Recommended Posts

Publicado

Boas

Tive um problema com os meus Apistos e morreram-me 2 ,Um Agassizi Fire Red e um Caucatoides , tal como descrevi neste LINK , das respostas que obtive , apontaram-me a alimentação como uma das causas , pois eu dava 1 refeição diaria de comida congelada e foi-me dito que não se pode.

Gostaria então que alguem me ajudasse e me informasse como dar uma alimentação o mais variada e saudavel possivel sem que os mate.

Publicado:

Boas

Tive um problema com os meus Apistos e morreram-me 2 ,Um Agassizi Fire Red e um Caucatoides , tal como descrevi neste LINK , das respostas que obtive , apontaram-me a alimentação como uma das causas , pois eu dava 1 refeição diaria de comida congelada e foi-me dito que não se pode.

Gostaria então que alguem me ajudasse e me informasse como dar uma alimentação o mais variada e saudavel possivel sem que os mate.

Boa tarde,

Bem...como vários membros referiram, não tens as condições indicadas para manter os bichos e parace que queres ir pelo caminho mais fácil que, não me pareçe ser o principal problema. Até porque tens alimentação congelada diversa (apesar desta por si só poderconstiruir fonte de contaminação da àgua e levar parasitas aos peixes). Claro que se comeres todos os dias bitoque vais enjoar e ter problemas futuros pela sua ingestão continuada e pela ausência de proteínas, minerais, etc. que só encontras noutros alimentos.

Não te vou indicar o menú de fuois gras ou de ovas de estargão porque na parte dos ciclideos anões tens essa informação, quer para alimentação 'normal' ou com vista à reprodução.

Voltando ao início, não tendo certeza se tinhas no link essa informação, existem vários factores que poderiam contribuir para a morte:

A idade,

A compra de bichos, aparentemente sãos, mas que escondem debilidades/ parasitas,

Mudança de parâmetros depois da compra,

Parâmetros errados

Alimentação errada (falta, excesso, ou pouco variada)

Poluição da àgua

Filtragem insuficiente

Mais do que uma espécie da mesma família e/ ou a presença de outras espécies, principamente territoriais, etc.

Para minimizar mortes nos apistgrammas deverias:

Optar pela colocação de um solo que baixasse o pH, kH e gH

Teres uma só espécie

Muitas fêmeas e poucos machos

Esconderijos

Bastante vegetação

Comida diversificada, se possível também viva (sobretudo se pensares em reprodução)

Uso de produtos naturais: cones, folhas da catappa, etc.

Bem, poderia continuar com sugestões e repetir o que já aqui (ou noutros post's) foi referido por outros membros.

A ti, cabe decidir se vais aprender com os erros e seguir a informação para evitar outros, ou seguir um caminho torto, que pareçe menos trabalhoso e que leva a outras menos boas consequências para os animais. E que levam à desistência de muitos.

Isto não é só ter aquário e peixinhos...dá trabalho!

Desculpa o testamento. :) Eu próprio cometi alguns dos erros enunciados porque, temos por vezes a mania de .... vamos ver se dá... pôr aquela e a outra espécie, porque gostamos...e depois não dá... e temos trabalho a dobrar....

E depois de emendar, também consegui reprodução de apistogrammas catatuoides triple red.

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Publicado:

Boa tarde,

Bem...como vários membros referiram, não tens as condições indicadas para manter os bichos e parace que queres ir pelo caminho mais fácil que, não me pareçe ser o principal problema. Até porque tens alimentação congelada diversa (apesar desta por si só poderconstiruir fonte de contaminação da àgua e levar parasitas aos peixes). Claro que se comeres todos os dias bitoque vais enjoar e ter problemas futuros pela sua ingestão continuada e pela ausência de proteínas, minerais, etc. que só encontras noutros alimentos.

Não te vou indicar o menú de fuois gras ou de ovas de estargão porque na parte dos ciclideos anões tens essa informação, quer para alimentação 'normal' ou com vista à reprodução.

Voltando ao início, não tendo certeza se tinhas no link essa informação, existem vários factores que poderiam contribuir para a morte:

A idade,

A compra de bichos, aparentemente sãos, mas que escondem debilidades/ parasitas,

Mudança de parâmetros depois da compra,

Parâmetros errados

Alimentação errada (falta, excesso, ou pouco variada)

Poluição da àgua

Filtragem insuficiente

Mais do que uma espécie da mesma família e/ ou a presença de outras espécies, principamente territoriais, etc.

Para minimizar mortes nos apistgrammas deverias:

Optar pela colocação de um solo que baixasse o pH, kH e gH

Teres uma só espécie

Muitas fêmeas e poucos machos

Esconderijos

Bastante vegetação

Comida diversificada, se possível também viva (sobretudo se pensares em reprodução)

Uso de produtos naturais: cones, folhas da catappa, etc.

Bem, poderia continuar com sugestões e repetir o que já aqui (ou noutros post's) foi referido por outros membros.

A ti, cabe decidir se vais aprender com os erros e seguir a informação para evitar outros, ou seguir um caminho torto, que pareçe menos trabalhoso e que leva a outras menos boas consequências para os animais. E que levam à desistência de muitos.

