Apistos 40L


Lithean

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de cerca de 4 anos com os aquários cheios de ar e sem peixes cá em casa decidi dedicar-me novamente aos mesmos.

Acabei por decidir montar primeiro um de 40l para colocar um casal de apistogramas!

A ver vamos como corre...

 

 

Então o aquario é o seguinte:

 

Dimensões

- 50 x 25 x 32

 

Volume

- 40 litros

 

Iluminação

- Calha 15W

 

Filtragem

- AquaClear 30

 

Areão

- Quartzo branco

 

Aquecimento

- Termostato 50W

 

Decorações

- Xisto

- Tronco

- Folhas de amendoeira

 

E as fotos são as seguintes (A maquina é o telemóvel por isso a qualidade não é a melhor):

Ainda sem as Folhas...

110329001.jpg

 

Já com duas folhas...

110330001.jpg

 

E com um bocado de verde...

110330002.jpg

 

Tenciono ainda colocar do lado esquerdo atrás uma anubia.

E pronto aceitam-se sugestões de espécies a colocar neste espaço! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

boa escolha apistos é sempre uma boa escolha! ;)

acho o tronco muito interessante e o layout tem potencial mas sinceramente acho que o quartzo fica ai mal :/

seria preferível usares sílica ou um areão doutro estilo, tipo os que tenho nos meus aquários. passa pelos tópicos que estão na minha assinatura para veres o tipo de areão a que me refiro.

 

que espécie tencionas colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

Parabéns pela escolha!

Quanto ao layout, gosto do tronco e dessas pedras de xisto. Quanto ao areão recomendo-te vivamente a trocares por outro enquanto é tempo...

Se vais colocar Apistogrammas, só deves colocar um casal, suponho que para reproduzir. Se queres reproduzir vais querer baixar o PH da água e com esse areão, ou muito me engano ou não há turfa nem folhas que o consigam baixar, além de que, também na minha opinião, não assenta muito bem com a escolha que fizeste para a fauna ;)

Boa sorte com o projecto.

 

Quanto à escolha da estirpe, tens mesmo muito por onde escolher, desde os mais variados tamanhos a cores.

Pesquisa um pouco, faz uma lista dos que mais gostas e será mais fácil de receberes opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Este membro deve ser lembrado acerca da agressividade do Grupo Apistogramma e da sua necessidade de uma razoavel caudal de água. Para esse layout o ideial seria um Casal Ramirezi, pois no caso de apistos o elo mais fraco não tem onde se enconder. E dos 37 Litros que o aquário levaria cheio, com essa enorme quantidade de areão e pedras + os 3 cms de segurança na superficie, ficas com cerca de 27 Litros reais. Eu aconselho-te um casalinho de ramirezis nesta fase inicial do teu percurso no hobby.

 

Boa sorte

Cumptrs

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas respostas...

 

Quanto à espécie tinha pensado num Apistogramma Viejita, não sei se serão os mais pequenos ou os mais indicados para este aquário...

Os ramirezis também gosto bastante mas tinha a ideia que seria um aquário pequeno para eles...

 

Quanto ao areão este que usei não afecta o ph de certeza...

Baixar o ph não será problema (penso eu...) usei metade de agua de osmose e metade da torneira pelo que a dureza está baixa e mesmo só com a folha ainda sem turfa o ph já baixou um bocado.

Quanto a escolha do areão em relação a espécie pensava que com umas plantas e umas folhas espalhadas pelo aquário os apistos não se iam chatear muito...

 

Será que eles se iam dar assim tão mal??? Os ramirezis sentiriam-se melhor neste layout?

Qual seria a melhor escolha sem mexer no areão???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a melhor escolha sem mexer no areão é não escolher apistos lol, estou a brincar mas sinceramente acho melhor trocares... e outra coisa toma atenção ao que o Spaar te indicou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu não concordo com o Spaar. Acho que não deves por nem apistos nem ramirezis. Os ramirezis sao peixes que sao muito sensiveis ás variações dos parametros da agua e como o aquario é pequeno ainda por cima com poucas plantas és capaz de vir ter algumas. Esse aquario é pequeno, principalmente de largura o que tambem nao é aconselhavel visto que os ramirezis ainda crescem um pouco , cerca de 10 cm. O que te aconselho é apostares num aquario maior no minimo com 30 a 35 cm de argura e muitos esconderijos. e aqui no forum alguns aquarios e ve o que podes fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também acho que, com um aquário desse tamanho, mais vale colocares aí uns camarões e um cardume de cardinais.

Se organizares isso bem em termos de flora vais ter um aquário muito agradável sem as desilusões que se adivinham com os ramirezis/apistogramas...

As rásboras arlequim tb ficam bem num aquário plantado com uns camarões.

 

Pensa nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

eu retirava esse tronco! colocava umas tocas e mais folhas de tamanhos mais reduzidos as que tens nas fotos, quanto a apistos.. pesquisa entre todos os mais pequenos, e colocava uma tampa no aquario.

O teu aqua é mto semelhante ao meu, mas tens mais 5 cm de altura, aproveita melhor os espaço e vais ver que arranjas condições para apistos!

 

Cumps

André_aP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais