Documentação dos meus 1ºs passos

Recommended Posts

Ora bem tenho feito TPAs de muito pouca quantidade 5 a 15 litros de água sem cloro(o aquário tem 90) e após uma semana as diferenças são enormes a água turva com elementos em suspensão já quase que não existe mas a água tem cor.

Agora estudo 2 hipóteses carvão activado ou mantenho o filtro e faço pequenas TPAs desta vez mais espaçadas de 2 em 2 dias

o que me dizem?

Partilhar nas redes sociais

• Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hum hum pois era o que eu tinha em mente, o mal do meu filtro (tetra tec in 400) é de se eu quiser alterar as matérias filtrantes não sei muito bem como fazer, certamente terei de tirar uma das esponjas do encaixe e substituir por outra matéria filtrante, mas para colocar ceramicas o espaço é muito limitado, certamente ceramica iria melhorar muito a filtração

Então lutador, quem está a ganhar a batalha!? :medieval_mace:

Porque não tiras fora o encaixe das esponjas e colocas a cerâmica lã e esponjas no seu lugar?

è que com essas esponjas tão abertas não há bactérias que lá se segurem... :thumbdown2:

Pois pensei nisso mas sem o encaixe das esponjas que fica dentro do depósito o filtro parece que depois não fecha bem além que me parece que essa peça serve para fazer circular a agua pelo interior do filtro, isto porque o encaixe onde está as esponja serve também de encaixe para o filtro fechar em breve coloco fotos.

A vitória será minha :character0050:

Obrigado a todos

Editado por nelson graça

Boas Nelson,

Calma isto é um hobby com muita paciencia, como é uma montagem nova é normal que isto aconteça biologicamente está muita coisa a acontecer aí para dentro :alberteinstein: podes acelarar o processo com alguns produtos no mercado sera nitrivec por exemplo. Não coloques carvão agora porque as bacterias nitrificantes estão se estabelecendo no aquario e o carvão vai atrasar um bocado uma tpa de 60% vai ajudar. utilizo nos meus filtros sera siporax que são uns aneis de ceramica que dá uma qualidade excelente à agua e por acaso existe também para filtros interiores a versao sera siporax mini talvez devias de colocar no teu filtro, porque ajuda muito na filtragem.

Já tenho sera spiromax mini agora tenho outro problemas é falta de espaço no filtro.

Não sei se alguem conhece o tetra tec in 400 mas será que posso tirar a peça plástica que está no interior do depósito que segura as esponjas? tenho 2 esponjas será que eu se deixar só uma não será insuficiente?

Boas Nelson.

Em primeiro lugar, podes colocar no interior do filtro matérias filtrantes em cerâmica, retira ou corta uma das esponjas. Quanto ao aspecto leitoso, deixa o filtro trabalhar, assegura-te é que tens uma boa circulação da água. Não te aconselharia a desmontares o filtro, pois provavelmente irias matar as bactérias e inviabilizar todo o trabalho que tiveste até agora, que se iria reiniciar.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

este é o filtro em questão

tetratec-in300-plus406.png

a peça central onde encaixam as esponjas rouba muito espaço mas cheira-me que não a posso tirar infelizmente pois vou remover uma das esponjas ou colocar junto a uma destas as ceramicas ficando a esponja que divide o espaço com as ceramicas apertadinha.

o que vos parece?

Jovem, aí não tens grande coisa a fazer, ou substituis uma das esponjas ou então fazes como eu: cortas os apendices de plástico que suportam a esponja, ficando apenas com a parte superior que te vai permitir direcionar água para o fundo do filtro. Mas este fim de semana já vou rever como está o meu e depois ja te digo...

Então mas eu para limpar o filtro tenho de o desmontar :puppydogeyes: ainda esta semana que estava todo sujo limpei-o mas apenas e só com água do próprio aquário estarei a matar as bacterias de tal modo que tudo volta ao inicio?

Não, nesse aspecto fazes isso mesmo, lavas com água do aqua, que tudo mantem-se como deveria.

Quanto ao filtro, podes fazer como ja disseram e deixas de um lado a esponja, do outro ceramica e lã por exemplo.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Boas Bruno! sim, a água está muito melhor! usei as ceramicas da sera versão mini mas mesmo assim tive de remover parte delas e removi um das esponjas pretas e coloquei lã filtrante da sera também e as diferenças notam-se.

Especialmente após a colocação da lã!! :rainbowafro:

Obrigado a todos pelas dicas

Já agora fica aqui as minhas dicas para quem se inicia como eu.

Não poupar na filtração como eu fiz, vai dar asneira pela certa!

Fazer bem as contas á litragem e ter pelo menos 1w de potencia do termoestato para cada litro. procurem marcas de qualidade porque o barato sai caro.

Não colocar nunca troncos sem os tratar e não é so descarcar e ferver 1 dia pois a coisa assim não dá mesmo

àgua turva no inicio é normal mas há que ver se não cometemos algum erro como eu fiz, a solução que encontrei foi melhorar os materiais filtrantes e fazer pequenas TPAs

Editado por nelson graça

Boas Nelson então isto sempre andou para a frente e fica aqui o teu topico para ajudar muitos iniciantes no hobby, e a conclusão que tiras no fim não podia ser melhor... agora daqui a dias vai ser um filtro externo na certa vais ver limpeza manutenção e qualidade da agua não tem comparação... todos começamos por baixo com medo de errar mas vamos começando a querer mais e melhor... banana rock

Cumprimentos

Não poupar na filtração como eu fiz, vai dar asneira pela certa!

Fazer bem as contas á litragem e ter pelo menos 1w de potencia para cada litro. procurem marcas de qualidade porque o barato sai caro.

Ups, há aqui qualquer coisa que não joga bem, a potencia do filtro é em litros que faz por hora, sendo que o aconselhado é 5 vezes por hora o volume total do aquário.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Ups, há aqui qualquer coisa que não joga bem, a potencia do filtro é em litros que faz por hora, sendo que o aconselhado é 5 vezes por hora o volume total do aquário.

E phá comi algumas palavras. Referia-me ao aquecedor/termoestato

Boas,

Já agora, voltando ao filtro, hoje andava de volta do suporte e descobri que a parte que prende as esponjas dá para desencaixar lol.. sem partir nada, simplesmente puxar para baixo e fica só a tampa... não sei se já sabias, eu pelo menos na altura tirei tudo por completo ehehe agora meti só a tampa e tá em testes ;)

Boas, depois de estar à cerca de 5 dias com a tampa noto que o filtro reduziu em muito o caudal... a lã tem pouca sujidade la agarrada por enquanto, sem tampa notava maior caudal e talvez melhor filtragem... mas ainda vou averiguar isso..

Cumps

Olá vilela! Estás a falar sem a tampa ou sem a parte do encaixe das esponjas? eu removi o encaixe e deixei a tampa e parece-me tudo ok! assim tenho muito mais espaço para colocar matéria filtrante e de posso optar por outras disposições, aquilo realmente é de encaixe e basta separar, também testei sem tampa e ouve um aumento de débito mas parece-me que a água não circulava pelo interior da matéria filtrante, por isso acabei por colocar apenas a tampa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!