Tiagonv Publicado Abril 11, 2011 Publicado Abril 11, 2011 Boa tarde a todos, Já à algum tempo que dentro do meu filtro encontro ( na esponja) centenas de uma espécie de caracóis minúsculos. Sempre que faço a manutenção ao filtro, tento eliminar o máximo estes caracóis. Gostava de saber se isto é normal acontecer? é bom, é mau? Obrigado Aquele abraço de sempre Tiago
Hugo R. Silva Publicado: Abril 11, 2011 Publicado: Abril 11, 2011 É sinal que encontram ai muita matéria orgânica. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Joao_Costa Publicado: Abril 11, 2011 Publicado: Abril 11, 2011 Ola Tiago. Para os teres la dentro, deves ter tambem caracois cá fora no aquario correcto? Sem fotos não te sei dar a certeza da especie, mas os mais comuns são os Planorbis ou Physas. Ambos são beneficos para o aquario, mas sem predadores ou controlo viram praga. Eles alimentam-se de detritos de comida no aquario e comem plantas mortas que haja por la, alem de algas. Estas ultimas mais num caso de passarem fome ... tendo papinha da boa nem lhes tocam hahaha =P Physas Planorbis Para os controlares, tens desde de quimicos, a peixes ou outros caracois ou tu. Abraço João AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
Tiagonv Publicado: Abril 11, 2011 Autor Publicado: Abril 11, 2011 Boas, Acredito que sem foto não é fácil....mas a minha querida máquina fotográfica não consegue tirar nenhum foto de jeito . Parecem-se mais com o 2ª exemplo que o João colocou. Com um tom avermelhado. Fora do Aquário não tenho nada. é só mesmo no filtro e na esponja. Por momentos pensei que pudesse ser nefasto para o aquário, no entanto, os peixes andam todos bem de saúde. Na vossa opinião posso deixar estar situação assim, ou é preferível acabar com eles? abraço Aquele abraço de sempre Tiago
Sergio Torres Publicado: Abril 11, 2011 Publicado: Abril 11, 2011 Joao julgo que te esqueceste dos Gyraulus sp. São os mais julgares. Abraço Sérgio Torres Visitem o Ínsulas da quitina Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Tiagonv Publicado: Abril 12, 2011 Autor Publicado: Abril 12, 2011 vou tentar tirar uma foto para colocar aqui Aquele abraço de sempre Tiago
majo Publicado: Maio 2, 2011 Publicado: Maio 2, 2011 (editado) Olá Que tamanho têm esses teus caracóis? É que pela primeira vez na vida encontrei uns caracóis no meu segundo aquário e o mais engraçado é que não sei de onde possam ter vindo. O que está nesse 2º aquário vem do grande e no grande nunca encontrei caracóis, apenas uma neritina de estimação. Os que encontrei parecem-se com os Planorbis ou com os Gyraulus, mas não consigo ver porque são minúsculos, só com uma lupa é que consegui aperceber-me do formato em espiral da concha que é achatada e depois de os tirar da água a concha ficou transparente. Acham que podem ter vindo na água de um peixe que comprei há umas semanas? Não tenho máquina fotográfica que consiga ampliar o bicho. Cumprimentos, majo Editado Maio 2, 2011 por majo
Recommended Posts