Primeira tentativa de reprodução de Discus


Recommended Posts

Olá a todos!

Já andava a algum tempo com a ideia de tentar reproduzir discus.

Tinha 14 discus no meu aquario de 500l, e notei que dois deles pareciam estar a querer formar casal. Fiz o meu projecto e decidi comprar dois cubos de 45cm, filtros de esponja, aquecedor e bomba de ar. Separei o suposto casal para um dos cubos para estarem mais à vontade mas passaram-se duas semanas e nada aconteceu. Resolvi voltar a po-los no aquario grande.

Com o passar do tempo, nao vi mais movimentações e devido a ter o aquario com muitos discus, comecei a vender alguns com a ideia de mudar por uns tempos de tipo de peixes (tava a pensar em ciclideos africanos ou americanos de grande porte). À medida que iam saíndo discus, ficava com cada vez mais espaço no aquario, e quando tinha apenas 5, a femea lá se decidiu e escolheu um macho que não era o que anteriormente foi colocado com ela. Fizeram 2 posturas no aquario grande mas os ovos eram sempre comidos. Assim sendo experimentei coloca-los num dos cubos.

E logo na primeira postura, nasceram cerca de 70 discus mas com o passar dos dias iam sendo cada vez menos.

Hoje em dia o numero está estabilizado em 17 discus.

Neste momento estao com 3 semanas desde a postura. Só se têm alimentado do muco dos pais, pois estou com dificuldades em eclodir artémia.

Deixo um video e mais tarde colocarei fotos.

 

 

Aguardo comentarios e sugestoes.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesta altura do campeonato os putos já deviam estar a consumir artemia, mas como estás em dificuldade, aqui vai um truque

 

1 - retiras para um copo cerca de 5 cl de agua do aquário

2 - adicionas meio blister de artémia congelada

3 - trituras muito bem com a varinha magica

4 - com uma pipeta vai dando o preparado ao longo do dia

 

espero ter ajudado

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais