artix Publicado Abril 2, 2011 Publicado Abril 2, 2011 Saudações a todos, Tenho um aqua de 100L e vou mudar de casa brevemente. Ja tenho o aquario a varios anos... Aproveitei e adquiri um JBL e900 para substituir os dois filtros internos. Pedia-vos alguns conselhos... 1. No manual do e900 falam em manter as ceramicas no cesto do fundo e nos outros esponjas. Ja li algures que ha quem as coloque a meio... O que acham? 2. Qual a melhor forma de substituir os filtros sem afectar substancialmente os parametros da agua? Devo ter o novo filtro a funcionar juntamente com os outros durante algum tempo? 3. Por ultimo, qual a melhor forma de transportar o aquario? Passo a agua para recipientes e tento leva-la tb? Basta levar 70% da agua? Obrigado desde ja pela vossa opiniao. Citar
Gremlyn Publicado: Abril 2, 2011 Publicado: Abril 2, 2011 1. No manual do e900 falam em manter as ceramicas no cesto do fundo e nos outros esponjas. Ja li algures que ha quem as coloque a meio... O que acham? 2. Qual a melhor forma de substituir os filtros sem afectar substancialmente os parametros da agua? Devo ter o novo filtro a funcionar juntamente com os outros durante algum tempo? 3. Por ultimo, qual a melhor forma de transportar o aquario? Passo a agua para recipientes e tento leva-la tb? Basta levar 70% da agua? Aqui vão as dicas de um newbie: 1 - Há várias opiniões sobre este assunto, mas num tópico que houve por aqui há poucos dias, referia que as cerâmicas deveriam ficar no fundo, quanto muito só com 1 esponja sob elas, não vá alguma fugir 2 - O ideal é teres o novo filtro e o antigo a funcionar pelo menos umas duas semanas juntos para colonizares o novo com bactérias. 3 - Eu levava o máximo de água possível e não esquecer que as bactérias morrem, seja na areia, plantas ou filtro se ficarem umas horas sem água. Espero ter ajudado. Se houver algo a corrigir estejam à vontade pq ando nesta vida há uns poucos meses. Citar
artix Publicado: Abril 2, 2011 Autor Publicado: Abril 2, 2011 Viva. Ja instalei o filtro e tudo ok. Optei por colocar a materia filtrante biologica do antigo no novo tambem, uma vez que os antigos ja eram... A filtragem biologica ficou no primeiro cesto de baixo conforme sugestao. No manual sugeria a colocacao de bacterias "engarrafadas" , mas nao tinha nenhumas à mão Fará muita diferença? Daqui a uns dias dou a minha opiniao sobre o filtro. Gremlyn, obrigado pelas dicas. Citar
Recommended Posts