Recommended Posts

Publicado

boas tardes

tenho um aquário de +- 200l relativamente plantado com plantas de facil manutenção e alguma de crescimento rapido.

à cerca de uma semana que tenho colocado diariamente 10ml de seachem flourish ecxel uma vez que começaram a aparecer muitas algas castanhas(devido provavelmente a ter aumentado a potencias das lâmpadas) na sexta feira comprei 4 ottos 2 ancistrus pequenos, as algas castanhas praticamente metade já desapareceram, os ottos tem trabalhado a uma velocidade enorme.

agora quando a luz do aquario acendeu, estava a olhar para o trabalho que eles tem feito e reparei que as minhas cryptocorines estão a desfazer , tipo meltdown, as cryptocorines brown ja as tinha á mais de um mês e as cryptocorines undulata coloquei tambem na sexta passada.

alguem é capaz de saber o porquê de isto estar a acontecer?

abraço

João Sousa

Publicado:

esqueci-me de dizer que ontem as plantas estavam aparentemente bem e hoje estão praticamente desfeitas, estive a pouco a tirar as folhas e parecem geleia, a unica coisa que fiz desde ontem foi a colocação do ecxel.

Dei agora com um ancistru morto, não sei se tera alguma ligação.

Publicado: (editado)

Boas

Cuidado com a dosagem do excel. Aconselho a fazer uma grande ou varias pequenas TPA´s para ver se melhora. O excel deve ser usado com cuidado, há quem utilize para matar algas, por isso acredito que foi isso que fez derreter as plantas...

Cumps

Edit: É normal as cryptos fazerem melt quando sofrem mudanças bruscas.

Editado por Maze
Publicado:

obrigado pela tua resposta

tenho utilizado o ecxel para tentar combater as algas e usei a dose indicada a dobrar, depois de ler por aqui que o pessoal costuma triplicar a dose para fazer um combate as algas, sera isso?

Publicado:

Ja me aconteceu uma Egeria densa fazer melt por causa do Excel, ha plantas mais sensiveis do que outras ao excel, é preciso ter algum cuidado. Uma coisa que li na altura em que isto me aconteceu é que o factor de "melt" é mais a variaçao do excel do que propriamente a quantidade, ou seja se utilizares o excel convem nao começar/deixares de usar de um dia para o outro, convem ser um inicio/paragem gradual.