jcas Publicado Abril 1, 2011 Publicado Abril 1, 2011 (editado) Boa noite. Tenho um aquário de 120x60x55 (396 litros brutos) que pretendo transferir de água doce para salgada. Dada a complexidade e o custo de uma montagem de recife estava inclinado em manter apenas peixes. Estava a pensar colocar só rocha calcária recolhida na natureza (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), é possível ou tenho mesmo de investir em rocha morta/viva? A filtragem seria assegurada pela implementação de uma sump dentro do móvel do aquário talvez com 100x50x50 carregada de matérias filtrantes até à goela. Chega ou tenho mesmo de investir num escumador? A iluminação terá cerca de 25W com leds de 10mm azuis e brancos implementados numa matriz concebida por mim. Relativamente à circulação contaria com duas bombas de circulação na ordem dos 2000 l/h cada e em 2600 l/h para a bomba de retorno da sump. Talvez implemente um sistema de reposição de água doce e de TPA automático com mudança de 5 litros por dia descarregados directamente para o exterior. Tudo comandado por um autómato Omron ZEN. Agradecia alguns conselhos e/ou links uma vez que não encontro grandes descrições de sistemas deste tipo. A ideia é gastar o menos possível com a implementação e manutenção deste projecto. Sendo que apenas teria de investir nas bombas e em mais uma coisita ou outra... Cumprimentos, Zé Carlos. Editado Abril 2, 2011 por jcas
Pedro Conceição Publicado: Abril 2, 2011 Publicado: Abril 2, 2011 Olá Zé, Mesmo em sistemas só de peixes não podemos abdicar de algumas coisas. O ideal é colocares rocha morta, nem necessitas de rocha viva. A quantidade que necessitas é mínima, a suficiente para criar refúgios para os peixes. O que o escumador faz é a remoção de matéria orgânica. Eu costumo dizer que é mais ou menos a filtragem mecânica, se bem que não é bem correcto. A não utilização do escumador obriga a frequentes trocas de água. Evita colocar esponjas, fibras...porque toda a porcaria que fica lá retida entra em decomposição em 48h e depois é mais complicado de eliminar. Quantos LEDs vais ter e a potência de cada? No caso de aquários só de peixes a iluminação é apenas para criar o dia e noite dos peixes. A circulação deve ser mais forte. Isto não varia com ter ou não corais, pois a circulação forte é característico dos recifes, ambiente natural dos peixes. Deves ter duas bombas de 4000/5000lts cada. Msid dúvidas? MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Abril 19, 2011 Publicado: Abril 19, 2011 Boas eu montaria com rocha morta ou sem rocha. Não usaria a rocha calcaria embora não acredite que faça mal. escumador sim, é uma mais valia e tambem recomendo aumentar a circulação no aquario. abraço
jcas Publicado: Abril 20, 2011 Autor Publicado: Abril 20, 2011 Boa noite. Desde já obrigado pelas vossas opiniões. Peço desculpa por ter deixado o tópico cair. O meu tempo tem sido muito pouco por causa do trabalho e da faculdade. Já vi que tenho mesmo de adquirir um escumador. A minha ideia era que como não vou meter rocha viva e o aquário só albergaria peixes poderia usar uma filtragem similar aos aquários de água doce (sump com muitas matérias filtrantes). Se avançar com a ideia deverei usar rocha morta apesar de gostar do aspecto e do preço (borla) da rocha calcária. Os leds ainda não decidi, será o que tiver à mão das minhas experiências e o que garantir uma iluminação agradável. Em relação às trocas de água estou a pensar em cerca de 35l por semana com água natural e reposição automática da água evaporada com água de osmose. Seguindo os vossos conselhos as bombas de circulação seriam de 5500 l/h. Ainda estou muito indeciso se avanço ou não. A crise começa a fazer-se sentir e sempre são 390 litros de água para aquecer, iluminar, movimentar, alimentar... Cumprimentos, Zé Carlos.
Recommended Posts