Recommended Posts

Publicado

Olá amigos,

o meu nome é Ricardo, tenho 37 anos e como todos vós tenho o bichinho da aquariófilia bem presente, apesar de ter estado adormecido durante uns bons anos.

Já tive um aquário de 200l, fiz criação de escalares, enfim bons tempos.

Neste momento tenho 2 filhos e um deles com 8 anos que não parava de me pedir um animal de estimação. Como vivo num apartamento e depois de muito pensar lá me lembrei que um aquário seria uma boa ideia. Pensei num pequeno aqua de água doce de 30l para ter uns camarões, umas plantas e uns pequenos peixes.

Comprei o material e neste momento já está tudo a funcionar há cerca de 2 semanas. O setup que tenho é o seguinte:

- Aqua Hailea de cerca de 30L;

- Camada de areia branca;

- Filtro exterior CY-20 (200l/h) com cerâmica, carvão e esponja;

- 1 peixe de água fria (que a minha mulher resolveu comprar sem me dizer :( e que terei que despachar assim que tiver tudo ok)

Agora a minha dúvida:

A água continua enevoada apesar de ter a filtragem sempre a funcionar non stop há duas semanas. O ph está a cerca de 7.0 e já fiz várias TPA's com água engarrafada e continua na mesma.

Alguém me pode dar umas dicas para resolver?

Grato,

Ricardo.

Publicado:

Boas

Poderá ser circulação a mais e a areia levantar constantemente, havendo remoinhos.

Se a areia é muito fina, é possível.

cumps,

Duarte

Imagem colocada
Publicado: (editado)

Boas

Poderá ser circulação a mais e a areia levantar constantemente, havendo remoinhos.

Se a areia é muito fina, é possível.

cumps,

Duarte

Caro Duarte,

já me tinha lembrado disso e experimentei a desligar a filtragem durante a noite e verifiquei que de manhã estava igual...

Já me lembrei que pudesse ser da fraca capacidade de retenção do carvão activado que vinha no filtro. Há uns anos atrás quando tinha o aqua de 200L o carvão activado era todo desfeito, agora é em cilindros, ou seja, a capacidade de retenção de partículas finas é manifestamente inferior. Como estou afastado deste mundo há alguns anos não sei se o carvão activado agora é todo assim...

De qualquer maneira vou experimentar adicionar lã no filtro para ver se consigo aumentar a capacidade de retenção do filtro e assim eliminar aquele "nevoeiro".

Vou dando notícias. Se alguém puder dar mais algumas dicas agradecia.

Cumprimentos,

Ricardo.

Editado por rmrbb
Publicado:

Duas semanas de montagem isso já deveria ter desaparecido,

O que eu faria seria retirar o carvão do filtro (podes pesquisar por utilização de carvão activado) e colocar lã branca filtrante, depois uma TPA generosa.

• 3 meses depois...
Publicado:

Caros amigos,

já tenho o problema resolvido, pelo que não poderia deixar de vir aqui deixar a receita.

Fiz basicamente 3 coisas:

1)Substituí o carvão activado (em cilindros) por carvão activado normal (partido ou moído);

2)Acrescentei lã branca;

3)Fiz grande TPA com água proveniente de furo artesiano.

Neste momento a qualidade da água está excelente, cristalina, PH 7.0 e inclusivamente já tenho há algum tempo alguns habitantes.

O habitantes são: 9 neons, 12 camarões red cherry, alguns caracóis (melanoides tuberculata e planorbis)

Em termos de plantas tenho para já 2 espécies, elodea densa e a outra não me lembro do nome :(

De referir que tenho 2 camarões com ovos.

Não consigo colocar fotos. Aparece sempre a mensagem "Não está autorizado a usar imagens nesse formato".

Se alguém souber como fazer para inserir as fotos diga que eu edito o post.

Cumps.

Publicado:

boas

tens que ir ao imageshake,passar as fotos para lá e depois metes o link das fotos aqui.

cumprimentos

Publicado:

boas

tens que ir ao imageshake,passar as fotos para lá e depois metes o link das fotos aqui.

cumprimentos

Exacto, foi mesmo assim que fiz e a dita cuja mensagem aparece sempre...

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas, deve usar a URL, copiando a mesma e editando aqui.

Os meus 7 Serras da Estrela e os meus peixes são a minha melhor Natureza!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!