PsyDharma Publicado Abril 8, 2011 Share Publicado Abril 8, 2011 (editado) Ola viva, No meu aquarios de 200 lts tenho montado uma luz UV de 25w. Como o aquario ha tempos atras era utilizado como terrario , aproveitei essa lampada para a iluminaçao. Visto q esse tipo de luz é mais utilizada para repteis que necessitam de grande valor UV, a minha duvida é se a luz sera demaziado forte para os peixes ou se poderá trazer prblemas a saude deles. Pergunto isto pois alguns dos peixes têm vindo a perder cor ficando meio esbranquiçados/pálidos e parecendo que as caudas estao a apodrecer. Terá alguma coisa a ver ou será a presença de algum fungo? Ja tentem pesquizar aqui no forum na zona de doenças/pragas mas no guia de doenças nao consigo visionar as imagens, tornando-se dificil assemelhar alguma doença ao que esta a acontecer. Vou enviar um video para terem a ideia do tipo de aquario e de especies que tenho apesar de nao se notar mto bem no video os problemas. Ospeixes que estao afectados é o kinguio grande vermelho/branco os 2 brancos e o pequeno de 3 caudas. Espero q alguem me possa ajudar. Obrigado No aquario tenho 5 kinguios, 2 comedores de algas xinezes gold e 3 plecostomus comuns Editado Junho 2, 2011 por PsyDharma Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Abril 8, 2011 Share Publicado: Abril 8, 2011 Tens de tirar o cae visto nao serem compatíveis com peixes vermelhos. Tira uma foto ao peixe vermelho grande, o que tem a barbatanas fechadas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PsyDharma Publicado: Abril 8, 2011 Autor Share Publicado: Abril 8, 2011 (editado) Tens de tirar o cae visto nao serem compatíveis com peixes vermelhos. Tira uma foto ao peixe vermelho grande, o que tem a barbatanas fechadas. Boas, obrigado pela resposta. Ja tirei as fotos, apesar de nao estarem mto nítidas e com o brilho do flash, da pa ver que as caudas dos mais pequenos parecem podres e o grande parece estar esbranquiçado. terá alguma coisa a ver com a luz UV azulada de 25w? Editado Junho 2, 2011 por PsyDharma Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Abril 8, 2011 Share Publicado: Abril 8, 2011 Trata como se fosse ictio mas o aquario inteiro. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PsyDharma Publicado: Abril 8, 2011 Autor Share Publicado: Abril 8, 2011 Sim ja comecei o tratamento dos "pontos brancos" hj de manha, apesar de nao saber se realmente se trata de ictio. Em relaçao ao separar os comedores de algas do resto dos peixes, n sei se sera necessario, por enquanto os cae ainda sao bastante pequenos e sempre se deram de forma inofenciva e indiferente com os restantes. cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pgonline Publicado: Abril 11, 2011 Share Publicado: Abril 11, 2011 Tens uma lâmpada de UV directamente no aquário??? Não me parece boa ideia ter uma lâmpada UV a descoberto, nem para os peixe nem para as pessoas. As lâmpadas UV para aquários são usadas para esterilizar a água dentro de um "caixa" para que a radiação não seja emitida para fora. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Abril 11, 2011 Share Publicado: Abril 11, 2011 A lampada UV não deverá ser utilizada como iluminação para aquário. Apesar de conter apenas UVA e UVB e não ter componente UVC como as lampadas de UV utilizadas para esterilização, é ainda assim bastante agressiva. Afinal o UVA e UVB são responsaveis pelos nossos escaldões e morte das camadas superiores da pela que levam à queda da mesma. As lampadas com parte da componente UV para répteis são uteis, para a sintese da vitamina D na pele no entanto exposição em excesso causa vários problemas a nivel da pele e olhos e outros menos comuns em exposição problongada. substitui a lampada por uma lampada não UV, guarda essa para os fins próprios. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts