Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas a todos,

Adquiri recentemente um casal (será que são mesmo) de Apisto. Bitaeniata. No entanto continuo com dúvidas quanto à sexagem unicamente por causa do comportamento deles.

No caso do macho não tenho dúvidas, tem bastante azul na cara, barbatanas dorsal e caudal pontiagudas e com bastante cor e barbatanas ventrais esbranquiçadas.

No outro espécime, tenho dúvidas, a cor predominante é o amarelo, a barbatana caudal é redonda e as barbatanas ventrais apresentam a risca preta, tudo leva a crer que é uma fêmea portanto.

No entanto, a dita fêmea é "má como as cobras" domina o macho e persegue-o por todo o aquário, é extremamente territorial. Nunca tive um macho Apisto que se deixa-se dominar desta maneira por uma fêmea...

O macho é mais pequeno que a fêmea e coloquei-o 4 ou 5 dias depois da fêmea no aquário. A fêmea pode ter tido tempo de criar território.

Estou a pensar fazer o seguinte. Retirar a fêmea do aquário durante umas horas e voltar a introduzi-la mais tarde.

O que acham ?

Em tudo o que li sobre a espécie, dizem que é pacifica e nunca vi referência a este comportamento.

Editado por Pedro Pinheiro Alves