Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva

Como alguns devem saber, eu tenho relatado a minha experiência na iniciação na Aquariofilia noutro tópico. No entanto, dada a generalidade dos assuntos abordados, tenho a certeza que a maior parte dos membros não tem a paciência ou interesse em seguir os meus "testamentos".

Acontece que nos últimos dois ou três dias, estou a observar comportamentos muito estranhos por parte das minhas corydoras aeneus e dos meus otocinclus affinis.

Passo a descrever:

1. quando introduzi as 4 corydoras (primeira especie depois do aquário ciclado) elas passavam o dia a brincar na parte da frente do aquário. Muito felizes da vida e sempre com os "fucinhos" debaixo da areia.

2. há alguns dias, quando introduzi os otos, estes últimos mostravam-se muito calmos e até apáticos. Sempre li que eram peixes muito calmos e reservados e até fiquei aborrecido quando as minhas corydoras andavam a "chatear" os meus otos assustadiços.

3. Após 72h de aclimatização, os papeis inverteram-se completamente! Os meus Otos parecem "bombardeiros" a rondar o meu aquário e perseguem, quando podem, as minhas corydoras que agora passaram a ser a parte assustadiça. Já tinha lido que os Otos podiam ser moderadamente territoriais em relação à mesma espécie mas nunca li em lado nenhum que otos de 1.5cm perseguiam e afugentavam corydoras adultas de 5cm! Mesmo sem Otos por perto, basta alguém aparecer perto do aquário que as corydoras se escondem imediatamente, coisa que não faziam há só 3 dias atrás?

4. Outro comportamento estranho que se desencadeu quase em simultâneo é que as corydoras, mesmo quando não perseguidas pelos otos, aparentam comportamentos quase "eléctricos" em relação umas às outras. umas esfregam-se quase andando "à cabeçada" enquanto que com outras quase qua andam "à luta". Cada vez que há um "combate" é só areia a voar por tudo quanto é sítio.

Sendo novato, não faço ideia se isso é normal ou não mas visto que é um comportamento que apareceu subitamente, suponho que não seja normal. Andei a fazer pesquisas e muitas pessoas relatam uma alteração comportamental das corydoras (tornarem-se assustadiças) e até encontrei uma pessoa a quem tinha acontecido o mesmo depois de introduzir Otos. Também li que durante o acasalamento as corydoras teriam comportamentos semelhantes mas elas só estão no aquário há menos de 3 semanas, o aquário ainda não está madurado, não deviam estar a tentar reproduzir-se pois não?

Alguma ideia é bem vinda.

Abraços

Tony

PS - Agora vi 3 corydoras em jeito de "conspiração" (boca virada para dentro) a nadar a meia água em circulo e depois dois deles (os mais escuros - serão os machos?) a desatarem à bulha... é engraçado de ver mas causa perplexidade...

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Olá.

Neste momento:

PH 7.2

Amonia 0

Nitritos 0

Nitratos 7.5

GH 6

KH 5

Temp 26.5C

Os valores estavam bem piores (com vestígios de nitritos) quando as introduzi no aquário e eram bem mais sociáveis nessa altura.

Hoje introduzi um cardume de resboras e parece que aliviou um pouco o medo das corydoras mas mesmo assim... antes quando se assustavam, gelavam por uns minutos e depois retomavam a actividade. Agora disparam em flecha para detrás das rochas e plantas.

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!