta virada para cima? Agora neste momento tenho uma toca subterranêa que foi feita com um copo de vidro (daqueles dos iogurtes), tapei com areão e pus algumas plantas á volta, até ficou bastante giro e natural, e está num sitio escondido do aquario, mas a femêa prefere se esconder atrás da bomba Bem cada vez estão com mais côr, a femêa está a ficar com uma barriga vermelho escuro, e quando se exibem um ao outro as cores ainda ficam mais carregadas, é normal o macho estar sempre a dar tareia na femêa, é que ela ja têm medo dele, cada vez que o vê esconde-se, só de vez em quando é que lhe mostra a barriga, é um comportamento normal?
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 A fêmea provoca o macho! Quando a vês a mostrar a barriga ao macho é porque o está a provocar, a tentar mostrar que é fertil e que dará uma boa parceira. O macho inicialmente ataca a fêmea mas com o tempo vai permitindo cada vez mais a sua presença e vai chegar a altura em que os vais ver juntinhos a passearem pelo aquário. Com os meus também foi assim. Havia uma altura em que cada um estava na sua metade de aquário e não tolerava a presença do outro. Agora, tomaram conta de metade do aquário e não deixam nenhum peixe entrar no seu território. Acaba por ser giro porque tenho um comedor de algas... e metade do aquário não tem ponta de algas... a outra metade tem algas com fartura. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
spykeee Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 mais uma pergunta: posso ter kribensis junto com ramirezis? cumps
João Magalhães Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Não. João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
HomemPeixe Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Qual é a dimensão do aquário? Se for pequeno não recomendo em especial se os kribensis já começaram a procurar desovar. Além que mesmo que isso não tenha acontecido os ramirezis terão de forçar a sua presença em relação aos kribensis já estabelizidos. Se o aquário for de dimensões razoaveis e com muitos esconderijos (já mencionados por outros membros vasos e cocos) não vejo problema. +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
spykeee Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 O aquario é pequeno... 60X30 de 60 litros.. têm muitas plantas, e 2 esconderijos subterraneos O melhor é não por né? Há algum ciclideo ou outro de cores bonitas que possa por com os Kribs sem problema? A femêa já está com um vermelho escuro na barriga, e cada vez se mostra mais ao macho, o macho agora pareçe estar a ficar mais tolerante... Já agora: qual é o tempo minimo entre desovas? Assim que puder coloco fotos para me darem a vossa opinião Cumps
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 31, 2005 Publicado: Janeiro 31, 2005 Num aquário de 60L com kribensis o que colocares morre. 60L é o tamanho minimo para um aquário de kribensis. Eu tenho um casal apenas num aquário de 120L, acompanhados apenas por um comedor de algas e o desgraçado leva pancada assim que se aproxima dos dominios dos kribensis... e olha que é um gyrinocheilus aimonieri que é um comedor de algas bem brutinho... Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
spykeee Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2005 Pena pois gostava de ver mais ciclideos aqui a nadar, acho que começei a gostar de ciclideos com os kribs.... Mas cada dia que passa gosto mais dos kribensis, a exibição da femêa agora é imparavel, está constantemente a dobrar-se e atiçar as cores ao macho, a minha femêa está com umas cores lindas, enquanto que o macho continua na mesma (um pouco mais avermelhado na barriga). Ela passa o tempo todo como que a hipnotizar o macho para não lhe morder... e não é que resulta mesmo :D o macho cada vez a expulsa menos... O macho também vai desenvolver cores carregadas como as da femêa? continuo com a promessa de fotos (mas neste momento não tenho pilhas para a maquina :D ) Cumps
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 1, 2005 Publicado: Fevereiro 1, 2005 Nopes. O macho não chega a desenvolver cores como as da fêmea. O que acontece com o macho é que apesar de não ficar com umas grandes cores, fica com uma barbatana dorsal de fazer inveja, muito bonita. Além disso como é um bocado maior que a fêmea faz um contraste engraçado com ela. continuo com a promessa de fotos (mas neste momento não tenho pilhas para a maquina Pois sim... tu não queres é que o pessoal admire os teus peixes! Toca lá de ir comprar pilhas para o brinquedo que a gente quer é fotos da bicharada. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
spykeee Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2005 Devido ao tamanho exagerado e á qualidade das imagens editei esta msg: Aqui está o casal: Cumps
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 1, 2005 Publicado: Fevereiro 1, 2005 Para colocar mais pequeno... abres no paint, resize, e já está De resto, estão bem bonitos mas o teu macho ainda não está nem a 50% do seu potencial de beleza quanto a mim... a barbatana dorsal ainda está minorquinha Dá-lhe tempo e vais ver a barbatana como fica... Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
spykeee Publicado: Fevereiro 1, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2005 Peço que reparem nas barbatanas da femea (principalmente a da cauda), o macho têm dado tanta bicada que esta "esfarripada" é normal
Recommended Posts