rmmp Publicado Abril 6, 2011 Publicado Abril 6, 2011 Boas pessoal, Recentemente introduzi uma quantidade significativa de novas plantas no meu aquário. O que acontece é que todas elas estão a ficar amareladas e com pouca vitalidade. Suponho que seja falta de luz e nutrientes mas gostava de saber a vossa opinião. Além disso acontece um fenómeno estranho que é, debaixo da sagitaria subulata o areão estar amarelado e no sitio onde não tem sagitaria está normal. Não tenho nenhum substrato fértil, apenas o areão que vêem na imagem. Vejam a foto abaixo: (esperar até carregar ou fazer refresh se a imagem não aparecer) Outro fenómeno estranho é que no centro do vidro do aquário (na imagem acima) se repararem, o vidro está manchado por dentro. Que vos parece isto? Algas com tão pouca luz, pode ser? Devia deixar a luz ligada mais tempo? Tenho planta flutuante (lemna minor), pode estar a influenciar alguma coisa? Setup: Aquário: 60 litros brutos Plantas: - sagitaria subulata; - musgo de java; - bola de musgo; - Rotala rotundifolia - limnophila sessiflora - Ludwigia repens - Hygrophila polysperma - lemna minor Luz: (sei que é insuficiente mas estou a tratar disso) - flora glo de 15w e uma lâmpada fluorescente de casa "normal" de 15w (luz ligada cerca de 8h/dia) Fertilizações: Não faço nem tenho co2. Peixes: - 6 platys; - 4 guppy; - 1 trichogaster; Citar
Quo Publicado: Abril 6, 2011 Publicado: Abril 6, 2011 deves dizer a altura do aquário, que plantas estão com mau aspecto, e se fertilizas. Os problemas deverão estar entre luz (ou falta de claridade da água ou pouco tempo), falta de ferro, falta de potassio, falta de fosfatos. Com as polisperma estabelecidas é normal teres falta de nutrientes no aquário. Plantas flutuantes são boas apenas no inicio, pois são boas a consumir nutrientes. O areão amarelado e as manchas no vidro deverão estar relacionados e tratar-se-ão de algas verdes. A fertilização só se deve fazer quando as plantas estiverem estabelecidas. Citar
rmmp Publicado: Abril 6, 2011 Autor Publicado: Abril 6, 2011 Não faço qualquer fertilização e a altura do aquário é de de cerca de 35cm. Citar
Joao Ramos Publicado: Abril 14, 2011 Publicado: Abril 14, 2011 Boas Aconselho-te vivamente a começares a fertilizar... Fazes testes? Ph, kh,no2,no3,po4...? Deves tambem tratar disso. Mas para já devias começar por ler isto Abraço Citar <div align='center'></div> Cumprimentos, João Ramos Plantado "No Side Aquarium"
Arlindo Publicado: Abril 14, 2011 Publicado: Abril 14, 2011 Viva, Tens pouca luz, aumentas-te a flora, não fertilizas... se dividirmos uma dose de comida dá para aguentar mesmo que nehum dos dos fique verdadeiramente saciado, agora se dividirmos meia-dose ou se formos 10 a dividir esta última? Com as plantas passa-se o mesmo... Em relação às algas no vidro, mesmo com luz insuficiente é normal que estas apareçam, mesmo que não tenhas o aquário num sítio que possa apanhar luz indirecta. De resto, é o que o outro membro referiu...não se podem fazer omoletas sem ovos... E mesmo commenos plantas os nutrientes que possas ter na áua e na sua reposição, por si só são insuficientes. Cpts. Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Recommended Posts