Salinidade (PROBLEMAS)


Recommended Posts

À uns dias medi a salinidade e estava a 1.027.

Resolvi aumentar a dose diária de água de kalk até que acrescentados uns dois litros medi com o hidrometro e deu 1.025 -> OK

 

Um dia depois pouca evaporação houve pois a água apresenta praticamente o mesmo nivel, meço novamente e qual é o meu espanto... deu 1.029

 

Não acrescentei sal...

 

Alguém faz ideia o que pode estar a acontecer?! :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas essa hipotese tambem foi isolada...

 

meço no aquário 1.029 . Tiro o hidrometro da água salgada coloco a seguir na água doce e dá 1.000

Avariado não está de certeza... Falta saber de onde apareceu a salinidade!!!!

 

Não percebo... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aparelho que tenho para medir a salinidade nao é igual a esse... mas pelo que sei o teu problema deve-se a estares a fazer a medição dentro do aqua... e como este tem alguma movimentacao na superficie faz com que a leitura nao seja a correcta :oops:

Tira um pouco de agua do aquario para dentro de um recepiente e faz a leitura!!!

 

Cumprimentos

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é preciso tirar água do aqua para fazer a medição correcta. Basta desligar as bombas de ar durante o processo.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ou entao coloca-o dentro de uma cassete, aquilo por onde a agua vai para baixo para a sump, isto se a tiveres. E la que tenho visto sempre em todos os aquas que disponhem hidrometro.

 

Cumprimentos

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia depois pouca evaporação houve pois a água apresenta praticamente o mesmo nivel, meço novamente e qual é o meu espanto... deu 1.029

O que é que queres dizer com pouca evaporação? Aqui para determinarmos o impacto na densidade teriamos de saber:

litros evaporados / litros totais iniciais do aquário.

Outra hipótese é teres posto outro tipo de aditivo que sem te aperceberes aumenta a densidade (ex: aditivos de 2 partes, aditivos de magnésio, etc.).

Experimenta também outro densímetro.

Boa sorte

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pouca evaporação significa para o efeito, zero, pois o nivel da água manteve-se na mesma marca em que medi 1.025.

 

Aditivos usados:

- hidróxido de cálcio

- alimento liquido para corais korall Fluid da JBL. menos de metade da dose diária recomendada

 

Será que não tem a ver com o facto de quando enchi o aquário com água doce, obtendo 1.025, e atingindo a extremidade superior dos vidros laterais, não possa aí ter absorvido sal que ali se tenha acumulado? Parece-me ser a única explicação a não ser que algum daqueles aditivos aumente a salinidade... o cálcio aumenta a salinidade? ... penso que não... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nenhum dos aditivos me parece poder aumentar a salinidade e também acho estranho que com sal nos vidros possa subir tanto! Penso que a única hipótese é pensares que te podes ter enganado nas leituras... peo menos não estou a ver outra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é possivel que à superficie da água alguma substancias estejam a formar uma pelicula ( embora não seja visivel) e esta esteja a ajudar o hidrometro a não afundar tanto como devia?

 

Outra explicação maluca... :)

 

 

Ora bem... como parece não haver uma explicação fácil para este fenómeno estranho só me resta esvaziar alguns litros e repô-los novamente com água doce... espero é depois disso não ficar praí com 1.035 :lol:!! ... :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não estou a ver o motivo da alteração da densidade! :lol:

Atenção com as mudanças bruscas de densidade, pois afectam muito negativamente os seres vivos, principalmente nas subidas.

Aponta a densidade para 1.026.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Será que é possivel que à superficie da água alguma substancias estejam a formar uma pelicula ( embora não seja visivel) e esta esteja a ajudar o hidrometro a não afundar tanto como devia?

 

Sim...gordura á superficie impede que o densimetro faça uma leitura correcta.

Faz uma colecta de água e leva á loja onde compras o material, pedindo lá para te analisarem a água (quanto á densidade).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Será que é possivel que à superficie da água alguma substancias estejam a formar uma pelicula ( embora não seja visivel) e esta esteja a ajudar o hidrometro a não afundar tanto como devia?

Uma pergunta pertinente... Poderá ou não...

Se por exemplo gordura se encontrar no cimo da água, é porque é concerteza, menos densa que a água. Sendo menos densa, o densímetro afundaria melhor em gordura do que em água salgada.

Não digo que não interfira, mas se for uma camada superficial, tipo película, creio que não irá interferir muito na medição da densidade. Mas isto são apenas hipóteses. Não sei...

 

Outro factor que tens de ter em conta, é que o que tás a medir, de certa forma não é apenas a salinidade da água do teu aquário. É a densidade, e como é óbvio, podes ter introduzido alguns sais na tua água que te tenham subido essa densidade. Ou seja, não estão relacionados directamente com a salinidade (eu não percebo nada de salgados, para mim salinidade é uma concentração de NaCl em água, certo??), mas estão a contribuir para um aumento da densidade.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As leituras foram feitas praticamente à mesma temperatura...

 

Para além disso para efeitos praticos as leituras serão diferentes apenas 0.00035 por cada 1ºC de diferença...

 

De qualquer forma estou a resolver o problema:

- esvaziar uns litros

- substitui-los com água doce

 

Só espero desta vez não obter praí uns 1.050 de densidade :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos... zzz...zzz

 

Já substitui uns litros, cerca de 15% com água doce, fiz a leitura e obti 1.023 :?

 

Mas... agora...passado um dia... meço novamente e dá 1.024!!!

 

Estará a subir novamente ?!!!!!!

 

De onde vem o sal????.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... com 30 litros e 1000L/h de circulação eu diria que não ter evaporação significativa num dia é tarefa difícil...

 

E para 30 litros, se calhar bastará evaporar 1 litro para a densidade subir.

 

Por acaso não sei se se pode quantificar a variação da salinidade para determinados litros, ocorrendo evaporação, mas não vejo porque não seja possível.

 

Talvês alguém saiba e possa aqui explicar. :wink:

 

Eu acho que terá necessariamente a ver com o pouco volume de água...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fenómeno é realmente muito estranho. A água de reposição é de osmose, resinas ou osmose + resinas ? Se usas resinas desmineralizadoras, de que tipo são, leito misto ou separado?

 

O medidor pode de facto estar descalibrado, mesmo dando uma leitura de 1000 na água doce mas de qualquer maneira existe uma subida gradual com o passar do tempo o que indica que o sal está a entrar de alguma forma no aquário. Tens a certeza que não usas mais aditivos?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não sei se se pode quantificar a variação da salinidade para determinados litros, ocorrendo evaporação, mas não vejo porque não seja possível.

 

Tens razão tenho alguma evaporação mas a água é mantida diariamente ao mesmo nivel. Nunca evapora um litro só num dia.

Mesmo assim se considerarmos uma evaporação de 1 litro num aqua que estava com 1.025 este ficaria com 1.02586 :

(30x1.025-1.000x1)/29

o que não é significativo e não chega aos valores que obtive, repito, mantendo o mesmo volume de água.

 

Alexandre:

Não uso realmente mais nenhum aditivo.

A água que uso é da torneira (densidade 1.000) com hidróxido de cálcio, (o preço dos aparelhos de osmose é um roubo, e não tenho tido ultimamente problemas com algas, e os corais dão-se bem se a salinidade estiver a 1.025)

 

Penso que a única explicação possivel será a que referi já anteriormente. O enchimento do aqua até às zonas superiores dos vidros laterais foi aí absorver sal que se teria aí acumulado...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais