rocco26 Publicado Abril 4, 2011 Publicado Abril 4, 2011 (editado) Olá a todos. Venho dar-vos a conhecer a minha mais recente montagem. Já não me posso considerar iniciante pois já há mais de 3 anos que tenho aquários mas nunca desta dimensão. Durante este tempo tive 1 aquas de 60L, mas cheguei a ter 2 de 60L e um nano de 20L com red cherry. Mantive um de 60L plantado durante dois anos e cheguei ao momento da decisão: ou desistir ou investir num maior. Tomei a decisão certa que foi continuar, pois o bichinho tá cá dentro... O meu Setup: Aqua Rena 100x50x40 (180 litros úteis) Filtro externo Eheim Professionel 3 2073 Aquecedor Rena smart heater (vinha com o kit) Sustrato JBL + Sera (camada de aprox 2 cm) Areão 2-3mm e areia fina Hardscape 1 raiz e um tronco várias pedras de xisto Flora anubia nana echinodorus duas plantas das quais não sei o nome e pedia a vossa ajuda para identificar Fauna 5 neons 4 nariz de bêbado 3 comedores de algas chineses 1 betta macho ph 6,5 - 5 Amónia 0 Nitritos 0 Aqui o início de colocação do substrato e do areão: Aqui nos testes ao layout Aqui já com água... Com dois pirex dentro para segurar o tronco pois ainda flutuava... depois de alguns dias e depois de ter colocado o novo filtro e o fundo alguns dos habitantes e após 3 semanas... E é em relação a esta última imagem que peço a vossa ajuda. O Aqua já está montado à quase um mês. Esteve a ciclar sem fauna durante uma semana e após essa fase comecei a colocar peixes. Num dia coloquei 1 betta e 1 Comedor de algas chinês e passado 5 dias os 5 neons os 4 bebados e mais dois comedores de algas. Tenho feito TPAs de aprox 20-30% de 3 em 3 dias e mesmo assim continuo com a agua turva como podem ver na imagem. Quando coloco clearfast da Nutrafin melhora ligeiramente mas passado 48h volta ao mesmo. Pensando que fosse um BOOM de bactérias coloquei bio-clear da nutrafin mas não melhora. Recomendaram-me também desligar as lâmpadas pois por experiência de outra pessoa, isso poderia ser uma alternativa, mas não melhorou. É verdade que quando coloquei o areão não o lavei pois dizia na embalagem que não era necessário. No tronco tem crescido alguns fungos na superfície mas essa situação já está a melhorar. E agora pergunto... o que me recomendam? Acham que poderá ser do areão? E se este for o caso, demorará muito a passar? Isto é normal num início de montagem mas depois passa? Já me recomendaram retirar o areão e lavá-lo mas essa solução não é muito prática tendo em conta o trabalho que isso daria... Peço ajuda aos mais experientes e a todos os que possam já ter passado pelo mesmo. Um obrigado antecipado a todos os que responderem e MUITOS PARABÉNS aos criadores deste excelente fórum. Editado Abril 4, 2011 por rocco26 Citar
David Cabete Publicado: Abril 4, 2011 Publicado: Abril 4, 2011 Boas Aparentemente deve ser mesmo do areão, mas não é necessário estar a tirá-lo para o passar por água. Em água está ele. Já fizeste uma limpeza ao filtro? Como foi montado tudo de novo é bem possível que ele já esteja sujo. No inicio a carga que ele tem de suportar é muito grande. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
rocco26 Publicado: Abril 4, 2011 Autor Publicado: Abril 4, 2011 David, Obrigado pela ajuda. Já fiz uma limpeza ao filtro mas tinha outra programada para amanhã. Vou seguir o teu conselho. Obrigado JD Citar
Recommended Posts