Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Eu estou a montar um aquário para camarões mas não sei se posso juntar varios tipos. Eu ja fui a tabela de compatibilidade mas mesmo assim não entendi muito bem. Eu gosto dos white pearl, red cherry e dos crystal red/black. Penso que se juntar os white pearl com os red cherry, que eles vão cruzar-se e ai deverei ter misturas. Quanto ao crystal red e black, eles também vão cruzar-se entre si e ai vou ter camarões com cor preta e vermelha não é? ou seja, tenho que escolher entre red cherry e white pearl e entre crystal black e red. não é?

pesquisei mais um pouco e o white pearl penso que se cruza com os crystal e com os red cherry, por isso fica cortado. agora quanto aos crystal red ou black tenho que me decidir..

Editado por diogoreis
Publicado:

Olá Diogo.

Red cherry cruzam com white pearl.

Nenhum dos anteriores cruza com CRS e CBS.

CRS e CBS são a mesma espécie com variação cromática, logo se cruzares terás uns vermelhos e outros pretos.

P.S. Desculpa tinhas enviado msg no MSN mas fechou e só me lembrei agora.

Publicado:

Boas,

Podes juntar Crystal black´s com Crystal red´s, pois do cruzamento saem black´s 100% e/ou red´s 100%

Publicado:

Boas,

Podes juntar Crystal black´s com Crystal red´s, pois do cruzamento saem black´s 100% e/ou red´s 100%

Estela black´s 100% e/ou red´s 100% não. É um pouco mais complexo ;).

attachment-1.jpg

Publicado:

Red cherry com white pearl não convém misturar pois vai misturar cores, é diferente dos CBS/CRS.

Depende da origem genética dos CBS, podem ficar acastanhados, se tiverem ancestrais snow white.Se forem CBS normais saiem sempre pretos.

Publicado: (editado)

Red cherry com white pearl não convém misturar pois vai misturar cores, é diferente dos CBS/CRS.

Depende da origem genética dos CBS, podem ficar acastanhados, se tiverem ancestrais snow white.Se forem CBS normais saiem sempre pretos.

mas quanto a imagem que poseste aqui, que um camarão Black fica com 50% de Red e dá origem a camarões que têm 25% de Red percebes? queria saber o que significa essa percentagem. Se é a cora que vai cada vez mudando mais, ou o que?

ah penso que ja percebi, a percentagem é a cor que podem dar. ou seja, um camarão black com outro black supostamente devia dar so blacks mas como tem uma percentagem de vermelho, tambem vai sair vermelho, em pouca quantidade de mais vai, né? mas é sempre tudo 100%

certo?

Editado por diogoreis
Publicado:

Parece-me que vai aí alguma confusãosita, ou então sou eu que já leio mal.

É simples, genes iguais, crias iguais. Se cruzares um CB com um CR, saem crias CB porque o vermelho em relação ao preto é recessivo e tem tendência a desaparecer. Mas... Se juntares uma cria CB que tenha um progenitor CR, com outro CR, já existem mais genes vermelhos por isso é provável que já saiam CR na "ninhada". Isso das percentagens é sempre muito relativo e serve para se ter uma ideia. Certeza sobre as crias não se tem. Muito menos actualmente onde desconhecemos por completo a origem dos nossos camarões.

Quando vês um CB com um circulo e um CR lá dentro, quer dizer que o seu fenótipo é CB, mas possui genes de CR.

É só aplicares estas regras na tabela que está aqui e ficas com uma ideia dos camarões que podes ter. Lá por estar marcado que metade de uma ninhada sai X e a outra metade sai Y não quer dizer que assim seja. É aproximado. Mas sabendo os camarões que juntaste, sabes quais são as possíveis crias.

Tentei simplificar para ajudar. Só espero não ter confundido mais !