TonyCh Publicado Abril 4, 2011 Publicado Abril 4, 2011 (editado) Viva Como alguns devem saber, eu tenho relatado a minha experiência na iniciação na Aquariofilia noutro tópico. No entanto, dada a generalidade dos assuntos abordados, tenho a certeza que a maior parte dos membros não tem a paciência ou interesse em seguir os meus "testamentos". Acontece que nos últimos dois ou três dias, estou a observar comportamentos muito estranhos por parte das minhas corydoras aeneus e dos meus otocinclus affinis. Passo a descrever: 1. quando introduzi as 4 corydoras (primeira especie depois do aquário ciclado) elas passavam o dia a brincar na parte da frente do aquário. Muito felizes da vida e sempre com os "fucinhos" debaixo da areia. 2. há alguns dias, quando introduzi os otos, estes últimos mostravam-se muito calmos e até apáticos. Sempre li que eram peixes muito calmos e reservados e até fiquei aborrecido quando as minhas corydoras andavam a "chatear" os meus otos assustadiços. 3. Após 72h de aclimatização, os papeis inverteram-se completamente! Os meus Otos parecem "bombardeiros" a rondar o meu aquário e perseguem, quando podem, as minhas corydoras que agora passaram a ser a parte assustadiça. Já tinha lido que os Otos podiam ser moderadamente territoriais em relação à mesma espécie mas nunca li em lado nenhum que otos de 1.5cm perseguiam e afugentavam corydoras adultas de 5cm! Mesmo sem Otos por perto, basta alguém aparecer perto do aquário que as corydoras se escondem imediatamente, coisa que não faziam há só 3 dias atrás? 4. Outro comportamento estranho que se desencadeu quase em simultâneo é que as corydoras, mesmo quando não perseguidas pelos otos, aparentam comportamentos quase "eléctricos" em relação umas às outras. umas esfregam-se quase andando "à cabeçada" enquanto que com outras quase qua andam "à luta". Cada vez que há um "combate" é só areia a voar por tudo quanto é sítio. Sendo novato, não faço ideia se isso é normal ou não mas visto que é um comportamento que apareceu subitamente, suponho que não seja normal. Andei a fazer pesquisas e muitas pessoas relatam uma alteração comportamental das corydoras (tornarem-se assustadiças) e até encontrei uma pessoa a quem tinha acontecido o mesmo depois de introduzir Otos. Também li que durante o acasalamento as corydoras teriam comportamentos semelhantes mas elas só estão no aquário há menos de 3 semanas, o aquário ainda não está madurado, não deviam estar a tentar reproduzir-se pois não? Alguma ideia é bem vinda. Abraços Tony PS - Agora vi 3 corydoras em jeito de "conspiração" (boca virada para dentro) a nadar a meia água em circulo e depois dois deles (os mais escuros - serão os machos?) a desatarem à bulha... é engraçado de ver mas causa perplexidade... Editado Abril 4, 2011 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Rui Galrão Publicado: Abril 5, 2011 Publicado: Abril 5, 2011 parâmetros da água, sabes dizer?!? Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
TonyCh Publicado: Abril 7, 2011 Autor Publicado: Abril 7, 2011 Olá. Neste momento: PH 7.2 Amonia 0 Nitritos 0 Nitratos 7.5 GH 6 KH 5 Temp 26.5C Os valores estavam bem piores (com vestígios de nitritos) quando as introduzi no aquário e eram bem mais sociáveis nessa altura. Hoje introduzi um cardume de resboras e parece que aliviou um pouco o medo das corydoras mas mesmo assim... antes quando se assustavam, gelavam por uns minutos e depois retomavam a actividade. Agora disparam em flecha para detrás das rochas e plantas. Abraços Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts