charlie_bean Publicado Abril 23, 2011 Publicado Abril 23, 2011 Bom dia a todos, Aqui estou eu, mais um novato no forum (ainda dentro do saco a fazer a ambientação) como tantos outros com a emoção de montar um aquário. É verdade que no passado já existiram outros aquários, mas penso ser um sentimento comum a todos, que cada nova montagem é como se fosse a 1ª, pelo menos em termos de emoção e dedicação. Assim, após 4 anos de paragem, decidi criar novamente um pedacinho de natureza cá em casa. Fui desencantar o 1ª aqua que tive (ainda em casa dos meus pais) e lá vou eu novamente... O problema, é que agora sou mais exigente quanto ao que quero, e como não poderia deixar de ser passei horas a fio a pesquisar o que fazer e como fazer... foi então que vi os famosos plantados do Takashi Amano ! É claro que não quero ser tão ambicioso, mas... vale a pena tentar! Setup: Aqua: 60x30x30 - aprox. 50lts (já exitia) Iluminação: Calha 3x24wts (T5) (também existia, apesar de nunca ter sido usada) Filtro: EDEN 511 (externo 300/600lts/h) com filtragem mecânica e biológica, existe a possibilidade de colocar carvão mas para já penso não ser necessário! (novo) Bomba de ar: Não tem, mas instalei um venturi que tinha de outro filtro à saida. (não queria muito barulho) Termostato: 100 wtts, mas ainda não o instalei porque a temperatura da água tem-se mantido nos 24º e ainda não tem peixes. (novo) CO2 - vais para já ser caseiro, mas ainda não está instalado... falta o fermento! Entretanto fiz a montagem à 2 dias, e adicionei umas bactérias da SERA, para ajudar a iniciar o ciclo. Coloquei umas pedras "dragon qualquer coisa", e umas plantas de empréstimo para por tudo a funcionar. Flora pretendida: Hemianthus callitrichoides "Cuba" Blyxa japonica Cladophora aegragophila (já lá está) Fauna Cardina japónica Red Cherry Poecilia reticulata (2 ou 3 casais) Eventualmente um Betta, a pedido da minha mulher!(se assim for os guppys serão da variante "endlers") Ficam aqui algumas fotos do 2 dia, com a água ainda um pouco turva... mas agora já está cristalina e com ph 7. Abraços, Charlie PS - todas as sugestões, ajudas e criticas são bem vindas! Citar
Tozé Nunes Publicado: Abril 23, 2011 Publicado: Abril 23, 2011 olá Charlie, sê benvindo a este vicio - qualquer dia temos que formar os aquariofilistas anónimos - e começas muito bem, está para já muito bonito, e agora os conselhos dum gajo que não percebe nada disto (mas vai tentando aprender!): Roda a Dragon Stone maior que tens à esquerda d maneira que aponte para o meio. Muito cuidado com a luz que tens - 75W para 50L é chamariz para algas, já agora adicionaste algum substrato fértil por debaixo desse areão? Escolheste plantas muito exigentes a nível de luz(que tens), co2 e fertilizações. Quanto a fauna, foste logo escolher coelhos porque? Arranja mas é um cardume(mínimo de 6) de pequenos peixes tipo neons, nariz de bebado, rasboras, etc. Bettas é sempre um risco junto com outros peixes e camarões com bettas... Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
nelson graça Publicado: Abril 23, 2011 Publicado: Abril 23, 2011 Gosto muito desse areão, o meu aquario tem dimensões muito parecidas com o teu podias-me dizer onde arranjaste esse areão? Abraço e obrigado Citar
charlie_bean Publicado: Abril 23, 2011 Autor Publicado: Abril 23, 2011 (editado) Antes de mais, Brancaman muito obrigado pelas considerações, e sim a minha mulher diz que me estou a tornar "peixaólico"!!! Entretanto, estou a preparar um mergulho para segunda, e vou aproveitar para mexer um pouco o layout principalmente ao nível das plantas e aproveito para testar a tua sugestão da pedra. Quanto às luzes, a calha tem interruptores separados e dá para ligar 1x25W, 2x25W ou finalmente 3x25W, e por agora estou só com 1x25W à espera da maturação. Quanto à fauna... confesso que pensei nisso, pois os 2 aquários que tive e um que ainda mantenho em casa dos meus pais são amazónicos e com alguns cardumes, mas a mulher diz que gosta das caudas e que acha muita graça a guppys e tal... (ela cedeu no aquário, eu cedi nos peixes!) As plantas, essas ainda estão em estudo, mas gostava de me lançar para um bonito tapete verde! Por baixo do areão está uma camada de 1,5cm de substrato da Tropica. O CO2 vai entrar assim que tiver fermento para a receita, que para já será caseiro. Daqui a mais uns meses então vou pensar nas pastilhas de ferro para alimentar o substrato e uns nutrientes líquidos, mas para isso tudo tem de estar estabilizado. Nelson, o areão comprei numa loja aqui em Almada mas penso que facilmente encontrarás em qualquer loja o até online, a marca é Flamingo - Aquarium Gravel e por incrivel que te pareça não diz mais nada! no entanto experimenta o link. Abraço Editado Abril 23, 2011 por charlie_bean Citar
nelson graça Publicado: Abril 23, 2011 Publicado: Abril 23, 2011 Hum parece-me ser este portantos. Muito obrigado Citar
charlie_bean Publicado: Abril 24, 2011 Autor Publicado: Abril 24, 2011 (editado) Boa noite a todos, Decidi que para ajudar ao ciclo de maturação do aquário, não seria mau ter um peixito ou dois a "viver a vidinha deles" por lá. Vai daí, que por ter colocado Sera BIO nitivec para "criar" as bem ditas bactérias, fui até à loja buscar os primeiros residentes... Um pequeno macho e uma pequena fêmea... O senhor da casa... e a senhora com o senhor. Mas para meu espanto, o senhor da loja estava muito bem disposto e ofereceu-me uma fêmea, bem grande e gorda!!! A outra... já na maternidade!!! Não era minha intenção ter já o aqua bem povoado.... a ideia era só ajudar ao ciclo! Mas já que se proporcionou assim, vou tentar fazer o meu melhor! Espero que gostem.... Abraço P.S.- os meus agradecimentos ao Koi Park - Almada! Editado Abril 24, 2011 por charlie_bean Citar
Recommended Posts