eduamsouza Publicado Março 28, 2011 Share Publicado Março 28, 2011 Boa Tarde à todos! Gostaria de saber como realizar poda nas plantas de maneira correta, uma vez que podando pela parte superior das plantas acaba que compromete o formato, beleza e talvez a saúde da mesma, sem falar que estéticamente fica muito feio.... Pois bem, tenho no meu aquário Cabombas marrons, verdes e Elódeas, como as cabombas são bastante delicadas preciso arrancá-las pela raíz, fazer a poda e replantar? E as elódeas? Dêvo realizar o mesmo procedimento? Aproveitando a mensagem... Meu filtro está com bastante alga escura, dêvo limpá-lo completamente ou não? Obrigado! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pumba Publicado: Março 28, 2011 Share Publicado: Março 28, 2011 (editado) -as minhas cabombas nao ganham raizes as tuas ganham? -eu tiro a planta do substrato(cabombas,elodea ou muitas outras)meço o que quero a partir da ponta e corto,a parte que ficou com a ponta vai de novo para o aquario e a outra parte ou vai para o lixo ou ponho no aquario ate se ramificar Editado Março 28, 2011 por pumba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ed_boy Publicado: Março 29, 2011 Share Publicado: Março 29, 2011 Eu, por acaso, faço a poda com elas enterradas! O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pumba Publicado: Março 29, 2011 Share Publicado: Março 29, 2011 -as ramificaçoes,certo?a caule principal nao dá Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Março 29, 2011 Share Publicado: Março 29, 2011 Não pumba... Deves podar as plantas no aquário. Já viste a seca que era podar um maciço de cabombas? lol Quanto á pergunta inicial é simples. Podas as plantas para lhes dar a forma que desejas para o maciço em questão. Por exemplo, plantas de caule, de boa saude, devem ser cortadas á descrição, normalmente conforme o tamanho que desejas para os caules, e de preferencia perto do nó, o no entre-nó. As plantas de roseta devem ser podadas, cortando as folhas indesejadas na zona do peciolo o mais perto do solo possivel, para reduzir matéria organica em decomposição, e infecções bacterianas e fungicas dos tecidos da planta... Dá uma espreitadela neste video para ver como se faz na prática... The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pumba Publicado: Março 29, 2011 Share Publicado: Março 29, 2011 mas assim a cabomba tem que puxar uma ponta, o que penso que exige mais da planta e nao fica tao bonita Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Março 29, 2011 Share Publicado: Março 29, 2011 (editado) Lol pumba, não podes ir por ai... A poda está inerente a qualquer planta aquática, e o periodo em que a planta fica feia, também está inerente á coisa dos plantados lol=P Cortas a cabomba para que ela cresça e ganhe vitalidade! Ao cortar a ponta de onde ela cresce estás a fazer com que o caule velho que fique, deite mais rebentos, e assim consegues mais cabombas. Sim fica feia, mas em breve e com os novos rebentos nem se nota que cortaste=P Editado Março 29, 2011 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Lisboa Publicado: Março 30, 2011 Share Publicado: Março 30, 2011 Que belo vídeo, Gervas!!! Ando eu a cortar a HZ à unha para não danificar as folhas dos caules que não quero cortar e este amigo faz aquele magnifico trabalho com aquela facilidade! eheheh Tem ali um misto de lenhador e de cabeleireiro! LOL Tenho de ver se arranjo uma tesoura de pontas curvas. A que uso serve bem para cortes de precisão mas para cortar grandes quantidades não dá... Tem uma mola na base, o que a torna muito prática pois está sempre aberta, pronta a cortar. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Abril 1, 2011 Share Publicado: Abril 1, 2011 que pena o meu polaco estar um pouco enferrujado que impressão me fez o tipo a cortar as sebes e os peixes sempre por perto, comigo a tentar uma coisa assim haveria amputações de barbatanas pelo meio que inveja me fez a banheira que o tipo têm, assim por baixo diria que mede ai uns 70 cms de altura aproveitando a boleia deste tópico queria esclarecer uma dúvida: como podar anubias, sobretudo as folhas velhas, pode-se cortar ou não se deve mexer de maneira nenhuma? Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Abril 1, 2011 Share Publicado: Abril 1, 2011 penso que o gervas falou bem. manter a parte de baixo da planta plantada no mesmo sitio, e a parte de cima, retiras as ultimas folhas, e enterrar. A planta vai ganhar raiz na zona dessas folhas retiradas. e ja ta. 1 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts