Paulo Lisboa Publicado Abril 16, 2011 Publicado Abril 16, 2011 Boas, estive na dúvida se abria este tópico na zona de Tecnicas e equipamentos mas acabei por optar por fazê-lo aqui. O que se passa é que esta manhã tinha um CRS adulto no chão. Havia saltado durante a noite pois estava já seco. Primeira coisa que fiz foi fazer testes. Falta-me o de amónia (alguém sabe se a Nutrafin vende recargas???) pH - 7,2 kH - 2 (ou 3) gH - 6 NO2 - 0 NO3 - 0 Estou convencido que os parâmetros estão ok mas já não é a primeira vez que isto me acontece. A outra foi com uma caridina japónica que ainda consegui salvar. No entanto, alguns dias mais tarde, acabou mesmo por desaparecer e nunca mais a vi... A questão que se coloca agora é, como evitar que outros saltem? O aqua é todo aberto e já me ocorreu usar aquela película transparente que se usa nos alimentos. Mas tenho o aqua na sala e a parte estética é algo importante... Rede também me parece complicado pois ia tirar muita luz e descer o nível da água não será opção por ter filtro de mochila (ia fazer montes de barulho se descesse o nível..) Se tiverem alguma ideia, agradecia Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
filipeogrande Publicado: Abril 16, 2011 Publicado: Abril 16, 2011 (editado) ola plisboa, já tenho camarões á algum tempo e nunca me aconteceu tal.. tens bomba de ar?? ás vezes pode ser falta de oxigenação... ou da tempratura claro, que não referes a quanto eles estão.. mas espera por mais opiniões.. abraço.. Editado Abril 16, 2011 por filipeogrande
ahimsa Publicado: Abril 16, 2011 Publicado: Abril 16, 2011 Também ja me aconteceu ter camarões fora do aquário e com os parametros da água em condições... Tambem era aberto a soluçao que arranjei foi mandar fazer um vidro à medida para tapar o aquario.
Tozé Nunes Publicado: Abril 16, 2011 Publicado: Abril 16, 2011 já experimentaste plantas flutuantes? Com um filtro de cascata a mexer a água na superfície obriga-as a permanente movimento e torna pelo menos mais difícil aos camarões encontrarem a saída. Também podes dar-lhes uns xanax ehehe Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo Lisboa Publicado: Abril 16, 2011 Autor Publicado: Abril 16, 2011 Temperatura está entre os 23 e 24 graus. Oxigenação não deve ser problema dado que o filtro de cascata faz muito movimento da superfície da água. A tampa de vidro é um problema porque tenho a calha apoiada nas laterais e o filtro no vidro de fundo As plantas flutuantes têm outro handicap que é tiraram-me luz para as plantas e musgos que estão substrato. Mas agradeço as vossas dicas!!! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Fábio Silva Publicado: Abril 16, 2011 Publicado: Abril 16, 2011 Viva Paulo. Os camarões não precisam de estar mal para saltarem do aquário, por vezes basta andarem doidos com uma fêmea e exaltam-se tanto que saltam... Se não queres tapar o aquário o melhor é teres o nível da agua mais baixo para evitar que consigam saltar. Se eu fosse a ti tapava, o facto de teres a calha nas laterais e o filtro atrás não é problema, é uma questão de mandares fazer com esses recortes, e para teres acesso ao aquário para alimentar mandas fazer um buraco redondo na frente central do vidro. O melhor era dois vidros com aquelas calhas que permite correr o vidro da frente , mas para isso tens de fazer uns apoios em vidro. Eu tenho os meus aquários sempre tapados, é bom pois evita essas situações de saltarem, não há evaporação e não cai pó dentro da água. O único que não tenho tapado é o Real Jungle e estou a pensar seriamente em tapar. Abraços . Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
abrenozes Publicado: Abril 16, 2011 Publicado: Abril 16, 2011 Também já tive casos de trapezistas que cairam fora da rede. Arranjei uma placa de acrílico e tapei-o. Não todo porque tenho um filtro de mochila, mas pelo menos ficou 80% tapado.
Paulo Lisboa Publicado: Abril 16, 2011 Autor Publicado: Abril 16, 2011 Bem, parece que não vou conseguir fugir ao tapar do aquário. Vou ver quanto me custa fazê-lo em vidro pois queria perder o mínimo de iluminação possível... Entretanto já tenho o teste de amónia e está a zero. Obrigado a todos pelas dicas! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
abrenozes Publicado: Abril 16, 2011 Publicado: Abril 16, 2011 na AKI uma placa de acrílico com 100x50 fica por 8 ou 9 euros e podes pedir para cortar à tua medida.
Paulo Lisboa Publicado: Abril 16, 2011 Autor Publicado: Abril 16, 2011 Boa dica!!! E esteticamente resulta bem? Presumo que eles não façam os recortes todos que eu preciso por causa da calha pois não? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
abrenozes Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 Não fica tão bem como o vidro mas escapa. Os recortes terás de fazer tu. Com um x-ato e alguma paciência faz-se bem. Eu peguei numa B&D e fiz alguns furos para o ar circular. Boa sorte
Tozé Nunes Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 atenção que os acrílicos com o calor começam a deformar, eu uma vez coloquei um a fazer a vez do vidro(no vidraceiro pediam-me uma fortuna para cortar um com os recantos pretendidos) e tinha a calha pousada em cima e em pouco tempo aquilo começou a abaular, tive que retirar e colocar um vidro. Quanto aos recortes para passagem de cabos pedes para cortar os cantos na diagonal, agora no teu caso para o filtro de mochila de lado mais complicado se torna, o melhor era saber de qual dos teus aquários estás a falar, já tens tantos que eu perdi-me! Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo Lisboa Publicado: Abril 17, 2011 Autor Publicado: Abril 17, 2011 é no de 50L que tem os CRS. Tem a calha com apoios laterais e filtro de mochila + termostato no vidro de fundo. Ainda não decidi o que fazer. Acima de tudo porque estou sinceramente tentado a meter leds, o que iria alterar os cortes no material a escolher para tapar o aquário. Honestamente, o vidro de fundo é o que menos me preocupa, pois tenho plantas que acho que vão dificultar uma saída a alta velocidade por ali. Mas... nunca fiando, né? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Tozé Nunes Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 então presumo que estejas a falar no Quiet Zone, versão 2.0? Então no teu caso ou colocas vidros tipo os scalare e não fechas atrás e podes manter a calha no mesmo sítio ou fazes uma tampa nova com calha embutida. Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
abrenozes Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 Tudo depende da espessura do acrílico. O meu tem 3 mm e está firme e hirto
Tozé Nunes Publicado: Abril 17, 2011 Publicado: Abril 17, 2011 (editado) pois o meu tinha 5mms e com o calor da calha por cima começou a deformar. Editado Abril 17, 2011 por brancaman Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo Lisboa Publicado: Abril 17, 2011 Autor Publicado: Abril 17, 2011 então presumo que estejas a falar no Quiet Zone, versão 2.0? Então no teu caso ou colocas vidros tipo os scalare e não fechas atrás e podes manter a calha no mesmo sítio ou fazes uma tampa nova com calha embutida. Sim, estou a falar do Quiet Zone Não sei como são esses vidros mas já convenci a minha mulher a avançar para a calha de leds e só depois fará sentido pensar em como fechar. O vidro era realmente a solução que mais me agradava mas... não faço ideia dos custos. Devo falar com a Vitromoldura primeiro para ver em quanto poderá ficar a coisa. Depois logo decido se opto pelo acrílico. Até porque com leds o calor será sempre menor... Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Abril 18, 2011 Publicado: Abril 18, 2011 Além do poder deformar tenho ideia que o acrílico acaba por ficar baço. Todos os meus aquários são tapados com vidro. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Abril 18, 2011 Autor Publicado: Abril 18, 2011 Obrigado pela dica, Hugo. Uma dúvida que tenho: como são as tampas? Resume-se a uma placa (no teu caso, de vidro) por cima do aquário ou é fixa de alguma forma? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Abril 18, 2011 Publicado: Abril 18, 2011 são duas meias tampas que deslizam uma sobre a outra. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Abril 18, 2011 Autor Publicado: Abril 18, 2011 Compreendido. OB! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Arlindo Publicado: Abril 18, 2011 Publicado: Abril 18, 2011 (editado) Boas, No aquário de 120 cm, tenho o sistema do Hugo. As tampas podem deslizar lateralmente ou em profundidade. O meu tem réguas em vidro, tipo travessas. As tampas colocam-se por cima e encaixam-se num encaixe de o plástico pelo qual deslizam. Se quiseres passas lá em casa e vês. Abraço. Editado Abril 18, 2011 por Arlindo Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Tozé Nunes Publicado: Abril 18, 2011 Publicado: Abril 18, 2011 As tampas podem deslizar lateralmente ou em profundidade. O meu tem réguas em vidro, tipo travessas. As tampas colocam-se por cima e encaixam-se num encaixe de o plástico pelo qual deslizam. Se quiseres passas lá em casa e vês. idem aspas, é só atravessares a linha do comboio Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
David EC Costa Publicado: Abril 19, 2011 Publicado: Abril 19, 2011 boas com acrilico de 8 mm para um aqua dessas dimensoes fica perfeito. nao ganha barriga. nao fica fosco(opaco)a luz passa como se nao tivesse acrilico. podes fazer tu os cortes,como eu fiz. enfim,o unico problema é k nao é 8 ou 9 euros como foi dito atras. eu gastei 23 euros por uma placa de 1 metro por 50. cumprimentos Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Paulo Lisboa Publicado: Abril 19, 2011 Autor Publicado: Abril 19, 2011 @ Arlindo e Brancaman: Obrigado pela disponibilidade. Talvez te vá visitar, Brancaman. Ao Arlindo é a minha vez de o receber @ neloi: obrigado pelo esclarecimento. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts