Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

hoje descobri uns parasitas no meu aquário de invertebrados, não faço a mínima ideia do que são, tentei tirar algumas fotos, não estão la grande coisa devido a ampliação que estava a tentar tirar.

aqui ainda dentro do aquário:

mg5987.jpg

depois de retiradas do aqua e colocadas numa lâmpada para tentar ver melhor o que era:

mg5996.jpg

e um crop da foto anterior:

mg59962.jpg

dá para perceber que essas cápsulas são os ovos, mas de quê ?!

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Publicado:

Viva,

Planaria não é, sanguesuga também não.

Não te sei identificar a foto, mas normalmente esse tipo de parasita é umas espécie de Scutariella que pode variar entre muitas.

O problema é que normalmente escolhem os camaroes para alojar os ovos delas, morrendo depois o camarão como hospedeiro dos ovos e claro alimento para as larvas que nascerem de lá.

Para estes casos tens 2 medicamentos que uso. O Fluvermal e o Tremazol.

O Fluvermal é mais radical no sentido em que mata tudo o que for parasitas do genero. Mata também todos os caracois que tenhas por tempo indeterminado. Ou seja fica no teu aquario, mesmo feitas tpa´s por mto tempo.

O Tremazol não mata os caracois, mas tende a ser de rápida absorção pelas bactérias, logo a duração é mais curta.

Ambos não matam os camarões. O teu interesse é matar os "pais", para que mais ovos n sejam colocados. Ou seja os ovos podem não morrer com o tratamento. Tens que estar atento a isso.

Pode ser também um parasita benéfico mas como te disse desconheço a foto.

Espero ter ajudado.

Abraço

João

Publicado:

Obrigado pela ajuda na mesma ;)

também não faço ideia se são benéficos ou prejudiciais, nem sei se o que poderá estar a depositar estes ovos, pelo tamanho deles não pode ser um parasita muito pequeno,

esses ovos e as larvas estavam envoltos num "muco"(foto 1) devia ter cerca de 1cm agarrado ao musgo.

tenho outros parasitas no aqua, Ostracoda, que segundo li ate são benéficas.

cumps

Vitorino Valverde - phrade

Publicado: (editado)

Boas,

Ostracods para limpar detritos são um espectáculo.

Mas eu não gosto. Além de virarem praga, fazem uma feroz competição pelo alimento com os camarões, especialmente os mais pequenos.

Logo estão a tirar alimento à colónia e os pequenos podem mesmo nas primeiras etapas não sobreviver por falta de alimento.

Acho que um aumento da corrente no aquario é solução para elas.

Ha por ai bons tópicos sobre isso.

O uso de equipamentos de uns aquas para outros pode ser o suficiente para contaminar o resto.

Ao nivel do muco. Eu tirava.

Procura na net em foruns estrangeiros por "Scutariella garnelen ou Scutariella worm" por exemplo.

Deverás ter acesso a alguma informação que te vai ajudar.

Abraço

João

Editado por Joao_Costa