ocirebla Publicado Abril 17, 2011 Publicado Abril 17, 2011 Boas. No passado dia 9/04/2011 montei um Aquatlantis EVASION 101x40x55(aprox 190l), com as seguintes caracteristicas Substratos: Fertil: JBL Aquabasis Plus -> 5l Inerte: Cascalho preto -> 20kg Iluminação: Jebo 4*T5 39W (lampadas originais-> 10000k) com 10 horas diárias 11h ás 21h Aquecimento: Termostato 300W Co2: De botija, com difusor de cerâmica, a 2/3 bolhas por segundo. Apenas ligado durante a iluminação. Filtro: SunSun 303-B c/ UV: (carvão activado, zeolite, lã filtrante, Fluval Green-X Phosphate Remover) UV ligado algumas horas por dia.. Flora: Eleocharis acicularis Anubia barteri "nana" Flame moss Java moss Descrição de testes e afins: 12h depois da montagem: PH->7,5 Temp->27 GH->5 NO2->0 NO3->0 PO4->0 Dia 11-04-2011: PH->7,5 Temp->25 GH->5 NO2->0 NO3->0 PO4->0 De seguida aos testes adicionado bactérias da SERA Dia 14-04-2011 -> Fertilizado com 3ml de Sachem Flourish Dia 15-04-2011: PH->7,5 Temp->27 GH->6 NO2->0 NO3->0 PO4->5 Dia 16-04-2011 18h -> TPA de 45l aprox. Dia 16-04-2011 20h: PH->7 Temp->26 GH->6 NO2->0 NO3->5 PO4->5 Dia 17-04-2011 11h-> TPA de 75l (duvida nos valores de PO4) Dia 17-04-2011: PH->7 Temp->25 GH->6 NO2->0 NO3->5 PO4->5 Ora como o PO4 me estava a dar esses valores grandes depois de fertilizar a primeira vez, achei estranho e então fiz a TPA de 75l.. e PO4 a 5 na mesma o_O, logo fui ver o teste e quando vejo que a validade acabou em 2009 :/ (Logo suponho que seja o teste que não esteja a dar com precisão, pelo que talvez seja melhor ignorar os valores de PO4) Agora o problema em si: Tanto as anubias como o musgo estão óptimas de saúde, as anubias então estão lindas. No entanto dos 3 vasos que plantei da "Eleocharis acicularis", praticamente morreu tudo, começaram a ficar as folhas castanhas até que apodreciam e se soltavam. Ora eu para plantar fiz como vi aqui na net, separei em pés cortei em cima, um pouco a raiz (não muito) e planteias bem lá no fundo no fértil. O que poderá estar a causar este problema? Falta de fertilização liquida? Fotos do aquário e detalhe das plantas: Mais fotos em: https://picasaweb.google.com/tiago.brito3/Aquario?feat=directlink
TelmoPereira Publicado: Abril 18, 2011 Publicado: Abril 18, 2011 Eu diria que o problema é o areao ter uma granulometria muito grande levando a que as plantas nao consigam estabelecer raiz. Os nitratos também me parecem um pouco baixos.
ocirebla Publicado: Abril 18, 2011 Autor Publicado: Abril 18, 2011 (editado) Eu diria que o problema é o areao ter uma granulometria muito grande levando a que as plantas nao consigam estabelecer raiz. Os nitratos também me parecem um pouco baixos. Mas a questão é que a raiz está enterrada no fértil, mesmo assim afecta? a zona direita do aquário pronto tem muito cascalho mesmo, mas a esquerda nem por isso. e o areão a maior parte dele não passa dos 5mm. pode é ter sido ao plantar de não ter ido bem ao fundo do aquário, pois a pinça que usei na altura era pequena :S Editado Abril 18, 2011 por ocirebla
ocirebla Publicado: Abril 20, 2011 Autor Publicado: Abril 20, 2011 Epa desculpem lá insistir, mas precisava mesmo de mais opiniões :S É que algumas das que não morreram estão bem até.. estão verdinhas...
