Recommended Posts

Publicado

Boas, (desculpem o testamento mas isto tá complicado :| )

tenho um aquário com cerca de 4 meses. Nele tinha 7 tetra neons, 4 coridoras e 6 guppies machos.

Entretanto morreu-me um guppy sem razão aparente (à cerca de 15 dias, cheguei a casa e estava morto).

Noto que as coridoras estão muito mais tempo no fundo (inactivas) do que inicialmente.

Li algures que os guppies não devem ser só machos, e decidi comprar (no domingo) 4 fêmeas. Como queria um limpa vidros comprei um otocinclus.

Na quarta-feira tenho um guppy macho muito calmo (ao contrário dos outros todos), sempre junto ao fundo que morreu no dia seguinte.

Peço desculpa aos mais sensíveis mas:

gallery_53335_2819_31869.jpg

Tirei uma foto porque estou a ficar preocupado. Ele parece-me saudável à primeira vista. Morreu basicamente de um dia para o outro. Não sei se foi atacado pelo limpa-vidros (que até é bem territorial e agressivo) ou por um outro guppy (uma vez que uma das que comprei vinha grávida e pariu nesse dia).

O que acham??

Como não tinha qualquer maternidade há que dar a volta à situação:

gallery_53335_2819_26650.jpg

Assim:

Fica uma foto de uma coridora que me parece doente:

gallery_53335_2819_42428.jpg

Ainda um tetra neon que não percebo se está doente (parece-me inchado e de olhos esbugalhados):

gallery_53335_2819_39617.jpg

Esta é a uma das outras coridoras que parece-me extremamente saudável:

gallery_53335_2819_34410.jpg

O resto parecem-me todos bem... só as coridoras estão muito inactivas e o neon parece-me estranho...

Aqua:

Aquatlantis Aquadream 80

PH 7.2,

amonia e nitritos praticamente 0,

Temp 28º.

Publicado:

Boas,

A uns tempos fiquei assim com uma cory e tambem morreram alguns guppys mas depois fiz o tratamento com o Doctor112 da Trixie e nunca mais tive problemas.

Abraço

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Publicado: (editado)
Não sei se foi atacado pelo limpa-vidros

Sou claramente um novato mas tenho Otos e apesar de ligeiramente territoriais (para com a sua especie) e de perseguirem (de forma lenta e moderada) as minhas corydoras, não estou a ver um Oto ter "caparro" para matar seja o que for. É um mau nadador, não é muito ágil e dentadura de jeito também é para esquecer. Acredito que a perseguir constantemente um guppy de forma a esgotá-lo (não estou a ver outra maneira de conseguir matar esse bicho), morria de cansaço antes de começar a enervar um guppy. As minhas corydoras são umas cobardes e dão um pulo para a frente quando um Oto as chateia mas até que ele se aproxime, uma corydora em velocidade da 4 voltas ao aquário.

Eu procurava outra causa.

Já agora... dizes nitratos e nitritos "praticamente" a 0? Isso quer dizer que não estão a 0? Pelo que li em muitos sitios basta um pouco de amonia para causar sérios danos. Se o filtro não suporta a carga extra biológica, um pouco de amonia poderia matar (penso eu de que).

Abraços e esperemos que haja alguns pros a comentar isto para te ajudar

Tony

Nota adicional: os Otos não são agressivos e normalmente até muito timidos e fugitivos. Eu é que tenho uns que se comportam como se fossem os reis do aquário. Fartei-me de ler coisas sobre otos e li muito poucos relatos sobre comportamentos como os meus exibem portanto os meus até são a excepção à regra e mesmo assim não representam ameaça real. Claro que existem alguns relatos escassos de otos a "colarem-se" a peixes muito maiores para lhes comer o "muco" mas além de ser raro também é sempre referido que a situação acaba por ser provocado por extrema subnutrição e fome dos otos. Os coitados passam muitas vezes fome num aquário por não terem disponivel alimento adequado para eles. Uma rodela de pepino ou courgete devia ser obrigatório mesmo quando há algas porque há diversos tipos de algas em que eles não tocam.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Esse Néon inchado pode muito bem estar a sofrer de hidropsia abdominal que é um verdadeiro pesadelo tive um gurami que morreu disso, pelo que li na altura não há cura possível e uma vez que só se detecta a doença num estado avançado eu diria que esse Néon não vai resistir, espero estar enganado mas é uma hipótese forte :puppydogeyes:

É uma doença que os faz sofrer bastante, a parte positiva(sendo que o melhor era que houvesse cura) é que por norma acaba sempre por só infectar um dos peixes do aqua devido ao facto de ser uma infecção oportunista e ir sempre ao peixe que se encontra mais debilitado a nivel imunitário.

Quanto ao guppy deves seguir o concelho do Tony e procurar outras causas, também não me parece que o Otto seja culpado embora nunca tenha tido nenhum e não ter experiência com a espécie.

Espero que consigas resolver essa crise e que o aqua fique porreiro outra vez e desculpa se não te ajudei muito :puppydogeyes:

Com os melhores Comprimentos

Pedro

Nada substitui o prazer de ter um aquário em casa, a não ser que se tenha mais que um é claro =D

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!