Recommended Posts

Publicado

Boas,

Quero montar um aquario grande daqui a algum tempo (+/- 400 L), e há uma coisa que me faz uma confusão...como é que fazem as mudas de agua em aquarios grandes?

Neste momento tenho um aquario que tem aproximadamente 80 litros, e mudo semanalmente 10 litros de agua (1 balde), ou seja cerca de 12%. Retiro com uma mangueira a agua do aquario para o balde, encho o balde com agua nova, adiciono tetra aquasafe, e coloco novamente no aquario. Facil.

Como é que fazem com aquarios de, por exemplo, 400 litros?

Se fizerem trocas de 20%, isso seria 80 litros de agua! Muita agua para andar a encher ao balde.

Colocam a agua directamente da torneira?

Tratam a agua antes de a colocar no aquario?

Guardam a agua nova em algum recipiente durante alguns dias antes a colocarem no aquario?

Como fazem?

Obrigado.

Publicado:

Ola Joao

Julgo que pode fazer de duas maneiras:

-Preparar a agua antes com pelo menos 24 horas num recepiente com uma pedra difusora para extrair o cloro ou

-Preparar a agua com um anticloro uma ou duas horas antes.

Para 400 l se forem reais normalmente 20%

No meu caso que sao 1500 l tenho a volta de 250 l sempre em descanso seguindo este sistema.

Ate sempre Rui

Publicado:

Ola,

E onde guarda o recipiente de 250 litros? Nalguma arrecadação ou garagem ? E quando o aquario está no meio da sala, depois para por os 250 L no aqua? Utiliza alguma bomba?

Obrigado.

Publicado:

Para retirares a água do aquario grande podes usar uma mangueira tb grande que te chegue até á casa de banho mais proxima... isto se esta estiver a um nível mais baixo... depois é so deixar a agua escorrer.

Para preparar eu não sei nada disso pois uso água do poço e não da rede logo não tenho cloro...

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Joao

Nao faço a ideia mas pelos visto mora nun andar.Sera?

Se assim for para retirar eu fazia como o Nuno diz. Para preparar teria de arranjar um recipiente para deixar a agua em descanso. Mas talvez eu nao sirva de exemplo pois tenho tudo num anexo que me da a chance de ter varios aqs. e espaço para tudo. Mas quando morava num andar procurava fazer tudo ao fim de semana e nesse caso punha na 5ª feira a agua a descansar num recipiente para fazer a mudança ao sabado. Mas nessa altura tinha um aq. de 200 l. e fazia 15% de mudança. Por outro tinha o aq. proximo da varanda e como tal tinha mais acesso sem andar com aguas pelo meio da sala.

Se penso bem de que, tudo sera facil desde que haja calma..

Ate sempre Rui

Publicado:

João,

Começo por responder à tua questão com outra pergunta: Como é que os aquariófilos com "fish-rooms" trocam a água de 50 aquários com volume total de 10000 l todos os dias? Fácil, o principio é simples, um pouco todos os dias :wink: com um sistema automatizado. Como vais ter apenas 1 aquário de 400 l, preparas 1 balde com água no dia anterior e vais mudando todos os dias. Aliás este método é ainda melhor para os peixes. É o que eu faço, e saco a água do aquário com um tubo e depois despejo a água de renovo "lá para dentro", mas isto não se deve fazer (eu faço porque não tenho material de fundo). Deves colocar um escadote ou um banco mais alto do que o aquário, colocas o balde em cima e sacas a água por intermédio de um tubo, quanto mais fino, melhor. SE quiseres concentrar as mudas do aquário 3 vezes por semana, coloca 2 baldes de água a preparar no dia anterior.

Publicado:

Até pouco tempo tive montado um aquário com 200 litros de água.

Aqui fica o meu esquema.

Uma mangeira comprida que vai do aquário até a casa de banho.

Deitava a água velha do aquário para a sanita por gravidade.

Enchia o aquário enchendo o lavatório de água que passava pelo filtro e depois para o aquário.

Como podes perceber:

:wink: para uma só pessoa é complicado.

:wink: a água não era tratada.

O ph estava estavel e igual ao da torneira após ficar em repouso, quando ao cloro, esse evapora rapidamente.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Olá,

O meu leva cerca de 600lt brutos. Reais não sei ao certo... :D

Antes preparava a água com o anticloro num bidão. Trocava cerca de 150lts. Era cansativo andar a encher o aquário ao balde mas era o que fazia... paciência. :D

Para além disso demorava bastante tempo. Como a água estava fria e era muita quantidade a temperatura da água do aquário caía alguns graus. Tinha de encher 2-3 baldes e esperar algum tempo até adicionar mais alguns...

Infelizmente (felizmente para mim, porque já não me canso :D ) os meus discos começaram a reagir mal ao anti-cloro. Sempre que fazia a troca de água andavam 1/2 dias a coçarem-se nas folhas/troncos do aquário. Deixei de adicionar anticloro à agua.

Então arranjei uma solução melhor. Tiro a água com uma mangueira, aproveito e rego os vasos à minha mãe :lol: , e para encher uso uma mangueira que aperto na misturadora da banheira. Basta temperar a água de saída para a temperatura do aquário.... Mais rápido, menos cansativo, menos comichão para os peixes... A temperatura do aquário não altera porque a água já vem +/- igual...

Para já não tive problemas... vamos ver... :lol:

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas

Eu não coloco mangueira nenhuma. Como o meu filtro é externo, depois de o desligar e de fechar as torneiras da água, desenrosco a mangueira de entrada (in) no filtro e deito a água directamente para o balde :lol: .

Um abraço

[interino]

Interino

"Se vires um homem à beira de um rio com fome, não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar" - Provérbio Chinês

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá

Eu tambem moro num apartamento

o meu aqua tem 300 litros e está na sala

tiro agua com uma mangueira comprida que chega ao wc, utilizando a gravidade.(Tenho daquela uniões de mangueira de jardim, e com uma pequena torneira ligo á bicha da banheira para encher a mangueira de agua e depois é deixar el voltar).

Depois tenho na dispensa um bidom de +-70lt. a 2 mts de altura, no qual montei um torneira boiadora de um autoclismo, de forma a quando ligar a mangueira com as tais ligações de jardim o bidom enche sozinho.(o bidom tambem tem uma torneira em baixo)

A agua fica a reposar plo menos 1 dia no bidom e quando preciso é só ligar a mangueira á torneira e voilá.

Nunca igualei a temperatura da agua com a do aquario por duas razóes:

Dava muito trabalho porque não tenho tomada na despensa.

Num rio tambem camadas de agua com varias temperaturas(quem já nadou num rio sabe disso)

Espero que este testamento(uff) ajude.

Abraço

Luis

Publicado:

Oi!

Eu tenho 700-800 Lts de agua dispersos por 12 Aquarios e troco a agua diariamente, cerca de 10%.

Uso uma mangueira daquelas de jardim para tirar a agua (rego as plantas :( ) e depois e' directo da torneira para encher (a agua vem do poço) !!!

Conheco uma pessoa que vive num 4º andar e que usa exactamente o mesmo sistema, com a diferenca que a agua dele tem cloro... Mas como usa pressao para retirar a agua e o cloro e' muito volatil, rapidamente se evapora sem problemas!

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!