rmmp Publicado Março 28, 2011 Publicado Março 28, 2011 Boas pessoal, Queria saber o que acham do meu projecto. A melhor forma de o explicar é mostrar uma imagem. Como vêem é uma caixa Vodafone com uma metade de outra caixa colada atrás. No primeiro compartimento da sump terá as matérias filtrantes e no segundo compartimento um termostato e uma bomba. A ligação entre o primeiro e segundo compartimento é por baixo, um furo junto à base que une as duas. Depois a bomba manda a água para o fundo do aquário através de um tubo. Que vos parece esta circulação de água? A minha duvida é que matérias filtrantes devo colocar e qual a melhor ordem. Fico à espera de criticas e ideias:)
diogoreis Publicado: Março 29, 2011 Publicado: Março 29, 2011 (editado) depois o que poes nos furos para que os peixes nao sejam sugados? uma rede? qual? Editado Março 29, 2011 por diogoreis Feedback: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=211672
rmmp Publicado: Março 29, 2011 Autor Publicado: Março 29, 2011 Boas, Sim ponho uma rede própria, isso já coloquei só que não tirei foto. De resto, que achas? A circulação da água está bem? Que ordem de matérias filtrantes recomendas?
dur Publicado: Março 29, 2011 Publicado: Março 29, 2011 Eu fiz uma muito semelhante. (ver se tiro foto logo qd chegar a casa). Deixei a entrada de água ao de cimo, e os furos tapei com esponja (daquela azul larga dos filtros). Em termos de matérias julgo que deves usar esponja ou lã (daquela branca) e cerâmica (eu usei cerâmica de jardinagem, tipo barro cozido). No primeiro aquário que fiz assim a sump descolou, pois colei com silicone. Na segunda usei silicone na mesma, mas lixei o local onde colei de modo a ter mais onde agarrar.
rmmp Publicado: Março 29, 2011 Autor Publicado: Março 29, 2011 Boas, Sim isso do descolar é normal. Também já colei acrílico sem lixar e soltou-se ao fim de um tempo. Tens de lixar bastante com lixa de água, o mais grossa possível. Pelo menos foi assim que fiz. Em relação aos furos realmente essa tua ideia era melhor, de colocar uma esponja. Mas agora já tem a rede. Vamos a ver. Em relação á ordem das matérias filtrantes, achas que ponha primeiro algodão e depois cerâmicas ou é igual?
alcaide Publicado: Abril 8, 2011 Publicado: Abril 8, 2011 Boas, acho que devias alterar algumas coisas... As cerâmicas deveriam estar dentro de um saco de rede mosquiteira para não se sujarem. Depois, algodão? É preferível esponja da que usam os pedreiros é barata e podes cortar bem à medida do local onde vai ficar. Quanto à rede em vez de esponja para a água entrar na sump, acho que fizeste bem, esponja obstruía muito a passagem da água. ALCAIDE
rmmp Publicado: Abril 12, 2011 Autor Publicado: Abril 12, 2011 Boas, acho que devias alterar algumas coisas... As cerâmicas deveriam estar dentro de um saco de rede mosquiteira para não se sujarem. Depois, algodão? É preferível esponja da que usam os pedreiros é barata e podes cortar bem à medida do local onde vai ficar. Quanto à rede em vez de esponja para a água entrar na sump, acho que fizeste bem, esponja obstruía muito a passagem da água. Boas, Obrigado pelas sugestões mas já estava a pensar fazer isso da rede mosquiteira para segurar as cerâmicas. Mas estou com um receio que me fez parar este projecto temporariamente. A sujidade (restos de comida, etc.) não acaba por ficar no fundo em vez de ir para o filtro?
alcaide Publicado: Abril 13, 2011 Publicado: Abril 13, 2011 (...) não acaba por ficar no fundo em vez de ir para o filtro? Supostamente andaram em suspensão por isso vão parar ao filtro, é essa a intenção de colocar o filtro. ALCAIDE
rmmp Publicado: Abril 14, 2011 Autor Publicado: Abril 14, 2011 Supostamente andaram em suspensão por isso vão parar ao filtro, é essa a intenção de colocar o filtro. Sim mas o filtro não está dentro do aquário mesmo, está num compartimento separado que apenas tem um furo a liga-lo ao aquário. E esse furo é em cima. Por isso, acho que, as partículas, a menos que subam até ao furo e o atravessem, não sairão de dentro do aquário.
alcaide Publicado: Abril 14, 2011 Publicado: Abril 14, 2011 Sim mas o filtro não está dentro do aquário mesmo, está num compartimento separado que apenas tem um furo a liga-lo ao aquário. E esse furo é em cima. Por isso, acho que, as partículas, a menos que subam até ao furo e o atravessem, não sairão de dentro do aquário. Não te esqueças que a água está em movimento.... ALCAIDE
Recommended Posts