Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos,

Já à algum tempo que dentro do meu filtro encontro ( na esponja) centenas de uma espécie de caracóis minúsculos.

Sempre que faço a manutenção ao filtro, tento eliminar o máximo estes caracóis.

Gostava de saber se isto é normal acontecer? é bom, é mau?

Obrigado

Aquele abraço de sempre

Tiago

Publicado:

Ola Tiago.

Para os teres la dentro, deves ter tambem caracois cá fora no aquario correcto?

Sem fotos não te sei dar a certeza da especie, mas os mais comuns são os Planorbis ou Physas.

Ambos são beneficos para o aquario, mas sem predadores ou controlo viram praga.

Eles alimentam-se de detritos de comida no aquario e comem plantas mortas que haja por la, alem de algas.

Estas ultimas mais num caso de passarem fome ... tendo papinha da boa nem lhes tocam hahaha =P

Physas

600px-Physa_acuta_001.JPG

Planorbis

planorbis.jpg

Para os controlares, tens desde de quimicos, a peixes ou outros caracois ou tu.

Abraço

João

Publicado:

Boas,

Acredito que sem foto não é fácil....mas a minha querida máquina fotográfica não consegue tirar nenhum foto de jeito .

Parecem-se mais com o 2ª exemplo que o João colocou. Com um tom avermelhado.

Fora do Aquário não tenho nada. é só mesmo no filtro e na esponja.

Por momentos pensei que pudesse ser nefasto para o aquário, no entanto, os peixes andam todos bem de saúde.

Na vossa opinião posso deixar estar situação assim, ou é preferível acabar com eles?

abraço

Aquele abraço de sempre

Tiago

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Olá

Que tamanho têm esses teus caracóis?

É que pela primeira vez na vida encontrei uns caracóis no meu segundo aquário e o mais engraçado é que não sei de onde possam ter vindo.

O que está nesse 2º aquário vem do grande e no grande nunca encontrei caracóis, apenas uma neritina de estimação.

Os que encontrei parecem-se com os Planorbis ou com os Gyraulus, mas não consigo ver porque são minúsculos, só com uma lupa é que consegui aperceber-me do formato em espiral da concha que é achatada e depois de os tirar da água a concha ficou transparente.

Acham que podem ter vindo na água de um peixe que comprei há umas semanas?

Não tenho máquina fotográfica que consiga ampliar o bicho.

Cumprimentos, majo

Editado por majo