Será que foram os caracois?

Recommended Posts

Boas, no sábado coloquei no meu aquario uma anubia e duas ou três valisnerias.

Contudo as plantas estão a ficar bastante roídas, principalmente a anubia.

No aquário (250L) tenho:

1 synodontis

5 barbos tigres

4 tetras (neons)

10 corydoras

Tenho também uma tartaruga, mas como só noto agravamento das folhas passado a noite (ou seja de manha) que é quando os caracóis saem do areão já que são nocturnos, eu exclui a tartaruga, pois já tive mais plantas com ela sem problema e se fosse ela mordia-a principalmente de dia já que é quando está mais activa.

Depois tenho uns caracóis que vieram com as plantas anteriores.

Aqui estão os caracóis:

54237284.jpg

38348928.jpg

Agora ficam aqui as fotos das plantas (não vou por da vallisneria já que o caso não me parece grave) :

img1201si.jpg

img1203l.jpg

img1205f.jpg

img1206pp.jpg

Portanto as minhas perguntas são as seguintes:

1-Parecem "trincas" de caracol?

2-Dado que a anubia tem um rizoma ainda grandinho a anubia pode sobreviver?

3-As folhas conseguem regenerar?

4-Existe alguma coisa que possa fazer para salvar a planta?

5-Qual o melhor modo de eliminar os caracóis? (O truque da alface funciona?)

Espero que tenham paciência para ler o tópico e se me conseguirem ajudar agradeço.

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu apontava para a tartaruga... Inclusivamente algumas partes das folhas estão rasgadas, deve ser de arrancar bocados.

Mas posso estar errado.

Cumps!

ó rafael

olhando para as fotos e as tuas conclusões... choca-me, pois é somar 1+1

Então excluiste a tartaruga que é o suspeito numero 1. e isso que tens nao sao caracois, são caramujos trombeta. Impossivel terem sido eles, ainda por cima numa anubia. Tens que ler e pensar um bocado antes de fazer conclusões absurdas.

Em aquario, só conheço um molusco capaz de fazer isso a uma anubia, uma canaliculata e mesmo assim a forma de corte seria diferente, isso parecem dentadas, mais uma vez aponta para a tartaruga que dá dentadas, os moluscos têm uma forma de atuação diferente.

mantens uma tartaruga com neons?:bs_quesexclaim: pra quê, para petiscar?

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1

Aceito que possa/deva ser a tartaruga.

Mas quanto aos neons, não sabem como os obtive e portanto pedia que não tirassem quaisquer conclusões sobre eles.

Para mais ainda não tive uma única baixa.

Se for devido á toxicidade da tartaruga/dos seu digectos, não me preocupo muito com isso já que fasso a manutenção nessessaria e tenho um filtro bem dimensionado.

De qualquer modo obrigado pela ajuda dada até agora.

Já tive plantas mais vezes e ela nunca me comeu nenhuma, ou então comia um dia ou dois e nunca mais lhe tocava.

Será possível a anubia recuperar?

Uma ultima coisa, eu sei que o termo certo não é caracóis, foi só uma maneira de dizer, se não estou em erro o que tenho são Melanoides tuberculata e realmente tinha ideia que não comião plantas mas nunca me comerão, mas também nunca nenhuma planta tinha ficado neste estado.

Cumps, Rafael Silva

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!