Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Recentemente introduzi uma quantidade significativa de novas plantas no meu aquário. O que acontece é que todas elas estão a ficar amareladas e com pouca vitalidade.

Suponho que seja falta de luz e nutrientes mas gostava de saber a vossa opinião.

Além disso acontece um fenómeno estranho que é, debaixo da sagitaria subulata o areão estar amarelado e no sitio onde não tem sagitaria está normal. Não tenho nenhum substrato fértil, apenas o areão que vêem na imagem. Vejam a foto abaixo:

dscn3070m.jpg

(esperar até carregar ou fazer refresh se a imagem não aparecer)

Outro fenómeno estranho é que no centro do vidro do aquário (na imagem acima) se repararem, o vidro está manchado por dentro.

Que vos parece isto? Algas com tão pouca luz, pode ser? Devia deixar a luz ligada mais tempo? Tenho planta flutuante (lemna minor), pode estar a influenciar alguma coisa?

Setup:

Aquário:

60 litros brutos

Plantas:

- sagitaria subulata;

- musgo de java;

- bola de musgo;

- Rotala rotundifolia

- limnophila sessiflora

- Ludwigia repens

- Hygrophila polysperma

- lemna minor

Luz:

(sei que é insuficiente mas estou a tratar disso)

- flora glo de 15w e uma lâmpada fluorescente de casa "normal" de 15w (luz ligada cerca de 8h/dia)

Fertilizações:

Não faço nem tenho co2.

Peixes:

- 6 platys;

- 4 guppy;

- 1 trichogaster;

Publicado:

deves dizer a altura do aquário, que plantas estão com mau aspecto, e se fertilizas. Os problemas deverão estar entre luz (ou falta de claridade da água ou pouco tempo), falta de ferro, falta de potassio, falta de fosfatos. Com as polisperma estabelecidas é normal teres falta de nutrientes no aquário. Plantas flutuantes são boas apenas no inicio, pois são boas a consumir nutrientes.

O areão amarelado e as manchas no vidro deverão estar relacionados e tratar-se-ão de algas verdes. A fertilização só se deve fazer quando as plantas estiverem estabelecidas.

Publicado:

Boas

Aconselho-te vivamente a começares a fertilizar...

Fazes testes?

Ph, kh,no2,no3,po4...? Deves tambem tratar disso.

Mas para já devias começar por ler isto

Abraço

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Publicado:

Viva,

Tens pouca luz, aumentas-te a flora, não fertilizas... se dividirmos uma dose de comida dá para aguentar mesmo que nehum dos dos fique verdadeiramente saciado, agora se dividirmos meia-dose ou se formos 10 a dividir esta última? Com as plantas passa-se o mesmo...

Em relação às algas no vidro, mesmo com luz insuficiente é normal que estas apareçam, mesmo que não tenhas o aquário num sítio que possa apanhar luz indirecta.

De resto, é o que o outro membro referiu...não se podem fazer omoletas sem ovos...

E mesmo commenos plantas os nutrientes que possas ter na áua e na sua reposição, por si só são insuficientes.

Cpts.

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!