carmen.rm Publicado Março 29, 2011 Publicado Março 29, 2011 Olá. venho apresentar-vos o meu primeiro aquário. Já sei que um nano não é o ideal para se começar, mas vamos ver como corre. Setup: Aquário aquapor 50x25x30 Capacidade 25lt Filtro cascata eheim liberty 100 Termostato tecatlantis 50w calha de iluminação diy (obrigado mano)1xT5 8W Areia do amazonas/areia de silica 2 troncos de sobreiro 1 anubia nana 1 vallisneria spiralis 1 feto de java musgo de java 1 feto windlov ( que está para chegar ) 1 cory trilineatus ( eram 2, uma já faleceu ) 1 casal de guppy ( ainda não sei se ficam ) 1 cae amarelo ( que irá para o aquário da mãe que é maior... ) 1 ampulária dourada 5 red cherry ainda falta: mais algumas cory 2 oto um cardume de tetras, mas quais? Todas as sugestões e criticas são bem vindas. E se puderem ajudar na minha indecisão em relação a que tetras vou ter como inquilinos, agradecia. Peço que "defendam" os vossos tetras favoritos, com base na vossa experiência e gosto pessoal. Desde já o meu obrigado, e aqui vão umas fotos. Sim, também ainda falta o fundo.... Desculpem lá estar desfocada, mas isto são ovos?? Não é lá muito red, pois não?..... Citar
robintiago Publicado: Março 29, 2011 Publicado: Março 29, 2011 (editado) o aquário está com bom aspecto, não te preocupes com o fundo, pois são gostos, o meu é branco!!! o red cherry está descolorido, mas a areia de silica não ajuda. a red cherry está ovada sim. se tivesses colocado uma areia preta estaria mais vermelho e a alimentação tambem ajuda(poderá ser de ambos, o primeiro é de certeza). a corydoras é muito bonita, a que morreu poderá ter vindo doente, mas poderás ter problemas no aquário. tens testes de ph e nitratos(nitritos e amónia)? uma variação brusca de ph poderá ter provocado a morte!! Editado Março 29, 2011 por robintiago Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
carmen.rm Publicado: Março 29, 2011 Autor Publicado: Março 29, 2011 Obrigado pela resposta robintiago. Esqueci-me de mencionar ph 7.0 - temp 24 - nitratos a zero. Ela morreu um dia depois de chegar, e os outros peixes estão todos bem, por isso... O que me intriga nos camarôes é que até agora tenho uma vermelha, 3 algo avermelhados, e este quase transparente ( que é também o mais pequenote). as condições são iguais para todos, por isso... Citar
artas8125 Publicado: Março 29, 2011 Publicado: Março 29, 2011 Boa noite, Gostei do teu aquário simples e bonito.. Podias apostar mais em camarões nesse aquário. Boa sorte. (ps: essas pedras foram fervidas ou são próprias para o aquário) Abraço Citar
carmen.rm Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Obrigado artas8125. As pedras foram fervidas e os troncos também. vamos ver como corre, há a hipótese de colocar mais marisco, mas mais para a frente... Citar
7ubal Publicado: Março 30, 2011 Publicado: Março 30, 2011 Olá, Dado o pouco volume do aquário eu não me aventuraria demasiado. Quanto mais ficaria apenas por uma espécie + camarões, ampulária e otos, pois lembra-te que mesmo as corydoras são uma espécie de grupo, o que implica pelo menos 6 para se sentirem bem à vontade. A mesma coisa acontece com os tetras e com os guppies (se não meteres mais guppies eles fazem-te esse favor e começam-se a reroduzir). Na minha opinião, evitava fazer desse pequeno aquário um comunitário e concentrava-me apenas numa espécie, por exemplo, só corydoras ou só tetras, mas essa é a minha opinião. Quanto à sugestão de uma espécie de tetra, aconselhava-te os que eu tenho, o tetra fantasma negro (Hyphessobrycon megalopterus). Encontras com relativa facilidade em lojas de aquariofilia e não são muito caros (também existe o tetra fantasma vermelho mas pessoalmente nunca encontrei à venda). São peixes resistentes e algo adaptáveis, apesar de preferirem um PH ligeiramente mais ácido. Ao contrário de outras espécies como os néons que, perdoem-me os fundamentalistas, mas eu não acho muita piada porque limitam-se a nadar pacatamente de um lado para o outro, os fantasmas, apesar de serem uma espécie de grupo, têm pequenos pormenores que os destinguem dos vulgos peixes de cardume. Eles são um pouco agressivos dentro da própria espécie (mas é apenas um "chega para lá", nada de dentadas, lutas ou conflitos prolongados) e é espetacular observar os machos, de barbatanas abertas a "dançar" (quase como os bettas), de forma a se mostrarem para as fémeas ou a tentarem-se impôr aos outros machos como chefes do grupo ou donos de um território. Eu tinha comprado 6 deles só naquela, para ter uma espécie de grupo para um comunitário mas já desisti de meter lá mais espécies porque só estes chegam para animar o aquário. Comprei mais uns quantos e neste momento, num aquário com pouco mais de 100 litros reais tenho 12 tetra fantasmas negro, 5 neons (vêem de um aquário antigo para gozar aqui a velhice mas é uma espécie que não irei renovar), umas largas dezenas de red cherrys e duas neritinas (clithon corona). Se eu voltasse a meter mais alguma coisa seriam corydoras mas das "mini" (pygmaeus ou hastatus) mas só quando os neons forem para o paraíso dos peixes. A propósito de camarões: os fantasmas são um pouco vorazes e bem velozes quando se alimentam, e se virem um pequeno camarão bebé à mão de semear fazem uma festa (mas isso também os guppies que tens). Não tocam em juvenis nem camarões adultos (às vezes até têm que se chegar para o lado quando um camarão resolve fazer uma piscina olímpica a nadar de uma ponta à outra do aquário e eles estão no caminho). Neste momento tens o aquário "muito a descoberto" para que haja várias reproduções com sucesso por parte dos camarões, apesar se ser certo que escapará sempre um ou outro até chegar a juvenil, mas quando esse musgo se espalhar mais poderás manter peixes e camarões a reproduzir alegremente (se também for esse o teu objectivo). Quanto às colorações ou falta delas, devem-se a dois factores: ambiente e genética. Num aquário claro eles tendem a camuflarem-se perdendo a cor mas se não forem importunados pelo resto da fauna passam a estar mais à vontade e vão ganhando cor; por outro lado, é possível que estejam aí nesses ADN's genes de camarões selvagens ou de outras variedades, descolorados. Eu tenho uns com um vermelho mesmo muito forte e sólido e outros meio transparentes. Se tivesse outro aquário activo talvez os tentasse separar para apurar a cor mas isso também é uma coisa que não me chateia. Afinal, se fossemos todos brancos, pretos, amarelos ou azuis, isto não tinha piada nenhuma! P.S.: desculpa o testamento. Citar
carmen.rm Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Muito obrigado, 7ubal, pelo teu "testamento", gostei muito. Os guppy em principio já estavam + ou - destinados a sair quando chegarem os tetras. Em relação á reprodução dos camarões, só comecei a pensar nisso quando vi a red ovada, mas como ainda me falta pelo menos uma planta e o musgo há-de crescer, espero que seja suficiente para eles se esconderem, não? Obrigado também por partilhares a tua experiência com os fantasma negro. Uma dúvida, machos e fêmeas são idênticos ou distinguem-se bem? É que na minha zona são díficeis de encontrar nas lojas, há mais os limão, silver tiped, rosados, negros, não é fácil... Citar
7ubal Publicado: Março 31, 2011 Publicado: Março 31, 2011 Os machos e as fêmeas distinguem-se facilmente: o macho tem normalmente o corpo numa cor prateada e preta mais sólida que a fêmea que, normalmente, é um pouco mais transparente. No entanto, a principal diferença são as barbatanas: o macho têm-nas mais longas, de forma a poderem abri-las como se fosse uma vela e as fêmeas têm as barbatanas ventrais e peitorais numa cor entre o rosa e o vermelho vivo, sendo que esta é a principal forma de os distinguir quando estão na loja. Se pesquisares por imagens no Google com a expressão "tetra fantasma negro" ou "black phantom tetra" encontras várias fotografias e verás como é fácil distingui-los com base nas barbatanas. Atenção apenas para não os confundires nas lojas com o tetra negro (Gymnocorymbus ternetzi). São muito parecidos, de tamanho similar e basicamente apenas se distinguem por estes terem o corpo ligeiramente mais arredondado e duas riscas verticais pretas de lado, em vez de uma, como os fantasma. Não cheguei a falar deste pormenor mas sobretudo nos machos nota-se que em torno desta risca preta desenvolvem um brilho metalizado ligeiramente azulado. Da experiência que estou a ter com eles, tenho reparado que algumas fêmeas ficam com estas barbatanas num vermelho mesmo muito vivo durante uns dias e são mais alvo de atenção por parte dos machos. Penso que possa estar relacionado com a maturidade sexual e predisposição para o acasalamento, apesar de ainda ser muito cedo para tirar conclusões. Sei que é possível a reprodução desta espécie em cativeiro mas apesar de não ser essa a minha intenção inicial, como fiquei fascinado pela espécie, vamos ver o que isto dá... Mas pronto, esta é a experiência positiva que estou a ter com esta espécie em particular, o que não quer dizer que não existam outras com comportamentos igualmente interessantes. Quanto aos camarões concordo que com o desenvolvimento do musgo e mais uma planta como falas eles se irão dar bem. No fundo, a necessidade de se esconderem é só mesmo para os camarões bebés enquanto vão crescendo pois quando forem adultos essa fauna que tens não representará já perigo. Citar
carmen.rm Publicado: Março 31, 2011 Autor Publicado: Março 31, 2011 Hum estou mesmo a ficar interessada nesses tetra fantasma!! Muito obrigado 7ubal!! Citar
carmen.rm Publicado: Abril 10, 2011 Autor Publicado: Abril 10, 2011 As minhas duas novas meninas (ou meninos ). Já com um fundo e mais algumas pedrinhas. Falta mesmo é mais alguma vegetação.... Citar
isauralxsp Publicado: Abril 10, 2011 Publicado: Abril 10, 2011 Olá! Não tenho a certeza, mas penso que a loja www.aquahobby.pt costuma ter pelo menos o tetra fantasma vermelho...Mas é uma questão de te informares. Boa sorte! Citar
tiago12scp Publicado: Abril 10, 2011 Publicado: Abril 10, 2011 Para primeiro aquario está bom de mais! Acho que deves inserir mais algumas plantas. Só não gosto muito desse tronco... Parabens Citar
carmen.rm Publicado: Abril 11, 2011 Autor Publicado: Abril 11, 2011 isauralxsp obrigado pela dica!! Obrigado tiago12scp. Sim, a idéia é arranjar mais umas plantas e musgo. Citar
carmen.rm Publicado: Abril 25, 2011 Autor Publicado: Abril 25, 2011 Aí estão mais umas modificações Uploaded with ImageShack.us O meu tetra fantasma negro menos desfocado... para a próxima tenho de comprar uns peixes mais lentos Uploaded with ImageShack.us O meu casal de gupys que irão sair para outro aquário... se bem que foram os primeiros e eu até gosto muito deles... ficam mais uns dias... Uploaded with ImageShack.us Citar
Diogo607 Publicado: Abril 25, 2011 Publicado: Abril 25, 2011 Ta muito bonito mesmo!! Citar Cumps 150l dedicados a Cacatuoides Blues Cube - Mais um Cubo Vodafone
carmen.rm Publicado: Abril 26, 2011 Autor Publicado: Abril 26, 2011 Obrigado Diogo. Agora falta o musgo, que já vem a caminho!! Citar
nuno34 Publicado: Abril 29, 2011 Publicado: Abril 29, 2011 tá fofinho e esses neons foram uma boa escolha Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Ricardo Araújo Publicado: Maio 17, 2012 Publicado: Maio 17, 2012 Esses peixes não comem os camarões recém nascidos? Estou para começar um aquário e tenho vontade de lá pôr uns peixes (desde que estes não atrapalhem os camarões). Parabéns pelo aquário. Citar
jplonga Publicado: Maio 17, 2012 Publicado: Maio 17, 2012 (editado) Boas Carmen, Não sei se já alguem mencionou, mas essas medidas equivalem a cerca de 37 litros e não 25... De resto boa sorte com isso... Abraços Editado Maio 17, 2012 por jplonga Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Recommended Posts