Isto não é só ter aquário e peixinhos...dá trabalho!

Desculpa o testamento. :) Eu próprio cometi alguns dos erros enunciados porque, temos por vezes a mania de .... vamos ver se dá... pôr aquela e a outra espécie, porque gostamos...e depois não dá... e temos trabalho a dobrar....

E depois de emendar, também consegui reprodução de apistogrammas catatuoides triple red.

Boas

Desde já obrigado pela opinião apesar de não perceber a parte de "querer ir pelo caminho mais facil e não ter condições para ter os Bichos"

Tenho os Apistos num aqua de 240 Lt , de 1.20 mt , sabendo que eles eram territoriais e pelo que li o tamanho era suficiente para manter 2 espécies de Apistos, tinha um trio de Agassizi (1 Macho e 2 Fêmeas) e um casal de Caucatoides.

As outras es+écies do Aqua são 5 Escalares (andam mais na zona meio/cimo do aqua)

8 Neons que não se metem com ninguem

6 corys Pigmeu essas sim do mesmo nivel do aqua que os apistos , mas servem na ajuda á limpeza

1 Ancistrus que está sempre colado a alguma coisa e não interfere com os Apistos

2 Ottos a mesma coisa que o Ancistrus , nem se dá por eles e ajudam na limpeza

Em relação á idade os agassizi eram juvenis , comprados da criação de um membro do forum e em relação a debilidades/parasitas não tenho nada que me indique nesse sentido , até pelo que li ao longo do tempo nos posts do membro em questão , tudo me leva a crer que sejam peixes muito bem tratados e alimentados.

Quanto aos parâmetros após a compra , não eram iguais mas fiz a ambientação o mais cuidada possivel (a Agassizi sobrevivente está de perfeita saude e com a côr linda)

Ainda em relação aos parâmetros da agua estão todos bons á excepção do PH que tanto tenho lutado para baixar , mas tem sido uma tarefa bastante árdua.

Em relação á comida tentei variar o maximo possivel e dar bastante comida congelada porque li algures que como os Apistos eram carnivoros , devia dar-se bastante comida congelada (já vi que foi um erro) , então dava uma refeição de manhã de congelada que ia variando entre artémia , blood worm e mistura e á noite dava granulado para ciclideos.

Em relação á agua os parametros estão OK pois foram medidos ontem e a Amonia , Nitritos e Nitratos estava tudo a zero.

A filtragem como li que os ciclideos precisavam de boa filtragem comprei um filtro externo Sun Sun HW-304B de 2000 Lt/h que penso que dá conta do serviço.

Em relação ao solo testei as 2 variedades de cascalho e nenhum reagiu como calcária , por baixo tenho substrato AquabasisPlus da JBL para ter boas e bastantes plantas para servir de esconderijos , além das 3 cascas de côco que coloquei estratégicamente (uma em cada ponta e uma ao meio) uma para cada fêmea e todas elas as utilizam.

A unica coisa que ainda não meti foram as folhas de catappa que comprei no Ebay e ainda não chegaram.

Portanto desculpa o testamento e agradeço a ajuda em relação ás dicas uteis , mas continuo sem perceber o (caminho mais fácil ou torto) porque tem dado bastante trabalho para ter tudo o melhor possivel para que eles vivam nas melhores condições possiveis.

Publicado:

As minhas desculpas se as minhas palavras foram mal interpretadas ou se te incomodaram. Quanto a dicas úteis terás de esperar que outros membros te ajudem ou, então efectuares mais leituras porque, a observação que fizes-te face ao solo é reveladora. Boa sorte...

Arlindo

Publicado:

Boas apenas um reparo

"A filtragem como li que os ciclideos precisavam de boa filtragem comprei um filtro externo Sun Sun HW-304B de 2000 Lt/h que penso que dá conta do serviço."

Provavelmente estavam a falar de ciclideos jumbos como oscar,jacks entre outros...

há criadores com filtro de mochila e bombas de ar bastante low tech.

Publicado:

Boas,

Podes verificar o que foi discutido sobre a alimentação, neste topico:

My link

Os meus apistos têm um problema com comida seca. Não gostam muito dela, metem na boca e cospem de seguida.

Mas vão ter de se habituar, dou no maximo artemia 2 vezes por semana.

Publicado:

Boas apenas um reparo

"A filtragem como li que os ciclideos precisavam de boa filtragem comprei um filtro externo Sun Sun HW-304B de 2000 Lt/h que penso que dá conta do serviço."

Provavelmente estavam a falar de ciclideos jumbos como oscar,jacks entre outros...

há criadores com filtro de mochila e bombas de ar bastante low tech.

Sempre ouvi dizer que ... antes a mais do que a menos... (concretamente, filtragem.

E é verdade, existem pessoas a criar peixes dentro de um aquário (só vidro) com filtro de esponja. Porquê? porque é mais fácil aspirar os dejectos no fundo de vidro, os filtros são mais baratos e fazem constantes trocas de àgua, etc.

O que não é o caso do aquário do membro que criou o tópico.

Arlindo