Xlibris Publicado Janeiro 28, 2005 Publicado Janeiro 28, 2005 Eu tenho um aquario de 80l e as minhas plantas estão todas aos poucos a apodrecerem... gostava que me dissessem quais as quantidades correctas, de bicarbonato de sodio e essas cenas todas, que devo usar para me ajudar no caso das plantas mas sem me matar os peixes! Estou farto de usar fertilizante e não vejo melhoras nenhumas!! Agradecia uma ajuda urgente! Citar O meu menino!! Aqui
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 28, 2005 Publicado: Janeiro 28, 2005 Para te podermos ajudar decentemente só o tamanho do aquário não chega... Que tipo de iluminação tens? Watts e tipo de lampadas Que plantas tens? Ph da tua água? Usas CO2? Uma pergunta aparte... para que queres o bicabornato de sódio? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Xlibris Publicado: Janeiro 28, 2005 Autor Publicado: Janeiro 28, 2005 Bom em relação ao bicarbonato... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394 Agora em relação ás lampadas são 2 de 20w halogenio tenho 6 plantas 4 das maiores e 2 daquelas mais pequenas. O sacana do ph é de 7.8 embora eu esteja a fazer um esforço sobre-humano para o tentar baixar para os 7.0, mas sem qualquer resulado práctico. Não uso co2 mas como as plantas estão a ficar piores a cada dia que passa e a iluminação não é assim muito bera penso que o co2 possa ser a solução milagrosa! Se não passar por ai agradecia bastante outra solução!! Já agora digo tambem que tenho um filtro externo de 450 l/h com lã filtrante, carvão e esponja e 18 peixes comunitários! Citar O meu menino!! Aqui
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 29, 2005 Publicado: Janeiro 29, 2005 Bom, tens 0,5W/L de iluminação. Não é má mas também não te permite ter alguns tipos de plantas, só dá para plantas pouco exigentes. O Co2 sem duvida nenhuma que faz falta! As plantas precisam do co2 para realizar a fotossintese e sem isso morrem ou desenvolvem-se mal. Dizes que estão a apodrecer... ou é falta de luz, ou falta do Co2 , ou então o ph muito elevado. Por incrivel que pareça as algumas plantas recentem-se em ph elevado. Deves ter cuidado com os esforços para baixares o ph. É que pior que um ph mais alto é um que está constantemente a variar. Verifica também o periodo em que a iluminação está ligada, o ideal serão 10 a 12h por dia de luz. Boa sorte Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts