eduardo_andrade Publicado Janeiro 28, 2005 Publicado Janeiro 28, 2005 Olá a todos, tenho um aquário de 60 cm dentro do qual neste momento tenho apenas areão de rio, um seixo com musgo de java enrolado a ele, água e dois ramirezis e um SAE. Está a funcionar com termostato 100W e um fluval 104 com carvão e biomax há dois meses. Só meço o pH e neste momento está a 7.1,7.2 (alto ) O aspecto actual é este : http://pwp.netcabo.pt/eduardo.andrade/ Quero fazer um plantado bonito neste aquário e que se adeque convenientemente com o tipo de peixes que lá quero colocar. ------------------------------ ::: Peixes a colocar são : * 2 casais de ramirezis (total) * 2 dezenas de caracídeos de pequeno porte. ------------------------------ ::: Plantas a colocar estão nesta lista (EDITADO : não quer dizer que sejam todas elas, apenas que são hipóteses a ter em conta): Fundo ::: * Alternanthera reineckii * Bacopa Caroliana * Valisnera Americana * Ludwigia vermelha Meio ::: * Micro Sagittaria * Echinodorus Tenellus Frente ::: * Glossostigma ou Riccia * Anubias nana * Cryptocorine Willisii ------------------------------ Para poder colocar plantas vou comprar uma iluminária lifetech com 2x36W e fazer um injector de CO2 caseiro com uma garrafa de 1.5L. Aqui vão as dúvidas : ::: Duvidas sobre substrato Qual utilizar ? Turfa normalissíma da que vem em sacos ? Algum substrato especial para aquariofilia ? Como preparar as diferentes camadas ? Gostava de ter opiniões especialmente de quem tenha um setup semelhante ao que desejo construir. ::: Duvidas sobre plantação Como plantar as plantas ? Vou tentar fazer um esquema da montagem com plantas depois de ouvir críticas/sugestões. Acho que por agora é só e já são muitas dúvidas he he he. Aguardo sugestões/críticas. Cumps, Eduardo Andrade
Its me Publicado: Janeiro 28, 2005 Publicado: Janeiro 28, 2005 Olá, Primeiro que tudo: porquê 9 espécies de plantas? Muitas espécies não significa necessariamente sinónimo de perfeição num plantado. Já vi aquários só com uma espécie, e são maravilhosos. 1 watt por litro; por um lado é óptimo, consegues manter a maioria das plantas, por outro lado o consumo de nutrientes vai ser muito maior, sendo necessária um acompanhamento mais cuidado, e ter a capacidade de distinguir que tipo de nutriente é que se encontra em falta/excesso. O substrato é relativo, depende do teu gosto; se quiseres ir pelos substratos nutritivos, existem várias marcas no mercado com bons produtos, procura por produtos da Seachem, ADA, Sera, JBL (há mais, é uma questão de procurares). Podes também optar pela colocação de uma camada de substrato rico em nutrientes e por cima uma camada de areão inerte, ou optar ainda por areão totalmente inerte, vai depender do teu gosto. Abraço e força nisso
eduardo_andrade Publicado: Janeiro 29, 2005 Autor Publicado: Janeiro 29, 2005 Hummm, mais ninguém quer responder ? Eduardo Andrade
Pedro Borges Publicado: Janeiro 30, 2005 Publicado: Janeiro 30, 2005 Não há resposta para a tua pergunta - é uma questão do gosto de cada um. Se o que queres são sugestões, então dá uma olhada nos aquários que concorreram ao aquabotanic ou ao AGA, tens lá muito layouts diferentes e os detalhes técnicos todos. É uma boa fonte de inspiração. http://www.aquabotanic.com/contest2004/contest2004.htm http://showcase.aquatic-gardeners.org/2004.cgi Um abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
sergioveterano Publicado: Janeiro 30, 2005 Publicado: Janeiro 30, 2005 Olá Eduardo, eu tive um aquário com essa medidas com a mesma calha que pretendes por isso dou-te um conselho não uses as primeiras plantas da tua lista, são plantas de grande porte com folhas muito largas, mesmo a E. tenellus é muito difícil de manter num aquário tão pequeno. O meu conselho é para usares plantas com folhas pequenas para que consigas dar a impressão de maior espaço.
eduardo_andrade Publicado: Janeiro 31, 2005 Autor Publicado: Janeiro 31, 2005 Olá, quero desde já agradecer todas as sugestões apontadas, vou tomar tudo em consideração para planear o aquário. Obrigado. Cumprimentos. Eduardo Andrade
Recommended Posts