Rafael Silva Publicado Abril 12, 2011 Publicado Abril 12, 2011 (editado) Boas, no sábado coloquei no meu aquario uma anubia e duas ou três valisnerias. Contudo as plantas estão a ficar bastante roídas, principalmente a anubia. No aquário (250L) tenho: 1 synodontis 5 barbos tigres 4 tetras (neons) 10 corydoras Tenho também uma tartaruga, mas como só noto agravamento das folhas passado a noite (ou seja de manha) que é quando os caracóis saem do areão já que são nocturnos, eu exclui a tartaruga, pois já tive mais plantas com ela sem problema e se fosse ela mordia-a principalmente de dia já que é quando está mais activa. Depois tenho uns caracóis que vieram com as plantas anteriores. Aqui estão os caracóis: Agora ficam aqui as fotos das plantas (não vou por da vallisneria já que o caso não me parece grave) : Portanto as minhas perguntas são as seguintes: 1-Parecem "trincas" de caracol? 2-Dado que a anubia tem um rizoma ainda grandinho a anubia pode sobreviver? 3-As folhas conseguem regenerar? 4-Existe alguma coisa que possa fazer para salvar a planta? 5-Qual o melhor modo de eliminar os caracóis? (O truque da alface funciona?) Espero que tenham paciência para ler o tópico e se me conseguirem ajudar agradeço. Cumps, Rafael Silva Editado Abril 12, 2011 por Rafael Silva Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
zms Publicado: Abril 12, 2011 Publicado: Abril 12, 2011 Boas, eu apontava para a tartaruga... Inclusivamente algumas partes das folhas estão rasgadas, deve ser de arrancar bocados. Mas posso estar errado. Cumps! Citar
Quo Publicado: Abril 12, 2011 Publicado: Abril 12, 2011 (editado) ó rafael olhando para as fotos e as tuas conclusões... choca-me, pois é somar 1+1 Então excluiste a tartaruga que é o suspeito numero 1. e isso que tens nao sao caracois, são caramujos trombeta. Impossivel terem sido eles, ainda por cima numa anubia. Tens que ler e pensar um bocado antes de fazer conclusões absurdas. Em aquario, só conheço um molusco capaz de fazer isso a uma anubia, uma canaliculata e mesmo assim a forma de corte seria diferente, isso parecem dentadas, mais uma vez aponta para a tartaruga que dá dentadas, os moluscos têm uma forma de atuação diferente. mantens uma tartaruga com neons? pra quê, para petiscar? Editado Abril 12, 2011 por Quo 1 1 Citar
Rafael Silva Publicado: Abril 12, 2011 Autor Publicado: Abril 12, 2011 Aceito que possa/deva ser a tartaruga. Mas quanto aos neons, não sabem como os obtive e portanto pedia que não tirassem quaisquer conclusões sobre eles. Para mais ainda não tive uma única baixa. Se for devido á toxicidade da tartaruga/dos seu digectos, não me preocupo muito com isso já que fasso a manutenção nessessaria e tenho um filtro bem dimensionado. De qualquer modo obrigado pela ajuda dada até agora. Já tive plantas mais vezes e ela nunca me comeu nenhuma, ou então comia um dia ou dois e nunca mais lhe tocava. Será possível a anubia recuperar? Uma ultima coisa, eu sei que o termo certo não é caracóis, foi só uma maneira de dizer, se não estou em erro o que tenho são Melanoides tuberculata e realmente tinha ideia que não comião plantas mas nunca me comerão, mas também nunca nenhuma planta tinha ficado neste estado. Cumps, Rafael Silva Citar Tópicos: Lago(20.000/35.000L) Aquário(250L) Aquaterário(250L)
Recommended Posts