StickMan04 Publicado Março 28, 2011 Publicado Março 28, 2011 Boa noite! É o seguinte tenho um aquario de 60L cujas dimensoes são as seguintes: 48.2x39.0x43.2 Basicamente foi um aqua comprado ja em Kit o aqua é este aqui Pronto posto isto, enchi com agua da torneira comprei umas plantas e um condicionador de agua e esperei cerca de 3 semanas até colocar peixes no interior como me foi dito na loja onde comprei o aqua. Passadas 3 semanas fui comprar mais algumas plantas e aproveitei e trouxe alguns peixes: 2 corydoras albino, e 2 espadas (não sei o sexo dos animais) já na quarta semana comprei um casal de guppys. Acontece que o guppy macho acabou por morrer e eu não percebi bem o porque? Comprei um teste de Ph pois pensei que podia ser por isso. Fiz o teste e deu-me PH de 8.5 e eu no dia seguinte fiz um TPA cerca de 30 a 40% voltei a comprar um guppy macho e este passado uns dias começou a agir de igual forma ao anterior macho que morreu, sempre proximo da superficie da agua com uma respiração ofegante, fiquei preocupado e vi logo que algo não estava bem, mas confesso que não sabia o que fazer, por essa mesma altura comecei a ter umas manchas acastanhadas no areao e tambem nas plantas, não sei a origem destas manchas mas não me parece normal. Aqui ficam as fotos para verem as manchas (Peço desculpa pela qualidade das fotos mas tirar fotos ao aquario é algo que tenho a melhorar): Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Aqui uma vista geral: Uploaded with ImageShack.us Conclusão é que o meu 2 guppy macho tambem morreu e a femea continua viva mas esta bem murcha já voltei a medir o Ph e voltei a ter 8.5 como resultado fui então comprar o produto PH Minus da Sera e ja começei a utilizar. Gostava de obter ajuda da vossa parte pois sou um total NOOB na materia apesar de adorar. Queria mesmo saber se estou a agir correctamente ou não? E tambem saber o que são aquelas manchas castanhas? Infos adicionais: Utilizo um fertilizante liquido da tetra para as plantas. Temp da agua a rondar os 29ºC pois um dos espadas começou a ter pintas brancas, que após pesquisar sobre o assunto tudo indica seria Ictio, aumentei a temp da agua como aconcelhado e de facto as pintas desapareceram. Cumps Citar
AHA Publicado: Março 28, 2011 Publicado: Março 28, 2011 Boas Afastando a possibilidade de teres aquirido os peixes ja doentes,comigo ja aconteceu algumas vezes sempre na mesma loja Era melhor adquirires testes de amonia e nitritos (sao compostos toxicos para os peixes), porventura podera ter sido um pico de amonia. Esse areão negro poderá ser a causa do PH alto, bem como a agua da torneira utilizada no tpa.No meu caso a agua da torneira saicom PH a 5.5. Isso castanho parece ser algas.Umas das causas è o desequilíbrio de nutrientes. As fotos estão Espera um pouco que ja aparece a malta batida no assunto, resolves logo isso. Eu sou Cumps Citar
Gremlyn Publicado: Março 29, 2011 Publicado: Março 29, 2011 Boas Recomendo também comprares os testes de nitritos, amónia e nitratos para veres se o ciclo do azoto está terminado (leste sobre o ciclo do azoto? se não, recomendo vivamente uma leitura ao manual do iniciante deste forum porque está mesmo muito bom). A outra possibilidade é o pH estar muito alto para essas espécies de peixes. É da água da torneira, do areão preto? Convinha saber para poderes ver se baixas o pH. É sempre preferível baixar o pH sem recorrer a químicos (pelo menos é a minha opinião). Quanto às algas, nesta fase inicial não me preocupava porque é normal. Preocupava-me mesmo era com os peixes a morrer. Citar
StickMan04 Publicado: Março 29, 2011 Autor Publicado: Março 29, 2011 Desde já muito obrigado aos users que me responderam. Sobre o ciclo de azoto sim li e concordo plenamente que esta muito bem explicado, mas a verdade é que quando li sobre o mesmo ja tinha introduzido os peixes. Só há relativamente pouco tempo é que eu descobri o forum. Quanto ao Ph é o seguinte a agua da torneira das 2 vezes que testei anda entre o 7 e 7,5. Uma curiosidade é o facto de falarem no areao preto como responsavel pelo alto valor de PH, podiam-me explicar qual a razão? Como posso saber se provem do areao? Eu pensava que o areao era completamente neutro e que não mexia com os valores de PH. De resto vou então concluir que sejam algas e não me vou preocupar por agora. Cumps Citar
StickMan04 Publicado: Março 30, 2011 Autor Publicado: Março 30, 2011 Uma curiosidade é o facto de falarem no areao preto como responsavel pelo alto valor de PH, podiam-me explicar qual a razão? Como posso saber se provem do areao? Eu pensava que o areao era completamente neutro e que não mexia com os valores de PH. Mais alguem me pode esclarecer sobre esta questão? Cumps Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 31, 2011 Publicado: Março 31, 2011 Boas Tiras umas tantas pedras do areão,deixas secarem bem,depois fazes o teste do limão,ou vinagre,que e o seguinte,pegas num pouco de sumo de limão ou um pingo de vinagre,e colocas sobre uma pedra se verver,ou seija se burbunhar a pedra é calcaria, fazes o teste a varias pedras de varias testuras e se hover pedras que tu aches diferentes,fazes o teste,se continuarem a burbunharem,bom ai tens que mudar de areão,e fazeres uns TPA,boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
Recommended Posts