Praia da Lagoa


Quo

Recommended Posts

Por vários motivos resolvi mudar o meu aquário de invertebrados de 38L para um de 63L e adorei. O aquário é um elite... não fazia ideia que eram tão maleáveis... dá para usar com plasticos ou não... o de 38 L em conjunto com um nano de 5L penso usar para fazer um aquaterrario para caranguejos.

 

Este aquário foi comprado e montado ontem e o objectivo é simular (com as vantagens da água doce) a zona rochosa de uma praia marítima com os seus moluscos. O aquário tem 18 espécies de invertebrados, sendo que 12 são moluscos e as restantes 6 são camarões. Algas é dificil manter em níveis sustentáveis devido à fauna e uso de LEDs, daí praticamente não ter neritideos neste aquário, dada a probabilidade de morrerem à fome, a maioria dos meus neritideos estão nos aquários Praia Azul e Praia Verde, onde são uteis. O aquário é pensado para moluscos, daí a coloração das pedras ser a mais apropriada para eles. O que difere bastante do que se vê pelo fórum, mas não difere daquilo que venho fazendo.

 

 

FAUNA:

MOLLUSCA GASTROPODA

CAENOGASTROPODA

 

MolluscaGastropodaCaenogastropodaSorbeoconchaCerithioideaPachychilidae

  • TYLOMELANIA ROBUSTA
  • TYLOMELANIA PERFECTA "chocolatte"
  • TYLOMELANIA PATRIARCHALIS "yellow spotted"
  • TYLOMELANIA SP. POSO "orange flash"
  • TYLOMELANIA SP. POSO "super yellow" (vão para outro aquário assim que as crias tenham crescido)
  • TYLOMELANIA TUWOTENSIS (apenas uma cria em crescimento, são de outro aquário)

MolluscaGastropodaCaenogastropodaArchitaenioglossaAmpullarioideaAmpullariidae

  • POMACEA CANALICULATA
  • POMACEA BRIDGESI "ivory"
  • MARISA CORNUARIETIS

MolluscaGastropodaCaenogastropodaSorbeoconchaCerithioideaThiaridaePaludominae

  • PALUDOMUS SULCATUS

NERITIMORPHA

 

MolluscaGastropodaNeritimorphaCycloneritimorphaNeritoideaNeritidae

  • VITTINA TURTONI

HETEROBRANCHIA

MolluscaGastropodaHeterobranchiaEuthyneuraPanpulmonataHygrophilaLymnaeoideaLymnaeidaeLymnaea

  • LYMNAEA SPP

 

CRUSTACEA DECAPODA

 

PALAEMONIDAE

CrustaceaMalacostracaEumalacostracaEucaridaDecapodaPleocyemataCarideaPalaemonoideaPalaemonidae

  • MACROBACHIUM JELSKII

 

ATYIDAE

 

CrustaceaMalacostracaEumalacostracaEucaridaDecapodaPleocyemataCarideaAtyoideaAtyidae

  • ATYOPSIS MOLUCCENSIS
  • ATYOPSIS GABONENSIS
  • CARIDINA PROPINQUA
  • CARIDINA MULTIDENTATA
  • NEOCARIDINA HETEROPODA "red"

 

 

TECNOLOGIA:

  • Aquário Elite 60x30x35 63L
  • Filtro Cascata Aquaclear 567 L/H ~1L
  • matérias filtrantes: saco de cerâmicas fluval + cerâmicas biomax; saco de carvão activado; esponja poliéster.
  • Termoestato Elite 100W
  • Luz LED 3 W super brilhante equivalente a 25W

Apoio à qualidade de água:

  • Planta hera Epipremnum aureum enraizada nas ceramicas para redução de nitratos. Não posso ter plantas debaixo de água, são comidas pelas canas
  • conchas enterradas, areia de praia e Decalcit para enriquecer a água de cálcio.

INERTES:

  • Granito para ajudar a sobressair as conchas dos moluscos. As variedades de granito são local, isto é "granito da Póvoa", tom esverdeado rico em Iodo, podendo uma ou outra pedra ser "granito do Porto"
  • Areia fina da Praia da Lagoa, Póvoa de Varzim

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tylomelania perfecta

 

 

tyloperfecta.jpg

 

 

 

tylomelaniaperfecta.jpg

 

 

 

 

 

 

Tylomelania robusta

 

tylomelaniarobusta.jpg

 

 

tenho 6 destes búzios (tylos grandalhonas praticamente do mesmo tamanho que buzios quando são comercializados), ve-se na imagem uma cana e a cria de tylomelania tuwotensis

tylorobustajg.jpg

 

 

 

 

 

 

As plantas visíveis nas imagens são apenas folhas para alimentação. Não tenho nada plantado...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vista a partir do filtro

filtrob.jpg

 

 

Vistas de cima, veja-se a diversidade e as cores e lembrem-se que isto tudo são seres vivos... :)

 

 

geralcimamulticolor.jpg

 

 

 

 

 

 

geralcimamulticolor2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!!!

Não me importava de ter alguns hehehe

Boa sorte com a bicharada(com existe um bonequinho com caracóis) :roflroll2:

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom é ao vivo, como não estou para mostrar o meu quarto é muito dificil ver como fica um luxo e a água cristalina.... fantastico... garanto-te que está 5 estrelas. :D

 

é um aquario caro e não parece, mais pela a fauna que o proprio aquário. eu falei que tinha 18 espécies, não falei no numero de exemplares... chulam-nos bem...

 

obrigado pelo desejo de sorte, é sempre preciso, pois as vezes as coisas não correm bem. Já tenho alguma criação...

 

 

há festa no aquário, têm mais espaço, tadinhos.

moluscosgrupo.jpg

 

 

 

 

 

a penedaria

penedaria.jpg

 

 

 

 

 

Aqui duas espécies de tylomelania gigantes: Tylomelania robusta e Tylomelania patriarchalis "yellow spotted".

A caparaça veio assim em muito mau estado, mas dependendo da espécie de tylo, pode ser algo natural, pode indicar um exemplar idoso.

tylorobustayellowspot.jpg

 

 

 

 

se pensavas que as tylos eram enormes... a cana maior abafa-os!

moluscosgigantes.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguns dos bichos que aparecem na imagem são:

pomacea bridgesi "ivory"

Tylomelania robusta

Marisa cornuarietis (crias)

neocaridina heteropoda "red"

etc

 

moluscoscamaroes.jpg

 

 

 

 

alguns dos bichos que aparecem na imagem são:

Atyopsis moluccensis

pomacea bridgesi "ivory"

Marisa cornuarietis (crias)

neocaridina heteropoda "red"

moluscoscrustaceos.jpg

 

 

 

 

alguns dos bichos que aparecem na imagem são:

entre outros falados anteriormente:

tylomelania sp. Poso "orange Flash"

tylomelania sp. Poso "super Yellow" (cria)

moluscoscrustaceos2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quo, os meus parabens,os muluscos são um espetaculo

e limdo de se ver,e está muito bem aprezentado e bem

esplicado,mais uma vez os meus parabens,gosto muito

de ver os teus aquários,e mais já aprendi muito contigo

continua e boa sorte com a bicharada.

Comp: Álvaro Silva bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela simpatia, Álvaro. é uma forma diferente de aquariofilia, mas também tenho aqui camarões que gosto, vou tentar mais tarde obter fotos deles. Neste momento tenho uma macrobachium ovada, que é o camarão mais semelhante aos marinhos e gostava que procriasse.

 

Li que estas na aventura da água salgada. depois quero ler os teus relatos e como vais fazer para fazer TPAs, as TPAs, o preço dos refrigeradores e como colectar anenomas do mar é que me afastam desse tipo de aquario, estou interessado num aquário de água salgada da nossa costa. Mas o dinheiro que já estourei dava e bem para um bom aquário de água salgada. Se bem que neste momento tenho 5 aquários e já para arranjar sitio para o aquaterrario foi o cabo dos diabos e consegui aquilo que desejava.

 

 

 

 

 

aqui as ultimas fotos que tirei depois do aquário montado...

 

bicharada visivel: Caridina multidentata, Caridina propinqua, Pomacea bridgesi "ivory", Tylomelania perfecta e ve-se no escuro escondido um a. gabonensis que já está comigo há mais de um ano.

moluscoscrustaceos6.jpg

 

 

 

 

São tantos, alguns são os mesmos da foto anterior mais... paludomus sulcatus, neocaridina heteropoda "red cherry" (contrata bem com o laranja das caridina propinqua), marisa,

ao fundo tylomelania patriarchalis e escondido atyopsis moluccensis grandalhão e belissimo.

moluscoscrustaceos4.jpg

 

 

 

 

O meu atyopsis moluccensis grandalhão a pesquisar por comida na areia, à frente a mãe marisa de todas as marisas do meu aquário e de outras que já vendi.

O pai morreu preso numa concha de buzio antes dos filhotes terem nascido, tive sorte! agora tenho umas 14 marisas pelo menos, e já ando a despachar e evitar a reprodução.

marisamadeira.jpg

 

 

 

 

pomacea bridgesi (diffusa) "ivory" as famosas ampulárias marfim.

marisaampulariamarfim.jpg

 

 

e pronto dou por terminadas as fotos do inicio da montagem do aquário, proximas fotos serão já com o aquário equilibrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fotos de hoje (tirada há minutos) com a Macrobachium jelskii ovada. Gosto muito destes camarões e gostava de ter mais, fazem muito lembrar os camarões costeiros e quando era criança adorava fazer a cantiga do camarão e eles vinham para a minha mão :D não sei porquê, mas não tenho tido sorte...

 

macrobachiumovada.jpg

 

 

 

 

 

macrobachiumovada2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário, Quo!! Isto é que é bicharada :thumbup3:

Admito que não conheço a maior parte das espécies que tens aqui, mas essa Macrobachium jelskii parece fantástica. A ampulária marfim também parece muito bonita. Era uma boa companhia para o meu cana que está sózinho... :-D Também são devoradoras de plantas ou podem ser colocadas num aquário plantado?

É realmente uma pena não termos uma vista geral do aqua, mas por estas fotos parece estar 5*, e para mim, bastante original.

Mais uma vez parabéns!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que delicia de fotos Quo!!

Com calma vais ver que os camarões começam a proliferar.. :)

 

as fotos ficam boas é quando a fauna colabora, que é agindo naturalmente.

 

Obrigado pelo apoio! Esta m.jelskii já esteve ovada antes, sem nunca dar resultados... por isso é que não estou muito crédulo. Mas a ver vamos, tem novos aposentos e comida mais regular.

 

 

Parabéns pelo aquário, Quo!! Isto é que é bicharada :thumbup3:

Admito que não conheço a maior parte das espécies que tens aqui, mas essa Macrobachium jelskii parece fantástica. A ampulária marfim também parece muito bonita. Era uma boa companhia para o meu cana que está sózinho... :-D Também são devoradoras de plantas ou podem ser colocadas num aquário plantado?

É realmente uma pena não termos uma vista geral do aqua, mas por estas fotos parece estar 5*, e para mim, bastante original.

Mais uma vez parabéns!!

 

Obrigado Carmen! é normal que não conheças, algumas das espécies nem sequer há informação no google. Mas aposto que vai começar a aparecer mais... o hobby dos moluscos está a despontar, antes só teria estes bichos em sonhos, hoje com algumas coroas é possível e na net já existe alguma informação que antes não se via. Eu proprio identifiquei as T. robusta com recurso a um livro técnico, foi um fastio, mas como as robusta têm uma particularidade única na concha, jackpot! :-D É uma das que são vendidas como Tylomelania "yellow". Acho estas tylos demasiado diferentes... e está a decorrer nos meus aquários uma investigação cientifica. lol

 

A Macrobachium jelskii é castiça, tem olhos grandes e esbugalhados, pinças grandes e fininhas e depois uns bigodes enormes... é menos timida e mais curiosa que os caridina. tenho quatro! aposto que se conseguir reproduzir, com muitos camarões e fizer o jogo da mão na água, vou ter camarões a vir à mão. São mesmo aparentados e parecidos com os camarões marinhos da costa europeia (os Palaemon serratus) dos quais falem anteriormente.

 

As ampulárias Marfim são a mesma espécie que a ampulária dourada, são selecções de Pomacea bridgesi ou melhor Pomacea diffusa. O que significa que são compatíveis com bastantes plantas de aquário, logo é possível mantê-las num aquário plantando. Contudo... a planta de aquário tipo alface de folhas frageis são comidas com imenso apetite, é a excepção que confirma a regra. Resumindo e concluindo, a semelhança das ampularias marfim/dourada com canas é mera coincidencia... são bichos muito diferentes. As ampulárias marfim são compativeis com muitas plantas, camarões e muitas espécies de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto geral

 

aquariogeral.jpg

 

estou a pensar fazer uma alteração de layout, a pedra de fundo, está a fazer uma toca, o que é chato pois o gabonensis passa lá a vida. E está a destoar a regra de ouro que apliquei no aquário. Ficou uma fissura engraçada, mas tem problemas... e tem zonas vazias no aquário. o estilo ilha é bom para criar uma ideia marinha... há sempre prós e contras.

 

 

 

 

 

 

esta foto não tem grande qualidade, mas é para mostrar o meu atyopsis moluccensis. Ali uma tylomelaniasp. Poso "orange Flash" e uma cana.