gervas Publicado: Abril 20, 2011 Publicado: Abril 20, 2011 (editado) Ora bem, vamos lá ver se te conseguimos ajudar.... Tens um fraco substracto fertil, pouco dele, um areão inerte de enorme granulometria(não é grande problema normalmente, a menos que queiras fechar um tapete... Depois tens outro problema...Não tens excrementos de peixe no areão, e visto não teres substrato fertil em quantidade suficiente e qualidade superior, faz com que as raizes da eleocharis tenham pouco com que se alimentar... Para além disso se não tens fertilização liquida ainda estás a complicar mais as coisas para que a planta comece a desenvolver. O teu pH também não está famoso... Á semelhança da maioria das plantas aquáticas, preferem uma água a dar para o ácido. Em água básica as plantas demoram mais tempo a adaptar-se, quando se conseguem adaptar e não morrem no processo. Espero ter ajudado... PS: Isto foi um excelente post de pedido de ajuda...Como eu adorava que toda a gente fosse assim...Sim senhor ocirebla Editado Abril 20, 2011 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
ocirebla Publicado: Abril 20, 2011 Autor Publicado: Abril 20, 2011 (editado) Ora bem, vamos lá ver se te conseguimos ajudar.... Tens um fraco substracto fertil, pouco dele, um areão inerte de enorme granulometria(não é grande problema normalmente, a menos que queiras fechar um tapete... Depois tens outro problema...Não tens excrementos de peixe no areão, e visto não teres substrato fertil em quantidade suficiente e qualidade superior, faz com que as raizes da eleocharis tenham pouco com que se alimentar... Para além disso se não tens fertilização liquida ainda estás a complicar mais as coisas para que a planta comece a desenvolver. O teu pH também não está famoso... Á semelhança da maioria das plantas aquáticas, preferem uma água a dar para o ácido. Em água básica as plantas demoram mais tempo a adaptar-se, quando se conseguem adaptar e não morrem no processo. Espero ter ajudado... PS: Isto foi um excelente post de pedido de ajuda...Como eu adorava que toda a gente fosse assim...Sim senhor ocirebla Eu na altura que meti o fértil fiquei na duvida quanto á quantidade.. no entanto como dizia que os 5l chegava no saco, não meti mais.. Os excrementos de peixe no areão já está a começar a ter.. aliás o NO3 já subiu para 10 Quanto á fertilização liquida eu tenho, só ainda meti foi 1 vez.. em que puz 3ml de Sachem Flourish O PH eu sei que devia estar mais baixo, sinceramente não percebo como se está a manter a 7/7,5.. quando tinha o outro montado o CO2 metia-o sempre a 6,5 :/ PSS: acho que já sei.. uma pedra que tinha que tinha vindo do mar :S já estou a retirá-la.. Ou seja, resumindo, não á possibilidade desta planta se aguentar? certo? Para tapete à alguma que dê? PS: quando se faz os pedidos de ajuda convém dar toda a informação possivel, porque uma coisa é a pessoa estar aqui a ver, e outra é ler na internet loool Editado Abril 20, 2011 por ocirebla
canito Publicado: Abril 20, 2011 Publicado: Abril 20, 2011 Basicamente... o Gervas já disse tudo. Um areão inerte... e ainda por cima de uma enorme granulometria, dificulta... e muito o crescimento da Eleocharis. Para plantas de tapete... é sempre preferível, optar por substratos argilosos (vulgo akadama) que devido à sua elevada porosidade... fornecem um excelente suporte para a fixação das raízes. Depois, a akadama(ou os substratos de topo de algumas marcas) criam condições óptimas para as plantas de tapete, não só porque “amaciam” a agua, como também absorvem os nutrientes da coluna da agua e fazem também a sua retenção. No teu caso… é mais difícil colocar a Eleocharis a crescer. Podes exprimentar enterrar algumas pastilhas fertilizantes junto da Eleocharis… ou ainda aumentar um pouco a fertilização na coluna de agua. Aumentando a carga de fertilização, tens de aumentar o co2… e luz sempre a acompanhar. Envolve alguns riscos… porque um possível excesso de nutrientes não consumidos, pode provocar o aparecimento de algumas algas. Caso não consigas fazer vingar a parvula… e caso queiras experimentar outra planta de tapete… tens o glosso. Boa Sorte. JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
ocirebla Publicado: Abril 20, 2011 Autor Publicado: Abril 20, 2011 Basicamente... o Gervas já disse tudo. Um areão inerte... e ainda por cima de uma enorme granulometria, dificulta... e muito o crescimento da Eleocharis. Para plantas de tapete... é sempre preferível, optar por substratos argilosos (vulgo akadama) que devido à sua elevada porosidade... fornecem um excelente suporte para a fixação das raízes. Depois, a akadama(ou os substratos de topo de algumas marcas) criam condições óptimas para as plantas de tapete, não só porque “amaciam” a agua, como também absorvem os nutrientes da coluna da agua e fazem também a sua retenção. No teu caso… é mais difícil colocar a Eleocharis a crescer. Podes exprimentar enterrar algumas pastilhas fertilizantes junto da Eleocharis… ou ainda aumentar um pouco a fertilização na coluna de agua. Aumentando a carga de fertilização, tens de aumentar o co2… e luz sempre a acompanhar. Envolve alguns riscos… porque um possível excesso de nutrientes não consumidos, pode provocar o aparecimento de algumas algas. Caso não consigas fazer vingar a parvula… e caso queiras experimentar outra planta de tapete… tens o glosso. Boa Sorte. Obrigado pela informação. Com os erros aprendemos, e assim não voltamos a repeti-los! Penso que vou mesmo experimentar outra. A glosso que te referes é a "Glossostigma Elationides" certo? Também a tinha andado a ver à pouco, e reparei nas raizes dela, que já são raizes granditas e fortes. Penso que vou mesmo optar por essa. Com esta não terei grande problema pois não? Já agora alguem tem experiencia de a ter comprado na Waterevolution? é que eles têm, vazo, mini-tapete e tapete... qual valerá mais a pena? :S
gervas Publicado: Abril 20, 2011 Publicado: Abril 20, 2011 A meu ver o melhor é as que vêm em meio de cultura, o vulgo gel, mas na sua ausencia as que vêm em vaso sao melhores. The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
ocirebla Publicado: Abril 20, 2011 Autor Publicado: Abril 20, 2011 Decidi em mandar vir um vaso de glosso.. Como precisava de alguns testes, aproveitei.. Como vi algumas fotos na net de tapetes de glosso em areão bem grande, penso que tenho grandes possibilidades.. mas vamos lá ver.. De qualquer maneira os pés de Elocharis que estão(ou parecem estar) bons vão ficar na mesma a ver no que dá.. Depois vou actualizar o tópico com o andamento disto.. Obrigado a todos pela ajuda
canito Publicado: Abril 20, 2011 Publicado: Abril 20, 2011 No passado dia 9/04/2011 montei um Aquatlantis EVASION 101x40x55(aprox 190l), com as seguintes caracteristicas Só agora reparei... aquário com 11 dias. Ainda é muito cedo para se poder tirar alguma conclusão. Tens de aguardar... a eleocharis demora sempre bastante tempo a adaptar-se. Dá tempo... pelo menos mais duas ou três semanas. Sem stress !!! JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
ocirebla Publicado: Abril 21, 2011 Autor Publicado: Abril 21, 2011 Só agora reparei... aquário com 11 dias. Ainda é muito cedo para se poder tirar alguma conclusão. Tens de aguardar... a eleocharis demora sempre bastante tempo a adaptar-se. Dá tempo... pelo menos mais duas ou três semanas. Sem stress !!! Pois a questão é que ela apodreceu mesmo.. ainda estão é alguns bons, prai 3 ou 4.. Vão ficar na mesma. meto as duas.. a que pegar, pegou
ocirebla Publicado: Maio 2, 2011 Autor Publicado: Maio 2, 2011 Só para actualizar, o areão em questão é este: http://www.wate-r-evolution.com/shop/decoracao/201-areao-preto.html 3-4mm Quanto á planta ainda estou á espera dela...
vjoxyodo Publicado: Maio 2, 2011 Publicado: Maio 2, 2011 Tenho 1 aqua montada há 1 semana com 1 cm de Elos Terra e dps areão Preto semelhante ao teu mas moido tendo uma granulometria menor, e apenas com luz natural. Quando plantei fiz uma bela poda e ja tem folhas com o dobro do tamanho e algumas a crescer pequenas. Resumindo a Eleocharis necessidade de substracto rico, mas a iluminação pode ser qq uma. Portanto experimenta usar Elos Terra por baixo do inerte, ou msm a Akadama em geral. Cumps
Recommended Posts