 

camaraomadeiratyloorang.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Um dos gastrópodes mais misteriosos e difíceis de manter: Paludomus sulcatus "red spot" neste caso um jovem. Funcionam mais ou menos como as tylos, têm uma tromba que pesquisa comida na areia, depois na abertura da concha, existem vários pontinhos vermelhos fluorescentes, mas pode ser que a alcunha de "red spot" vem das órbitas dos olhos, não sei... é muito dificil de ver isso dada a timidez do animal.

paludomusmacro.jpg

 

 

 

 

 

Mais uma vez, uma das minhas melhores aquisições em termos de moluscos. Tylomelania robusta.

tylorobustamacro.jpg

 

descobri no aquário uma nova espécie de molusco, que pensei inicialmente tratar-se de uma Limneia, mas era uma physa sp., ambos são moluscos gastropodes panpulmunata invasivos... um duque portanto. Não sei se sobreviverá no aquário, dado que quer as canas quer as marisas são predadoras de pequenos caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Quando vier aquele pessoal que aparece recorrentemente a dizer que tem uma praga de caracois e a saber como os eliminar, vou passar a indicar este tópico!

 

Já agora, isto é coisa para ser cara, não?... tantas espécies e algumas tão raras!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá HomoSapiens!

 

Tendo em conta que estamos a falar de gastropodes, em que por exemplo o transporte é mais fácil, onde podes levar pouca água e um número maior de animais, estes bichos são relativamente mais baratos que certas espécies de peixes, além de terem menos procura, o que não inflaciona tanto os preços.

 

No total, em moluscos presentes neste aquário (não tendo em conta mortos, transporte ou crias), que muita gente tenta eliminar (obviamente não estas espécies, lol) gastei 110 euros. nos camarões gastei 46 euros. No aquário/filtro cerca de 125 euros. Noutros aquários ainda tenho mais bicharada desta. A areia e as pedras foram oferta da natureza.

 

as espécies mais caras foram

 

6xTYLOMELANIA ROBUSTA 4.0/un = €28 (0 mortes)

3xTYLOMELANIA PERFECTA 6.6/un = €19.8 (0 mortes)

3xPOMACEA BRIDGESI "IVORY" 5.8/un = €17.4 (0 mortes)

2xTYLOMELANIA SP. POSO "ORANGE FLASH" €5.8/un = €11.6 (+1 morto, se o contasse seria 17.4)

o resto mais barato que isto em preços que vai dos 4 e tal aos 2.20 e até 1.8 a unidade.... deveriam ser todos a €1.8... As tylomelania ainda perdoo os preços acima de 5 euros, pois têm poucas crias e demoram meses a crescer, mas ampulárias a 5.8 é especulação por causa da concha... é fácil de reproduzir... tenho outras ampularias marfim noutro aquário de concha branca, mas de corpo escuro, ligeiramente mais baratas, mas muito apelativas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais umas fotos... está a ficar pesado.

 

Atyopsis Gabonensis

 

agabonensis.jpg

 

 

 

 

 

Macrobachium jelskii com os seus ovinhos verdes

 

amacrobachium.jpg

 

 

 

 

Atyopsis moluccensis

 

amadeira.jpg

 

 

 

 

Paludomus sulcatus

 

apaludomus.jpg

 

 

 

Hora da comida, ementa de hoje: courgette e favas. Tylomelania sp. Poso "Super Yellow" em destaque.

atyloscomida.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hora da paparoca!!

Os legumes são crus ou têm que levar uma fervura primeiro?

E todos eles se alimentam de legumes e plantas, ou alguns requerem uma alimentação mais especifica?

desculpa lá as perguntas, mas gostei mesmo do teu projecto :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carmen, são todos fervidíssimos no microondas, tem que ser, as ervilhas e as favas levam apenas uma esquentadela.

 

tento variar o mais que posso. a comida que lhes dou é mais que legumes. Comem:

 

  • comida de alevim: mikrovit hi protein, meto um bocado de po entre dois dedos, meto debaixo de agua e esfrego. O objectivo é ir para o fundo e não para o filtro, assim as tylos comem ao procurar comida na areia e os camarões também, mesmo as canaliculata arranjam maneira de comer, são muito espertas no que toca a comer.
  • também dou pastilhas de loricarideos e de corys (a de corys é boa para a coloração dos camarões caridina e neocaridina).
  • também compro sempre comida com alga spuralina e de ciclideos malawi (que também tem spuralina) é comida comercial seca, vendida nas lojas de aquariofilia
  • vegetais fervidos dou courguette, favas, espinafre, pepino, ervilha e legumes não fervidos dou couve, alface, beringela. Lavar bem os legumes não fervidos!!! Dou também podas de plantas de aquário. Vou alternando...
  • As vezes um ou outro floco de peixe, e outras coisas.

para as canaliculata convém variar a comida, pois elas como ficam com a concha muito grande têm mais necessidades nutritivas. Por isso o decalcit é importante, e é comida também.mas o decalcit por si só, não chega.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de verificar o que desconfiava, validando o que tinha visto noutro aquário onde as tinha inicialmente. As T.robusta têm vários filhotes ao mesmo tempo, possivelmente até 8 e são extremamente pequenos. São muito mais pequenos que os filhotes das outras Tylomelania que tenho, que colocam para fora um filhote bem maior à vez, apesar de tal como as outras tylo, os ovos serem guardados internamente na concha. na literatura li algo a respeito dessas variações, que são usadas para verificação de espécie, o melhor é confirmar este caso especifico, caso exista informação. Uma das que vi a reproduzir era aquela bela tylo de concha amarelo torrado. :) :) :)

 

é caricato, tylos mais pequenas, com um terço do volume destas, porem filhotes 10 vezes maior que as robusta. As outras tylos parecem apostar mais na qualidade e as robusta na quantidade.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma atualização de fauna:

nasceu-me uma nova cria de Tylomelania de aspecto distinto. Desta vez tenho 75% ou mais de certeza que se trata de uma Tylomelania perfecta. è de cor castanha relativamente clara e concha perfeitinha. Não é branca como as grandes.

 

Desconfio que o aspecto branco da concha seja um esponja de água doce, semelhante às esponjas marinhas. Caso sejam esponjas, este aquário como é de invertebrados tem carvão activado no filtro por precaução e desconfio que para esponjas será o pior a fazer. também parece que alguma fauna gosta de comer a parte branca.

 

pode parecer exotico e estranho existirem esponjas em água doce, mas a verdade é que existe mesmo...

 

edit: estive agora a ler de um artigo alemão que a concha branca nas crias só é possível no lago. E, que uma cria nasce a cada 4 a 8 semanas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei mais granitos e removi uma das pedras.

 

como deixo a luz ligada muito tempo comecei a ter produção de algas e assim introduzi nova espécie:

 

3x Clithon Souleyetana "bumblebee" e um clithon todo alaranjado. Ainda não verifiquei a espécie, mas é possível que seja uma variedade de Clithon sowerbyana.

 

de um dos meus outros aquários introduzi uma neritina delesserti para dar maior diversidade (dado que a decoração do aquário centra-se nas conchas destes bichos) além de dar ar mais marinho.

 

 

fogo geral

dscf2548k.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Que delicia de fotos Quo!!

Com calma vais ver que os camarões começam a proliferar.. :)

 

Abraço..

parece que foi desta, tenho camarões macrobachium quase invisíveis a nadar de cabeça para baixo no aquário, o comportamento é de zooplankton. Isto é depois de semanas na mãe, foram libertados por ela, e agora andam ao sabor da corrente de cabeça para baixo, só com um olhar atento é que vejo que tenho camarões, parecem poeira a aboiar no aquário.

 

infelizmente tinha alevins de ciclideos no aquario e apesar de pequenotes já os estavam a comer, vi por sorte. Já os tirei, planeava-os tirar antes de nascer, pensei que levassem 40 dias de gestação, mas afinal é menos. E, a femea a meio de libertar os camaroes, removi os alevins e reduzi o caudal do filtro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noticias então :) e se já fez uma postura vais ver que voltará a fazer outras!!!

Agora com este calor tem cuidado é com as temperaturas elevadas..eu já montei as minhas ventoinhas :) just in case..

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As femeas guardam esperma por muito tempo e depois de varias desovas? esta aqui desovou várias vezes sem companhia no aquário... mas falhou sempre, estava num aquario de 38L. Como este aquário é maior e com parametros mais estaveis deve ter ajudado de algum modo.

 

No termoestato já reduzi a temperatura para 22C. Logo vou medir as temperaturas nos aquários para ver como estão de temperaturas. Obrigado pela dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Dos camarões da outra vez não se salvou nada, mas ontem nasceram mais. Diminui o caudal da água, podem estar a ser sugados pelo filtro, aumentei a luz, tirei o LED de 2 W e pus uma PPL de 18W para criar algas. usei alguma água de aquarios com maior luz e algas. Pois desconfio que morreram à fome.

 

alguém já criou camarões macrobachium?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais